Publicidade

A Yamaha revelou esta semana na Europa a nova XV 950 Racer, imaginada para consumidores que querem sair do lugar comum e buscam uma moto única e que mostre logo que ela sai do convencional. Uma mistura de cruiser com toques esportivos e uma atitude “café racer” sobre um poderoso motor “V”.2015_YAM_XV950CR_EU_PBMJ_STU_001

A Yamaha tem adotado uma postura nostálgica para algumas de suas motos e esta é um caso bem típico: “Inspiradas no passado e desenhadas para o futuro”. A empresa tem se afirmado ao longo de seus mais de 60 anos de história como a responsável por um número expressivo de modelos de motos que quebram paradigmas e criam mitos que se perpetuam no tempo: VMAX, XJR1300, SR400, a família Ténéré. Todas estas tem inspirado gerações de motociclistas e se tornaram parte da cultura motociclística global. A Yamaha pretende colocar esta nova XV 950 Racer dentro deste seleto clube.

Inspirada no trabalho dos “Yard Built Special” – fabricantes ou transformadores de motos especiais – a Yamaha explora com esta moto a capacidade criativa de seus potenciais consumidores. Seu motor de dois cilindros em “V” a 60 graus, 942 cc, SOHC (comando simples no cabeçote), refrigerado a ar, desenvolve 52,1 cv a 5500 rpm e 8,1 kgfm a 3000 rpm de torque e oferece forte aceleração em baixas rotações. Os dois semi-guidões de alumínio com a minúscula carenagem que envolve o farol não deixam dúvida de seu caráter café racer e sua vocação esportiva reforçada pela postura adiantada do pilotos que praticamente veste a motocicleta.

Publicidade
XV 950 Racer: versão equipada com acessórios originais e uma versão tunada

XV 950 Racer: versão equipada com acessórios originais e uma versão tunada

Comandos e painel também seguem a linha minimalista, com o poucos comandos e um único instrumento pequeno e redondo no painel que traz um mostrador digital. Os piscas são pequenos e curtos, as pedaleiras do piloto estão um pouco recuadas e o assento único convida o piloto a uma condução esportiva. As placas laterais de alumínio e alguns apliques no escapamento e no filtro de ar no meios dos dois cilindros do motor destacam a pintura do motor, chassi e rodas em preto, contrastando também com as cores do tanque de combustível paralama dianteiro e da rabeta.

Yamaha XV 950 Racer - Ficha Técnica

Yamaha XV 950 Racer – Ficha Técnica

Apesar de ter um caráter retrô, esta moto traz algumas modernidades, como os freios à disco tipo “margarida” com ABS, amortecedores traseiros a gás com reservatório externo e ajuste de pré-carga das molas, rodas de 12 raios e sistema de injeção de combustível com mapeamento 3D. Como se trata de uma moto que deseja ser personalizada, a Yamaha desenvolveu e colocará à venda uma série de acessórios especialmente desenhados para permitir aos consumidores “montarem” suas próprias motos e colocarem sua criatividade à prova e para mostrar cada um o seu estilo. Se você gosta do estilo e pensa ter a sua própria XV 950 Racer, encontre uma e mãos à obra. Disponível nas cores azul e cinza, a nova XV 950 Racer estará disponível no mercado europeu em maio de 2015. Confira a galeria:

Publicidade

 

 

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.