Yamaha FZ6-N, receita de sucesso

Yamaha FZ6-N, receita de sucesso

Yamaha FZ6-N, receita de sucesso

Com motor de quatro cilindros em linha e desenho moderno, a Yamaha FZ6-N vem brigar no concorrido mercado de nakeds de m‚dia cilindrada

A receita ‚ antiga: um motor de quatro cilindros em linha exposto em uma motocicleta com “cara” de moto, sem carenagem, apenas com o farol. Apesar de repetida … exaustÆo, a receita faz sucesso desde os prim¢rdios da Honda CB 750, no final da d‚cada de 60. Claro que foi sendo atualizada, como nos £ltimos anos quando essas nakeds ganharam um visual futurista e arrojado, como na nova Hornet CB 600F, na Suzuki B-King 1300 e nas Yamaha MT-03 e FZ6-N, lan‡adas por aqui no final do ano passado.

Apresentada sem muito alarde no Brasil, a Yamaha FZ6-N ‚ sucesso de vendas na Europa. Por aqui os n£meros ainda sÆo t¡midos. Entre janeiro e a primeira quinzena de maio deste ano, apenas 289 unidades foram emplacadas (de acordo com o Denatran). Uma das razäes ‚ seu alto pre‡o – R$ 35.000,00 – em compara‡Æo … forte concorrˆncia encabe‡ada pela nova Honda CB 600F Hornet (pre‡o sugerido de R$ 30.837,00 na versÆo standard) e tamb‚m pela Suzuki Bandit GSF 650N (R$ 31.151,00).

Cora‡Æo esportivo – O principal ingrediente para a receita de sucesso dessas nakeds ‚ o motor. No modelo Yamaha nÆo ‚ diferente. Seu propulsor de quatro cilindros em linha ‚ derivado do motor da superesportiva YZF R6. Tem 600 cmü de capacidade, comando duplo no cabe‡ote (DOHC) e refrigera‡Æo l¡quida. Alimentado por inje‡Æo eletr“nica, desenvolve 98 cv de potˆncia m xima a 12.000 rpm e torque de 6,44 kgf.m a 10.000 rpm. Apesar da estreita faixa £til, este motor demonstra vigor desde as baixas rota‡äes.
Justamente nesse car ter “esportivo”, mas vers til, reside uma das qualidades dessa Yamaha. Basta girar o acelerador para os giros crescerem rapidamente e a velocidade aumentar no veloc¡metro digital de design ousado.

Yamaha FZ6-N, receita de sucesso· esquerda o painel traz uma tela de cristal l¡quido com informa‡äes como: veloc¡metro, hod“metro total e dois parciais, n¡vel de combust¡vel, rel¢gio e temperatura. · esquerda, um mostrador anal¢gico informa as rota‡äes deste quatro em linha. Completam o cockpit diversas luzes de advertˆncia, luzes indicadoras de combust¡vel reserva, status do motor, ponto morto (neutro), luz alta e a ativa‡Æo do sistema de imobiliza‡Æo.

Completam o desenho arrojado da FZ6-N, o farol multi facetado e as duas ponteiras de escape que saem por baixo da rabeta. Outra pe‡a de destaque nesta Yamaha ‚ o belo quadro de alum¡nio. Moldado por um processo que dispensa soldas e elimina 30% do ar encontrado na liga de alum¡nio, faz com que o quadro seja mais r¡gido e leve, se comparado ao processo tradicional de produ‡Æo.

Cicl¡stica e ergonomia – Com motor fixado ao quadro, outra qualidade desta FZ6-N ‚ a boa distribui‡Æo de massas. O que faz dela uma moto f cil de pilotar – assim como suas concorrentes, vale citar. No quesito suspensÆo, a FZ6-N tem o tradicional garfo telesc¢pico na dianteira e uma balan‡a monoamortecida na traseira. Ambas com 130 mm de curso, uma caracter¡stica da linha Fazer. Na pr tica, o conjunto de suspensäes oferece a medida certa entre conforto e esportividade. Nada muito radical, mas tamb‚m nÆo se trata de um acerto “mole” demais.

As rodas de liga-leve sÆo cal‡adas com pneus sem cƒmara 120/70 R17 na dianteira e 180/55 R17 na traseira. Para parar com eficiˆncia, a FZ6-N conta com dois discos ventilados de 298 mm de diƒmetro na frente, equipados com pin‡as monobloco de dois pistäes. Mais compacta, leve e r¡gida, a pin‡a monobloco torna a frenagem mais progressiva, al‚m de diminuir a fadiga dos freios. Atr s, disco simples de 245 mm e pin‡a de um pistÆo.

Com motor esportivo e cicl¡stica equilibrada, a FZ6-N traz ainda uma posi‡Æo de pilotagem bastante confort vel – tanto para uso urbano quanto para viagens. S¢ chega a incomodar, nesta versÆo naked, o vento em velocidade superior a 140 km/h, mas assim como acontece em todas as nakeds da mesma categoria. Com as mesmas caracter¡sticas e os mesmos ingredientes, a Yamaha FZ6-N segue a receita de sucesso que tem encantado motociclistas h  d‚cadas.

FICHA TCNICA – Yamaha FZ6-N
MOTOR DOHC, 4 tempos, 4 cilindros paralelos, refrigerado a  gua
CILINDRADA 600 cm3
POTÒNCIA MµXIMA 98 CV a 12.000 rpm
TORQUE MµXIMO 6,44 Kgf.m a 10.000 rpm
DI¶METRO X CURSO 65,5 mm x 44,5 mm
SISTEMA DE ALIMENTA€ÇO Inje‡Æo eletr“nica
TAXA DE COMPRESSÇO 12,2:1
SISTEMA DE PARTIDA El‚trica
C¶MBIO 6 velocidades
TRANSMISSÇO FINAL Corrente
CAPACIDADE DO TANQUE 19,4 litros
QUADRO Dupla trave superior em alum¡nio
SUSPENSÇO DIANTEIRA Garfo telesc¢pico, com 130 mm de curso
SUSPENSÇO TRASEIRA Balan‡a de amortecimento hidr ulico, com 130 mm de curso
FREIO DIANTEIRO Duplo disco ventilado de 298 mm de diƒmetro
FREIO TRASEIRO Disco ventilado de 245 mm de diƒmetro
PNEU DIANTEIRO 120/70 ZR17M/C (58W)
PNEU TRASEIRO 180/55 ZR17M/C (73W)
DIMENSåES (C X L X A) 2.095 mm x 755 mm x 1.085 mm
DIST¶NCIA ENTRE-EIXOS 1.440 mm
ALTURA MÖNIMA DO SOLO 145 mm
ALTURA DO ASSENTO 795 mm
PESO SECO 180 kg
COR Preta
PRE€O R$ 35.000,00