Publicidade

Yamaha TT-R230, TT-R 125LE e TT-R 125E chegam para o consumidor brasileiro

Consumidor brasileiro poder  adquirir trˆs modelos Yamaha produzidos at‚ entÆo exclusivamente para exporta‡Æo

Na 9a edi‡Æo do SalÆo das Duas Rodas a Yamaha mostra ao p£blico trˆs produtos voltados ao mercado de exporta‡Æo que agora passam a ser comercializados, tamb‚m, no mercado interno. Trata-se dos modelos off-road TT-R 230 e TT-R 125E e LE que agora chegam …s concession rias Yamaha, al‚m de continuar abastecendo mercados como Estados Unidos, Canad  e Europa, JapÆo e Oceania.

As motocicletas de uso off-road sÆo consideradas ideais para o uso no lazer ou para quem pretende ingressar no mundo das competi‡äes, tamb‚m para toda a fam¡lia e principalmente … pr tica esportiva. Esteticamente, os modelos Yamaha esbanjam design e robustez com o conjunto que se inspira no mesmo estilo das motocicletas YZ e WR de competi‡Æo.

Publicidade

Os modelos TT-R contam com um assento longo que avan‡a por sobre o tanque de combust¡vel, pedaleiras mais largas e suspensäes extremamente eficientes. As motocicletas contam com carburador dotado de um sistema “enriquecedor” que proporciona acelera‡äes sem ?engasgos? a solicita‡Æo do acelerador, mesmo nas desacelera‡äes mais bruscas. O conjunto “respira” por meio de um filtro de ar £mido alojado em uma caixa de maior tamanho, projetada de forma a impedir a aspira‡Æo de poeira principalmente em trilhas, al‚m de proporcionar um melhor aproveitamento da potˆncia.

Antes de lan‡ar os dois modelos no Pa¡s, a Yamaha fez cl¡nica durante dois Saläes das Duas Rodas para avaliar a expectativa dos visitantes perante aos produtos. Uma delas ocorreu em 2003 com a apresenta‡Æo da TT-R 125 e outra em 2005 com a TT-R 230.

A Yamaha e seus produtos sempre tiveram uma liga‡Æo muito forte com o mundo off-road, ela foi a empresa que criou o segmento no Brasil e no mundo. Durante toda a sua hist¢ria, a Yamaha vem desenvolvendo produtos de ponta e inovadores, o resultado disso pode ser encontrado facilmente nas pistas de off-road.

No Brasil, por exemplo, a Yamaha tamb‚m foi a primeira marca a apresentar um modelo off-road baseado em uma motocicleta de rua, tratava-se da TT 125, lan‡ada em 1979.

Publicidade

A TT-R 125 ‚ uma motocicleta para o lazer ou competi‡Æo, que tem como caracter¡sticas a alta performance e robustez para a pr tica do off-road, com grande aceita‡Æo em pa¡ses onde ‚ comercializada. Seu motor de 124 cc, monocil¡ndrico, quatro tempos com comando no cabe‡ote e transmissÆo por corrente assegura, entre outras qualidades, excelente acelera‡äes e retomadas,al‚m de robustez e for‡a.

O cƒmbio de cinco velocidades proporciona trocas de marchas bastante precisas. O quadro do tipo Diamante ‚ leve e resistente a tor‡äes, por‚m flex¡vel e confeccionado em tubos de a‡o com refor‡o estrutural.

A TT-R 125 apresenta um dos menores pesos da categoria e um melhor posicionamento do centro de gravidade, o que num todo; conjunto quadro-motor, suspensÆo e rodas resultam em agilidade, robustez e respostas r pidas que estÆo dispon¡veis em duas versäes, TT-R 125 E e TT-R 125 LE.

TT-R 125 E … Ideal para os iniciantes, essa ‚ a versÆo de entrada da fam¡lia TT-R. As rodas sÆo de 17 polegadas na dianteira e 14 na traseira. Os freios a tambor de 110 mm de diƒmetro garantem precisÆo na hora de enfrentar as trilhas. A facilidade de condu‡Æo fica por conta do peso a seco de 83 kg, do vÆo livre de 265 mm e da altura do assento de 775 mm. A suspensÆo dianteira ‚ composta por bra‡os telesc¢picos (180 mm de curso) e a traseira utiliza bra‡o com monoamortecedor (160 mm de curso). A partida ‚ el‚trica e a pedal.

Publicidade

TT-R 125 LE … Essa versÆo conta com alguns itens exclusivos que favorecem o momento da pilotagem. Roda de 19 polegadas na dianteira e de 16 na traseira. Os freios sÆo: a tambor de 110 mm de diƒmetro na roda traseira e a disco de 220 mm na frente. A facilidade de condu‡Æo fica por conta do peso a seco de 83 kg, do vÆo livre de 295 mm e da altura do assento de 805 mm. A suspensÆo dianteira ‚ composta por bra‡os telesc¢picos (180 mm de curso) e a traseira utiliza bra‡o de alum¡nio com monoamortecedor pressurizado a g s (168 mm de curso). A partida ‚ el‚trica e a pedal.

Yamaha TT-R 230 – Fabricada no Pa¡s a partir de 2004 para atender aos mercados externos, a TT-R 230 tem seu visual inspirado na linha YZ e ‚ a op‡Æo ideal para pilotos intermedi rios. A TT-R 230 apresenta como caracter¡sticas principais a baixa altura do assento, longo curso das suspensäes e 295 mm de vÆo livre do solo tornam o modelo acess¡vel a quase todas estaturas de pilotos.

A TT-R 230 ‚ equipada com motor monocil¡ndrico, quatro tempos de 223 cc, OHC, refrigerado a ar e com duas v lvulas no cabe‡ote que ‚ altamente confi vel e fornece torque e potˆncia em ampla faixa de utiliza‡Æo para o “off road. O cƒmbio de seis velocidades ‚ robusto, preciso e de f cil acionamento e tem tratamento especial para longa durabilidade.

O assento da TT-R 230 tem uma altura (870 mm), ‚ longo e avan‡a sobre o tanque de combust¡vel, bastante adequada a proposta do modelo. Assim como, seus 107 kg a seco.

As rodas tˆm 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira. A suspensÆo dianteira tem curso de 240 mm, enquanto a traseira ‚ dotada de um novo sistema de link da suspensÆo, tamb‚m respons vel pela progressividade e grande absor‡Æo.

Os trˆs modelos j  estÆo dispon¡veis em toda a Rede Autorizada Yamaha aos pre‡os p£blicos sugerido, posto Manaus, de R$ 6.000,00 a TT-R 125 E, de R$ 7.100,00 a TT-R 125LE e de R$ 9.940,00 o modelo TT-R 230.