Yamaha lança versão supermotard da Lander 250

Yamaha lança versão supermotard da Lander 250

Yamaha lança versão supermotard da Lander 250

Nova XTZ 250X ganhou aros de 17 polegadas em alum¡nio e lanterna traseira com LEDs, al‚m de acabamento em preto fosco.

Estaciono a nova Yamaha XTZ 250X para abastecer. O frentista pergunta: “que cilindrada ‚ essa moto?”. Antes mesmo de ouvir a reposta, ele j  solta: “tem um desenho assim… agressivo”. Acerta em cheio. O apelo visual ‚ mesmo uma das grandes qualidades da rec‚m-lan‡ada versÆo supermotard da trail XTZ 250 Lander.
Com um p ra-lama dianteiro alto, traz ainda aros de 17 polegadas cal‡ados com pneus street, no melhor estilo supermotard. Feitas em alum¡nio e da marca japonesa DID, as rodas merecem destaque pela qualidade e tamb‚m pelo acabamento em grafite, que d  um toque especial … nova XTZ 250X.

Para completar o visual atraente da £nica versÆo dispon¡vel, a balan‡a, as canelas da suspensÆo dianteira, o escapamento e as tampas laterais do motor receberam pintura em preto fosco, que a Yamaha chama de “Mat-Black”. Al‚m do p ra-lama dianteiro em forma de flecha, tem prote‡Æo r¡gida das bengalas e novos grafismos, de mais bom gosto que na versÆo trail. Na 250X outro item que parece harmonizar melhor com o conjunto ‚ a tampa do bocal de abastecimento: idˆntica … usada na XT 660R.

A lanterna traseira e o suporte de placa, ambos inspirados nos modelos-conceitos X, expostos no SalÆo Duas Rodas 2007, completam o acabamento de qualidade que a Yamaha dedicou a seu mais recente lan‡amento. Mas as novidades tˆm seu pre‡o: a XTZ 250X, que j  est  … venda em algumas concession rias, vai custar R$ 12.060,00 – quase 10% mais cara que a trail Lander, cotada a R$ 11.210,00. Por esse pre‡o, bem que outros espelhos retrovisores poderiam ter sido instalados e a ponteira do escape, renovada. Sente-se falta tamb‚m de protetores de mÆo.
Rela‡Æo final mais longa

Equipada com o mesmo motor de um cilindro com 249 cmü de capacidade, a XTZ 250X conta com as respostas r pidas ao acelerador da inje‡Æo eletr“nica, que alimenta tamb‚m os outros modelos de 250cc da Yamaha. Os n£meros de desempenho sÆo iguais ao da trail: 21 cv a 7.500 rpm e 2,10 kgf.m a 6.500. Por‚m, na motard 250X a rela‡Æo final foi “alongada”, usando-se uma coroa com dois dentes a menos – 44 contra os 46 da Lander. O pinhÆo e a rela‡Æo das cinco marchas continuam os mesmos.
Na teoria, a nova rela‡Æo resulta em uma velocidade final maior. Apesar de o exemplar testado ser “novinho em folha”, com apenas uma centena de quil“metros rodados, o veloc¡metro digital chegou a registrar 140 km/h.

Cicl¡stica motard – Os aros de alum¡nio, al‚m de belos, tˆm sua utilidade. Bastante leves, contribuem para a redu‡Æo do peso suspenso, o que se traduz em agilidade. As rodas de 17 polegadas sÆo cal‡adas com os pneus esportivos Pirelli Sport Demon, na generosa medida 130/70, na traseira, e 110/70, na dianteira. Com a redu‡Æo do ƒngulo de c ster de 26,50ø na Lander para 25,40ø, a nova 250 X re£ne as qualidades que fizeram do segmento supermotard um sucesso de vendas em todo o mundo: a agilidade nas mudan‡as de dire‡Æo, curvas mais “radicais”, mas sem perder o benef¡cio das suspensäes de longo curso.
O conjunto de suspensäes da Yamaha XTZ 250X – balan‡a traseira monoamortecida e garfo telesc¢pico dianteiro – tem a mesma configura‡Æo e curso da Lander. Por‚m as bengalas dianteiras foram “recalibradas” para oferecerem mais firmeza e esportividade. Afinal, a motard pesa 143 kg, dois a mais que sua irmÆ de uso misto.

As dimensäes tamb‚m apresentam ligeira modifica‡Æo. As mais percept¡veis sÆo a menor altura do assento (870 mm) e altura total: 1.163 mm na nova 250X contra os 1.180 mm da Lander. No trƒnsito urbano, isso se reflete em mais dificuldade para rodar nos corredores, j  que o guidÆo mais baixo vai de encontro com o retrovisor dos carros. Em compensa‡Æo o motociclista tem uma moto mais  gil e adequada para o uso urbano. Sem esquecer do visual que encanta, al‚m dos outros motociclistas, at‚ mesmo os frentistas.

Ficha t‚cnica – Yamaha XTZ 250X
Motor Monocil¡ndrico, SOHC, 2 v lvulas, arrefecido a ar com radiador de ¢leo
Capacidade c£bica 249 cmü
Potˆncia m xima (declarada) 21 cv a 7.500 rpm
Torque m ximo (declarado) 2,10 kgf.m a 6.500 rpm
Cƒmbio Cinco marchas
TransmissÆo final Por corrente
Alimenta‡Æo Inje‡Æo eletr“nica
Partida El‚trica
Quadro Ber‡o semiduplo
SuspensÆo dianteira Garfo telesc¢pico com 240 mm de curso
SuspensÆo traseira Balan‡a monoamortecida links com 220 mm de curso
Freio dianteiro Disco de 245 mm de diƒmetro
Freio traseiro Disco de 203 mm de diƒmetro
Pneus 110/70-17 (diant.)/ 130/70-17 (tras.)
Comprimento 2.096 mm
Largura 830 mm
Altura 1.163 mm
Distƒncia entre-eixos 1.390 mm
Distƒncia do solo 225 mm
Altura do assento 870 mm
Peso em ordem de marcha 143 kg
Tanque de combust¡vel 11 litros
Cores Preta
Pre‡o sugerido R$ 12.060,00

Especifica‡äes t‚cnicas Yamaha XTZ 250X
Motor Monocil¡ndrico, SOHC, 2 v lvulas, arrefecido a ar com radiador de ¢leo
Capacidade c£bica 249 cmü
Potˆncia m xima (declarada) 21 cv a 7.500 rpm
Torque m ximo (declarado) 2,10 kgf.m a 6.500 rpm
Cƒmbio Cinco marchas
TransmissÆo final Por corrente
Alimenta‡Æo Inje‡Æo eletr“nica
Partida El‚trica
Quadro Ber‡o semiduplo
SuspensÆo dianteira Garfo telesc¢pico com 240 mm de curso
SuspensÆo traseira Balan‡a monoamortecida links com 220 mm de curso
Freio dianteiro Disco de 245 mm de diƒmetro
Freio traseiro Disco de 203 mm de diƒmetro
Pneus 110/70-17 (diant.)/ 130/70-17 (tras.)
Comprimento 2.096 mm
Largura 830 mm
Altura 1.163 mm
Distƒncia entre-eixos 1.390 mm
Distƒncia do solo 225 mm
Altura do assento 870 mm
Peso em ordem de marcha 143 kg
Tanque de combust¡vel 11 litros
Cores Preta
Pre‡o sugerido R$ 12.060,00