Foto: Divulgação Yamaha

Yamaha apresenta versão 2010 da YZF-R1

Foto: Divulgação Yamaha

Foto: Divulgação Yamaha

A nova Yamaha YZF-R1 traz para as ruas inovações e tecnologias antes vistos somente em motos de corrida. Motor ainda mais potente com diversas inovações mecânicas, três mapas eletrônicos de desempenho, embreagem deslizante e um novo quadro de alumínio.

Segundo a fábrica, a grande novidade da R1 2010 é o propulsor de quatro cilindros em linha, DOHC, com refrigeração líquida que manteve a mesma capacidade cúbica do anterior: 998 cc. Mas as semelhanças com o motor anterior param por aí. Tudo – do virabrequim ao cabeçote – é novo.

O torque da nova R1 está ligeiramente superior, porém mais constante: agora são 11,8 kgf.m a 10.000 rpm. A potência também aumentou timidamente. Subiu dos 180 cv anteriores para 182 cv a 12.500 rpm. Outras novidades do modelo 2010 são a adoção de uma embreagem deslizante, bastante útil nas reduções bruscas de marcha antes de contornar curvas, e três mapas de ignição do motor. Utilizado pela primeira vez em uma moto de série da Yamaha, o sistema de escolha de mapeamento do motor, chamado de D-mode Map da Yamaha, oferece três diferentes modos: standard para diversos tipos de pilotagem; modo A para respostas mais esportivas; e o modo B para respostas mais “gentis” do acelerador.

As alterações não ficaram apenas no motor. O quadro Deltabox em alumínio também é totalmente diferente do anterior. Além de apresentar um equilíbrio ainda melhor entre rigidez e flexibilidade, ficou mais compacto. Centralizando as massas e reduzindo o centro de gravidade de toda a motocicleta. Suspensões, freios, um pneu traseiro com nova medida 190/55-17 e o até então inédito amortecedor de direção eletrônico foram projetados para melhorar ainda mais essa superesportiva de 1.000cc.

O desenho da R1 2010 não sofreu mudanças radicais, mas as poucas são facilmente perceptíveis. A carenagem frontal está mais “pontuda” e com dois canhões de luz. Na traseira, os escapamentos ganharam formas triangulares e a lanterna de LED também tem novo desenho. A YZF-R1 2010 já está disponível na rede de concessionárias autorizadas da marca, unicamente na cor preta, ao preço público sugerido, posto Guarulhos, São Paulo, de R$ 64.218,00 – seguro e frete não inclusos.