Publicidade
Foto: REvista Motociclismo

Foto: REvista Motociclismo

Tite: Li em algum lugar do site, que a YAMAHA estaria lan‡ando em Dezembro de 2006 a versÆo off-road da Fazer 250. Mandei um e-mail para eles e a resposta foi negativa. Disseram-me que nÆo h  tal informa‡Æo para os pr¢ximos lan‡amentos. Qual ‚ a real? Se quiser eu encaminho o e-mail resposta p/ vc.
William – Sorocaba-SP
Estou querendo comprar uma moto trail de m‚dio porte e estou quase fechando uma Tornado, por‚m um vendedor da Yamaha me disse que a nova XT250 sai em Agosto, vc acha que eu devo esperar para conferir essa 250 da Yamaha? Com certeza ela vir  com inje‡Æo eletr“nica. Outra pergunta, quando vc testou a Tornado na estrada, inclusive disse que o pneu dela faz barulho, vc ficou com a bunda quadrada por causa do banco dela ?
Marcio – SÆo Paulo
Kkkk, a Yamaha negou ‚? A f brica desmente, mas o vendedor confirma, quem ser  mais sem-vergonha nessa rela‡Æo: a f brica, que quer empurrar o estoque de XT 225, ou o vendedor que est  louco pela maior comissÆo da XTZ 250? Anota a¡: em outubro ser  lan‡ada a Yamaha XTZ 250, com motor da Fazer 250, inje‡Æo eletr“nica. Al‚m disso ser  lan‡ada a Neo 135 pra brigar com a Biz 125. Como esses marketeiros da Yamaha sÆo mentirosos! Marcio, seguinte: a XTZ 250 sai em outubro, mas nas lojas deve chegar s¢ em novembro. Se puder esperar, melhor. Quando eu viajei 2.000 km de Tornado usei uma almofada de gel porque minha velha bunda descarneada nÆo agenta nem 500 km naquele banco fino e duro.

Foto: Tite

Foto: Tite

Busca
Tite Gostaria de manifestar minha frustra‡Æo quanto a essa maldita ferramenta de busca do site! Devo ser muito incompetente, porque a maioria dos artigos que eu procuro eu nÆo acho, por exemplo as mat‚rias sobre frenagens e garupa. ·s vezes vocˆ at‚ acha o artigo citado em alguma carta ou algo assim, mas era pra ter um link da se‡Æo antiga, s¢ que a lista se mant‚m atual, sendo assim imposs¡vel encontrar mat‚rias mais velhas. Ah sim, parab‚ns pelo ¢timo site, como sempre!
JoÆo – SÆo Paulo SP
Estamos em pleno processo de obras no site, por isso eventualmente as mat‚rias desaparecem. Continue procurando!

Publicidade

JapÆo
Ol  Tite, todos sabemos que a Honda pretende lan‡ar no Mercado Nacional uma nova motocicleta, entre 250 e 400cc. Bem, como consumidor que sou, gostaria de mandar uma sugestÆo. Dia desses estava vendo um site japonˆs e pude verificar a diversidade de modelos que l  sÆo produzidos, entre eles Honda Hornet 250, Honda XR 400 motard, CBR 150R, CB400 Super Four. Gostaria que a Honda Brasil fosse buscar inspira‡Æo na fonte, l  no JapÆo, para trazer um produto ao n¡vel que o consumidor brasileiro merece.
Edson – Atibaia/SP
Pois ‚, pena que a renda per capita do japonˆs ‚ levemente maior do que a do brasileiro. Mas estou sabendo que nÆo vai sair 400 nenhuma. Vai continuar a Twister 250 mesmo, a Falcon segue sua escalada sozinha na categoria e se vier algo novo ser  moto pequena mesmo! Vamos esquecer de vez as motos caras e sofisticadas porque no mˆs passado foram vendidas 159 Yamaha XT 660 contra 1.210 Honda Falcon 400!

Cabo
Caro Tite, tenho uma TWISTER 2006 e meu cabo de embreagem quebrou com menos de 6.000 Km rodado, isso ‚ normal? O detalhe ‚ que fiz todas as revisäes recomendadas pela HONDA.
Tony – Rio de Janeiro
NÆo ‚ normal, mas vc fez as lubrifica‡äes recomendadas? Respeita a folga indicada no manual? Se faz tudo direito, entÆo tem algum gato nesse cabo!

