Publicidade

Yamaha FC-me: Zero de poluição

De olho nas tendˆncias globais e em busca de um meio ambiente mais limpo, a Yamaha leva ao SalÆo das Duas Rodas 2007 o prot¢tipo FC-me

Sempre pioneira no assunto meio ambiente e ve¡culos de energia alternativa, a Yamaha come‡ou a desenvolver a c‚lula de combust¡vel h  20 anos. O resultado dos estudos podem ser encontrados hoje nas ruas com a variedade de produtos Yamaha limpos e inovadores: bicicleta e triciclo eletro-h¡bridos, o motociclo EC-02 que utiliza uma bateria el‚trica, o HV-01, Passol-L e o FC-me (Fuel Cell e Methanol).

O FC-me ‚ um motoneta com zero de emissÆo de ru¡do e poluentes que utiliza uma tecnologia denominada de DMFC (Direct Methanol Fuel Cell). A vantagem do DMFC perante aos outros ve¡culos ‚ que, a c‚lula de combust¡vel ‚ abastecida por meio de uma rea‡Æo qu¡mica entre a  gua e o metanol. No caso dos experimentos h¡bridos mais comuns, o armazenamento e a gera‡Æo do hidrogˆnio exigem um espa‡o muito maior, assim como um peso acima da for‡a gerada pelo pr¢prio motor.
Para se ter uma id‚ia, o FC-me pesa apenas 69 kg e tem uma potˆncia m xima de 0.95 kW a 1.830 RPM. Com rela‡Æo … for‡a, o torque do ve¡culo “limpo” chega pr¢ximo ao de um motociclo de 115 cmü. O FC-me consegue 0,5 kgf.m a 560 RPM e a Yamaha Neo CVT, por exemplo, atinge 0,78 kgf.m a 7.000 RPM.

Publicidade

A primeira versÆo do FC-me foi apresentada, no JapÆo, em 2004, com o nome FC06 PROTO, logo na estr‚ia, o modelo equipado com o DMFC obteve autoriza‡Æo para ser utilizado em vias p£blicas. Hoje, ele ‚ utilizado pela prefeitura de Shizuoka, no JapÆo, como ve¡culo de apoio.
O FC-me ‚ semelhante aos motociclos movidos … gasolina, apenas o quadro ‚ especial, para abrigar o maior n£mero de componentes. J  as rodas e as suspensäes sÆo idˆnticas …s utilizadas nos ve¡culos de tradicionais. O motor elimina apenas vapor dï gua e nÆo faz barulho. Quando est  totalmente abastecido com  gua e metanol, o FC-me registra uma autonomia de 100 quil“metros, a uma velocidade m‚dia de 30 km/h.

ESQUEMA SIMPLIFICADO – Preocupada com o meio ambiente. A Yamaha foi a primeira empresa do Brasil a adotar a inje‡Æo eletr“nica em motocicletas de m‚dia baixa cilindrada. A Yamaha Motor da Amaz“nia tem certificado de qualidade ambiental ISO 14001. Para chegar nessa conquista, a Yamaha atendeu a legisla‡Æo ambiental, al‚m dos demais requisitos de melhorias cont¡nuas com o objetivo de conservar a terra para as gera‡äes futuras. Sem perder o foco do investimento em produtos voltado … diminui‡Æo da destrui‡Æo ambiental, a Yamaha mostra no SalÆo das Duas Rodas a motocicleta FC-me. Um modelo experimental apresentado, em 2004, no SalÆo de T¢quio que em vez da gasolina, consome  gua e o renov vel metanol. Essa tecnologia ‚ poss¡vel, gra‡as a uma rea‡Æo qu¡mica entre  gua e metanol, que produz eletricidade, que, por sua vez, ‚ utilizada para movimentar o motociclo.