Publicidade

Uma dica para ajudar o Jer“nimo de Recife. Pe‡a para o mecƒnico da concession ria ajustar a inje‡Æo da XT 660 assim: C1=16 e C2=10. A minha XT nÆo morria, mas depois da regulagem melhorou bastante. A 66 de um colega morria, e a nova regulagem resolveu o problema completamente. Mais dicas no F¢rum da XT 660 no Orkut. Abs!
S‚rgio – Campinas/SP

Perguntas
Vocˆ sabe algo sobre a volta dos mini-scooters de honda e yamaha? Algo como a Jog Teen, seria poss¡vel motoriz -la com um motor 4T que nÆo polua? Qual eh a cilindrada m¡nima para um 4T? As f bricas deveriam se ligar q essas motocas fazem muita falta, principalmente para os iniciantes, ou akeles que soh kerem ir de casa pro trabalho ou pra faculdade, col‚gio, mesmo com a buraqueira. Ainda que se torne proibido para pessoas sem habilita‡Æo, h  gente que busca algo econ“mico e de f cil condu‡Æo. D£vidas: o pneu dianteiro de minha moto, um Pirelli 80/90 – 21, com 10800 km rodados, ainda tah com sulcos bons, mas tah come‡ando a rachar, como se fossem estrias. Isso eh perigoso? Eu nunca usei qu¡mica nenhuma nele, soh o sol de mais de 30ø di rios aki de minha cidade. Outra coisa, se um disco de freio empenar uns poucos mm, ‚ seguro eu mandar em uma tornearia para desempen -lo? Ele nÆo dobrou nem curvou, soh empenou um pouco e t  encostando nas pastilhas. Um novo ‚ mais caro que um de carro! O reservat¢rio de ¢leo do motor de minha moto, segundo o manual, eh de 1,2 litros Mas, sempre q eu troco o ¢leo, ‚ colocado apenas 1 litro, pois as embalagens de ¢leo s¢ vˆm com 1 litro. Tem algum problema? Esses 200 ml fazem falta? Se tiver, o jeito ‚ comprar 2 litros e perder 800 ml ou tentar guardar pra pr¢xima troca, se nÆo perder a validade. “pa!
Rodrigo – Santar‚m, PA
Rodrigo, seja breve, seu mala! Acho que nenhuma f brica grande vai investir em scooters enquanto nÆo for aprovada a lei liberando para maiores de 16 anos. Se vc tivesse lido a mat‚ria sobre pneus saberia que pneus tamb‚m ficam velhos e essa rachadura ‚ sinal de velhice. Pode passar o disco no torno, mas tem um limite que est  especificado no manual de oficina da sua moto. Sim, os 200 ml farÆo falta, guarde os 800 ml restante e use na pr¢xima troca, mas tem de ser o mesmo ¢leo.

Harley
Lendo o artigo sobre a Harley, confesso que fiquei curioso e confuso. Pelo o que sempre deduzi de tudo o que li, ‚ que a Harley tinha optado por ser mecanicamente simples – e at‚ desatualizada – em nome do estilo e da confian‡a e durabilidade de suas motos. Em outras palavras – motos r£sticas (mas caprichadas) e dur veis. Agora vc diz que vivem dando problema e deixando seus donos na mÆo. NÆo seria m  fama das motos daquele per¡odo em que ela pertencia a um outro grupo (MMF?)?
JoÆo – Curitiba, Pr
Onde est  escrito que as Harley deixam seus donos nas mÆos? Ou vivem dando problemas? Escrevi que elas vibram, vazam ¢leo, sÆo ultrapassadas, mas duram uma eternidade! Hoje em dia elas estÆo bem melhores, aquele texto foi escrito em 1995.

Custom
Obrigado pelo comparo entre a Shadow e a Dragstar. Devido … falta de for‡a na Twister com minha esposa na garupa, entrei na consorcio por uma Shadow 600. Agora foi para o 750, acho bom, porem as presta‡äes sÆo mais salgados. Quero saber porque eles metam faca depois a categoria 250. Pre‡o de Twister e quase mesmo que a Rebel fora, mas a Shadow e dobro que fora. Tudo a diferen‡a esta indo para os deputados em Bras¡lia ou as fabricantes tamb‚m roubam a gente?
David – Parauapebas, PA
Parte da grana vai pros altos tributos nas motos grandes. Outra parte pras f bricas e nenhuma pra mim!

Publicidade

Hunter
Fiquei muito interessado na Hunter 90 e gostaria de mais informa‡äes acerca de seu motor – manuten‡Æo e pe‡as de reposi‡Æo – bem como semelhan‡as com outros motores de fabrica‡Æo nacional. Apesar de rodar nas CG e YBR de familiares, ainda nÆo comprei minha moto e aplaudo a iniciativa da Sundown com rela‡Æo ao pre‡o.
Andr‚ – Pesqueira
Ainda nÆo sabemos nada sobre essa parte, mas certamente ser  barata porque a Sundown importa as pe‡as a pre‡os populares. O motor mais parecido ‚ o da Sundown Web 100.

Hornet
Estou com interesse em adquirir uma Hornet, mas j  li sobre o problema de refluxo dos gases, vocˆ vˆm recomendando a altera‡Æo do escapamento, mas de que forma? Somente com outra ponteira ou alterando sua posi‡Æo? na versÆo Europ‚ia isso tamb‚m acontece?
Patric – Lauro de Freitas – BA
Na versÆo europ‚ia o escape ‚ igual, mas a gasolina ‚ diferente porque tem aromatizante, como a nossa Podium. Eu acho que teria de mudar a posi‡Æo, como na CBR 600.

China
Primeiro, coloque filtros nos form de contato, coisa mais simples que cambiar sem embeagem, outra coisa, caro tite, vocˆ tem carro? ou s¢ tem moto? Vocˆ sabia que em Shangai na China, uma R1 nova, pode ser alugada por 1 dia pelo valor de R$100. E uma NEO, por uma semana pelo mesmo valor, iniciativa legal dos china fazer isto. Detalhe, somente pilotos brasileiros, com CNH do brasil podem alugar. Vocˆ j  viu as provas de corrida de rua na Europa?
Jonathan – Novo Hamburgo – rs
Pois ‚, na China a pena por roubo ‚ mais rigorosa do que no Brasil: paredÆo! Eu tenho um carro sim. E nunca vi provas de rua na Europa, infelizmente.