Publicidade

Yamaha XTZ 250 Ténéré invade web e redes sociais

Novo lançamento da Yamaha explorou potencial de difusão das mídias on-line para preparar os brasileiros sobre a chegada do mais novo membro da família Ténéré ao país

Nos últimos dias, fãs do quadro O Impostor do programa Pânico na TV se depararam com uma missão que movimentou a web e as redes sociais. A invasão de uma fábrica que foi acompanhada pelos internautas de todo o Brasil pelo site www.missaoimpostor.com.br, com um desempenho inédito do personagem do Pânico atrás de um segredo industrial. Em sete episódios, os usuários descobriram que se tratava de uma ação exclusiva do marketing da Yamaha para divulgar o novo lançamento da montadora, a nova XTZ 250 Ténéré – única Ténéré 250 cc no mundo – que chega ao mercado na próxima semana.

A ação do impostor foi acompanhada episódio a episódio por um grande número de entusiastas nas mídias sociais Twitter e You Tube e nas redes Orkut e Facebook, onde o status da tarefa era atualizado diariamente, convidando os internautas a interagirem. Além disso, o caráter de mistério, com algumas dicas propositalmente enviadas por meio dos vídeos também estimulou muita gente a ir atrás de informação para repercutir em blogs e fóruns especializados o que seria o novo lançamento com cara de moto e, mais ainda, da Yamaha. Ao mesmo tempo, fez parte da estratégia de lançamento a ativação do público-alvo em fóruns, blogs e sites ligados ao produto.

Publicidade

Tudo isso não passou de uma grande preparação para o lançamento oficial da moto, ao vivo, no programa Pânico na TV do último domingo 24 de outubro, data em que também entrou no ar o portal www.mundotenere.com.br, com tudo sobre o novo lançamento da família Ténéré no Brasil, além de um hotsite preparado pela Yamaha com a história da lendária moto que deu origem a versão nacional de 250 cc, pensada para o uso urbano e estrada. http://www.mundotenere.com.br/linhadotempo/site/index.htm.

A ação foi idealizada pela COMFAM, agência de propaganda da Yamaha. A criação do portal www.mundotenere.com.br, do hotsite com a linha do tempo da Ténéré e a interação nas redes sociais foram produtos desenvolvidos pela Nação Interativa, agência digital da Yamaha, em parceria com a Hélice Comunicação, agência de conteúdo multiplataforma e assessoria de imprensa on-line da Ténéré.