Correntinha
Tite; Tenho uma twister com 15 mil quilometros, e ja a algum tempo ela vem apresentando um barulho como se fosse batendo valvula. Ocorre da seguinte forma: quando ligo a moto com o motor frio o barulho come‡a depois de algum tempo o barulho p ra, se acelero ele come‡a novamente, quando o motor esquenta ele vai diminuindo. O que pode ser, alguns mexanicos dizem que a correntinha. No entanto nao esta interferindo no funcionamento.
Jose – Itambacuri, MG
Esse ru¡do pode ser desde a corrente de comando com folga, at‚ as pr¢prias v lvulas com folga excessiva. Pode levar na concession ria pra regular.

Cabe‡udo
Titio, d  a dica novamente. Quando sai o teste da bros 150 (talvez na Duas Rodas?). E sem cavalaria porque eu j  olhei na ferramenta de busca. A prop¢sito, por que o t¡tulo Drag Queen na reportagem das alongadas? h“ h“
Zidane – Conchas,SP
Grande Zidane! Bela cabe‡ada! Na Duras Rodas j  saiu no mˆs passado. No Motonline nÆo vai sair nunca porque nÆo fui eu que escrevi. O apelido ‚ referˆncia …s Dragster e a essa mania besta de americano de transformar tudo, que nem as Drag Queens.

Publicidade

Cavalete
Tite, uma pergunta nova que nao achei condi‡äes de me informar sobre isso, sou proprietario de 2 motos sem cavalete central (Fazer e XT 225), pra manuten‡Æo de ambas eu uso um Macaco Hidraulico para levantar as mesmas, pra fazer lubrifica‡Æo da corrente e d+ check ups, agora bateu uma vontade de adquirir ou mandar fazer aqueles cavaletes que sÆo bastante usados em MotoGPs, e moto esportivas, sabe aonde eu posso conseguir isso? ou se posso fazer eles atraves de uma tornearia? Como ‚ o nome daquilo?
TexTexano – Curitiba-PR
O nome daquilo ‚ CAVALETE e vc pode adquirir pronto em lojas de motocross. NÆo dou endere‡o porque eles s¢ anunciam em revistas! Mas vc pode desenhar e mandar fazer em qualquer serralheiro.

Curvas
Fala Tio Tite! Qdo vc fala no teste da Bandit 1200 q os pneus naum dÆo para fazer curvas radicais. EntÆo naum d  pra raspar as pedal‚iras no chÆo com esses pneus?
Edison – Belo Horizonte – MG
BÆo, eu raspo pedaleiras at‚ de CG 125 1976! S¢ depende da sua vontade e habilidade pra nÆo raspar tamb‚m os joelhos, cotovelos, dentes, oreias etc!

Filtro
Sou propriet rio de uma motocicleta Xt600 adquirida usada em uma revenda Yamaha e segundo eles revisada. Acontece q depois de rodada comigo 8000 KM fiquei na estrada devido impurezas nos carburadores. Levei ao meio mecƒnico (nao o da Yamaha) ele abriu retirou todo o “lodo” e verificou q a xt tava sem o filtro de ar. Colocamos o filtro de ar mas adaptamos o da xt660 porque ‚ muito mais barato. Mas depois disto minha moto q fazia 18Km/L est  fazendo 14Km/L sem aumento do desempenho. A Presen‡a ou nÆo do filtro de ar interfere no quesito consumo de combust¡vel?
Jose – cascavel PR
Sim, afeta muito. Mas a falta de filtro tb pode fundir seu motor! Pode fazer uma nova revisÆo porque a XT 600 ‚ muito mais econ“mica e faz 18 km/litro com filtro!

Ostracismo
Fala Tite, quanto tempo nÆo deixo uma mensagem aqui. Mas essa te interessa, do valor econ“mico de hoje: “A produ‡Æo de ostras em Santa Catarina voltar  a atingir o n¡vel recorde de 2.500 toneladas neste ano. Emilio Gottschalk, criador de ostras e mariscos de RibeirÆo da Ilha, em Florian¢polis: clima favor vel garante boa safra em 2006”
Hamilton – Vit¢ria/ES
Karaka, agora que minha mui‚ mudou pra SÆo Paulo! Manda uma d£zia numa geladeira de isopor pra mim!

Publicidade

ATEN€ÇO: Em fun‡Æo do elevado n£mero de cartas, algumas sÆo respondidas diretamente ao leitor. No entanto muitas voltam por endere‡o incorreto ou anti-spamers. Lamento, mas estas cartas ficarÆo sem respostas! E nÆo esque‡am do nosso F¢rum.