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A Yamaha apresentará a nova Ténéré 250 Blueflex 2016 amanhã, 14/5, mas Motonline antecipa a novidade. Ela é a quarta moto Yamaha com essa tecnologia e aposenta sua versão anterior, com motor apenas a gasolina. Além desta novidade, ela recebeu modificações na traseira, lanterna em LED, bagageiro com maior capacidade, painel totalmente digital e novas cores e grafismos.tenere_250_2016

Reconhecida como um dos modelos mais versáteis da linha Yamaha no Brasil, a Ténérézinha destaca-se pelo conforto e pela economia de combustível. Agora com a tecnologia Blueflex, que permite o abastecimento com gasolina, etanol ou a mistura de ambos os combustíveis em qualquer proporção, é preciso uma nova avaliação para verificar se ela mantém essa boa característica.

Como uma “mini-adventure”, a engenharia da Yamaha fez boas modificações na traseira da moto. O novo bagageiro, agora com capacidade de carga de 7,0 kg (incluindo peso do bauleto) vem acompanhado de alças de apoio lateral em alumínio, uma nova lanterna mais moderna em LED e protetor de escapamento em preto fosco.

Totalmente nova, o bagageiro tem maior capacidade, lanterna em LED e alças em alumínio

a traseira é toda nova, com o bagageiro de maior capacidade, lanterna em LED e alças em alumínio

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A Yamaha XTZ 250 Ténéré também recebeu aprimoramentos no painel, agora totalmente digital com iluminação branca em LED, inspirado no conjunto que equipa a Super Ténéré 1200. O desenho da chave da moto também é novo e no painel há o indicador ECO, que acende quando o motor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência, indicando uma pilotagem mais econômica.

Quanto às informações, o painel da Ténéré 250 continua completo, com informações do velocímetro e hodômetros (duas parciais TRIP-1 e TRIP-2), “Fuel Trip” (de reserva de combustível), relógio, tacômetro, além das luzes de indicadores (piscas, Blueflex, farol alto, neutro e alerta de motor). Ela conserva todas as suas outras características, como o assento de formato ergonômico, os faróis duplos alusivos ao do modelo Super Ténéré 1200, o para-brisa e o tanque de combustível com tampa em estilo airplane, e capacidade para 16 litros, sendo 4,8 de reserva. Os novos grafismos procuram valorizar o nome Ténéré, referência entre modelos aventureiros e que significa deserto no idioma Tuaregue.

O painel agora é totalmente digital

O painel agora é totalmente digital

A adoção da tecnologia Blueflex implica numa pequena modificação nos números de desempenho da moto, segundo informa a fábrica. O motor tem um cilindro com arrefecimento misto (ela tem radiador de óleo) de 249,45 cc, com comando simples no cabeçote (SOHC), desenvolve potência máxima de 20,7 cv quando abastecida com gasolina e de 20,9 cv em caso de o motor ser alimentado com etanol, ambos atingidos a 8.000 rpm. O torque, por sua vez é de 2,1 kgf.m quando com etanol e 2,09 kgf.m quando gasolina, disponíveis a 6.500 giros.

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Já o conjunto ciclístico da Ténéré 250 Blueflex permanece igual, com garfo telescópico dianteiro com curso de 220 mm, que traz protetores de bengala emborrachados, e a suspensão traseira com balança monoamortecida tipo monocross com link e curso de 200 mm com ajuste na pré-carga da mola. As rodas raiadas em aço são calçadas com pneus Metzeler Tourance, com medidas 80/90-21 M/C 48S na dianteira e 120/80-18 M/C 62S na traseira.

A Ténéré 250 Blueflex chega às concessionárias Yamaha a partir da segunda quinzena de maio no tradicional azul, além do branco e cinza fosco e, agora também, na cor marrom metálico, pelo preço sugerido de R$ 15.015,00. O modelo tem garantia de um ano sem limite de quilometragem. Confira a galeria da nova Yamaha XTZ 250Ténéré 2016.

 

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.