Publicidade

Yamaha é Campeã no Lisboa-Dakar

A Marca conquistou dois primeiros lugares, um na categoria motocicletas Super Production at‚ 450 cc e outro nos ATV`s (Quadriciclos)

A Yamaha conquistou dois t¡tulos no Rally mais famoso do mundo, o Lisboa-Dakar. Um deles foi na categoria Super Production para motos de at‚ 450 cc e outro na dos ATV`s (All Terrain Vehicles) quadriciclos. Nas motos o destaque foi da Yamaha WR 450F comandada pelo piloto portuguˆs Helder Rodrigues. “O meu objetivo era terminar entre os cinco primeiros e ganhar pelo menos uma etapa. Fiquei em 5§ lugar na geral e ganhei duas etapas. Estou muito satisfeito com o resultado”, contou Rodrigues.

De acordo com o campeÆo, ele nÆo p“de se dedicar 100% para a prepara‡Æo do Dakar, por causa da temporada de enduro. Mas acrescentou que no pr¢ximo ano vai treinar mais para disputar o Dakar.

Publicidade

Na mesma categoria de Rodrigues, a Super Production, o piloto Yamaha Michel Marchini, da Fran‡a, conquistou a 2a posi‡Æo, cerca de 30 minutos atr s do portuguˆs. Na classifica‡Æo geral, Marchini acabou chegando na s‚tima posi‡Æo.

Os dois pilotos usaram uma das motos mais tradicionais do segmento off-road. Trata-se da Yamaha WR 450F, que utiliza um motor 4T, monocil¡ndrico, de 449 cc, com titƒnio no escapamento e nas cinco v lvulas do cabe‡ote. A versÆo utilizada pelos pilotos ‚ a equipada com o revolucion rio sistema two-wheel drive system denominado de `2 Trac`. Um sistema de transmissÆo na roda dianteira que oferece maior tra‡Æo, al‚m de oferecer maior facilidade para a supera‡Æo de obst culos.

Yamaha é Campeã no Lisboa-DakarA for‡a para a roda dianteira ‚ transmitida por meio de um sistema hidr ulico localizado na caixa de cƒmbio. A pressÆo do fluido controla o giro da roda dianteira.
Outra conquista da Yamaha na competi‡Æo mundial foi na categoria ATV`s. A bordo do Yamaha Banshee YFZ 350 o piloto Machacek Josef, da Rep£blica Checa, venceu a prova de longa dura‡Æo com uma folga de 6 horas … frente do segundo colocado. Este modelo de competi‡Æo utiliza um motor bicil¡ndrico 2 tempos de 347 cc com cƒmbio manual de 6 velocidades.

O Dakar ‚ a corrida de Rally mais exigente do mundo. Lan‡ado em 1979, o sucesso no Dakar resulta de uma combina‡Æo de desempenho, determina‡Æo e regularidade. Na edi‡Æo de 2007, o Rally partiu de Portugal atravessou Marrocos, Mauritƒnia, Mali e Senegal.

Publicidade

A Yamaha ‚ a principal campeÆ nas motocicletas do Dakar. Ela se consagrou como a principal campeÆ com a conquista de nove t¡tulos na classifica‡Æo geral. O maior vencedor do Dakar ‚ o piloto Yamaha St‚phane Peterhansel, ele conquistou o t¡tulo seis vezes na categoria motos. Outro competidor famoso na hist¢ria do Dakar ‚ Cyril Neveu, ele venceu os dois primeiros Dakar com uma Yamaha 500 XT.

Galeria dos Campeäes Yamaha no Dakar
1998 Peterhansel (YAMAHA)
1997 Peterhansel (YAMAHA)
1996 Orioli (YAMAHA)
1995 Peterhansel (YAMAHA)
1993 Peterhansel (YAMAHA)
1992 Peterhansel (YAMAHA)
1991 Peterhansel (YAMAHA)
1980 Neveu (YAMAHA)
1979 Neveu (YAMAHA)