Publicidade

A Yamaha Motor do Brasil, a primeira industria de motocicletas do Pa¡s, instalou-se inicialmente como importador e distribuidor de motocicletas e pe‡as genu¡nas em 1970, em 1975 se estabeleceu como fabricante na cidade de Guarulhos, SÆo Paulo. Em 1985,a Yamaha transferiu parte da produ‡Æo de motociclos para a cidade de Manaus, Amazonas.

No final de 1999, a Yamaha lan‡ou sua primeira motocicleta de 125cc nacional de quatro tempos, com projeto nacional e know-how da Yamaha mundial. O sucesso foi imediato e em 2000 o modelo YBR 125 j  era l¡der de vendas entre os nove diferentes motociclos da Yamaha na ‚poca. O sucesso foi semelhante com mais duas versäes da YBR, al‚m da introdu‡Æo do modelo XTZ 125.

A tecnologia, qualidade e custo-beneficio do motor de 125 cc contribuiu para que a Yamaha no Brasil se tornasse o produtor exclusivo da TTR-125, um modelo off-road para exporta‡Æo, anteriormente produzido nos Estados Unidos e JapÆo. Tamb‚m o lan‡amento da nova YS 250 Fazer em 2005, o primeiro modelo do segmento no Brasil com inje‡Æo eletr“nica de combust¡vel e outras tecnologias semelhantes aos modelos de competi‡Æo off-road YZ de quatro tempos, al‚m da moto superesportiva YZF-R1, colaborando para o aumento da produ‡Æo e vendas.

O crescimento da empresa e do setor de duas rodas no Brasil, estimulou a Yamaha Matriz a intensificar os investimentos na capacidade de produ‡Æo, ampliando as linhas, expandindo a capacidade fabril e investindo em novas plantas de produ‡Æo, novos produtos, tamb‚m com a contrata‡Æo de mais mÆo-de-obra.

Publicidade

Em cerca de cinco anos a capacidade de produ‡Æo saltou de 60 mil unidades para 300 mil motos ano, at‚ dezembro de 2006. Neste per¡odo entrou em opera‡Æo a Yamaha Motor Componentes da Amaz“nia e um dos mais avan‡ados laborat¢rios de pesquisa e controle de n¡veis de emissäes dos gases poluentes na atmosfera em toda a Am‚rica Latina.

Este ano, at‚ dezembro, serÆo transferidas de Guarulhos para Manaus as linhas de usinagem e estamparia para cumprir com as metas de centralizar a produ‡Æo em Manaus. Permanecem em Guarulhos as opera‡äes de log¡stica, distribui‡Æo comercial e de treinamento, al‚m da sede da Yamaha Motor do Brasil, o Cons¢rcio Nacional Yamaha, o Centro de Treinamento, o Centro de Distribui‡Æo de Pe‡as e Componentes, a central nacional do Servi‡o de Atendimento ao Consumidor – em fase de implanta‡Æo, e o centro t‚cnico de desenvolvimento de produtos.

A Yamaha Motor da Amaz“nia produz motores de popa, al‚m de motocicletas adequadas …s necessidades cada vez maiores dos consumidores brasileiros e tamb‚m dos mercados mais exigentes do mundo, para onde sÆo exportados diversos modelos de motocicletas.