Publicidade

logo-vr-yamahaO que poderia ser mais incrível para um jovem piloto do que passar dias treinando junto com a equipe de Valentino Rossi, o ícone máximo do motociclismo mundial, dono de 9 títulos mundiais? Claro, melhor que isso só conseguir uma vaga nas melhores equipes da MotoGP. Mas enquanto isso não acontece, um treinamento rápido com o melhor do mundo já é um grande passo.

Dentro do objetivo do projeto bLU cRU (alusão ao termo “Blue Crew”, “Tripulação Azul” em inglês), que é descobrir e desenvolver novos talentos do motociclismo, a Yamaha Motor do Brasil vai proporcionar a dois jovens e talentosos pilotos brasileiros que apresentaram excelentes resultados ao longo da temporada 2017 da Yamalube R3 Cup – e também por se enquadrarem dentro da idade máxima requerida pelo treinamento – uma oportunidade única e inesquecível.

Entre os dias 27 e 31 de julho deste ano, Eliton Kawakami, vencedor da categoria Stock da Yamalube R3 Cup, e Bruno Cesar Borges, vice-campeão da Categoria Pro, irão treinar com Valentino Rossi. Em tempo integral, eles receberão instruções de pilotos que disputam o mundial nas categorias Moto2 e Moto3, e as “salas de aula” serão no Circuito Mundial de Misano Marco Simoncelli e principalmente no Rancho de Rossi, que já se tornou uma verdadeira academia de pilotos.

Os dois pilotos foram escolhidos com base no desempenho de ambos no ano passado, na R3 Cup

Os dois pilotos foram escolhidos com base no desempenho de ambos no ano passado, na R3 Cup

Publicidade

Localizado em Tavullia, Itália, o Rancho de Valentino Rossi também serve de base para o piloto da Yamaha. Nele os alunos convidados receberão vários tipos de treinamento, incluindo palestras em sala de aula, condicionamento físico e até mesmo instrução de pilotagem na terra. O treinamento aplicado no VR 46 Master Camp foi desenvolvido para aumentar as habilidades de pilotagem, melhorar o controle de motocicletas e aprender a escolher a melhor trajetória, tudo isso executando exercícios a bordo das Yamaha R3 e YZ250F, bicicletas e karts, sempre aprofundando o conhecimento técnico e criando mecanismos para motivar os jovens pilotos.

Kawakami: oportunidade única

Kawakami: oportunidade única

Pela academia VR46 Master Camp já passaram 23 participantes, num total de quatro treinamentos, todos compostos por adolescentes que correm em vários campeonatos com a YZF-R25 e a YZF-R3 em países como Austrália, Canadá, Finlândia, França, Indonésia, Itália, Japão, Malásia, Holanda, Tailândia e Ucrânia.

“A participação dos brasileiros no VR46 Master Camp é uma iniciativa que que contribui para o desenvolvimento do motociclismo brasileiro, elevando o nível de nossos pilotos”, fala Hélio Ninomyia, gerente de marketing e produto da Yamaha Motor do Brasil. Entre os dois representantes do Brasil neste treinamento, o sentimento de que se trata de um momento único em suas carreiras, é comum. “A oportunidade que a Yamaha me dá é única e espero tirar o melhor proveito possível para sair de lá um piloto melhor do que entrei”, projeta Tom Kawakami. Já Bruno Cesar Borges, sua vida mudou logo após receber a notícia que iria para o VR46 Master Camp. “Passei a treinar mais e me dedicar como nunca ao motociclismo e não deixo de pensar nessa oportunidade nem um minuto”, confessa Bruno.

Publicidade
Bruno: Treinamento para ir ao VR46 Master Camp

Bruno: Treinamento para ir ao VR46 Master Camp

O que é o Yamaha VR46 Master Camp?

Inicialmente foi um esforço para apoiar os jovens pilotos italianos com o objetivo de se tornarem pilotos de classe mundial. Em 2014 Valentino Rossi decidiu usar sua vasta experiência e o seu conhecimento de décadas como piloto de ponta para criar o VR46 Riders Academy. Em março de 2016, a Yamaha Motor Co., Ltd. firmou um contrato de parceria de três anos com a VR46 Riders Academy como Parceiro Oficial e também como seu Fornecedor Oficial de Motocicletas.

Em julho do mesmo ano, a Yamaha e a VR46 Riders Academy organizaram o Yamaha VR46 Master Camp inaugural com o objetivo de ajudar jovens talentos selecionados pela Yamaha, a progredirem no mundo das corridas, aumentando as suas habilidades e ganhando experiência. Um lugar no Yamaha VR46 Master Camp não pode ser comprado, nem os pilotos podem se candidatar ao ingresso nesta academia… Para fazer parte desta incrível e rara oportunidade, os pilotos precisam escolhidos pela Yamaha.

separador_yamaha

Publicidade
Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.