Yes 2007, garantia, enquete, pão duro, loja, escape, bujão, bizarro, Savage, achou, ufa, toma,

Yes 2007, garantia, enquete, pão duro, loja, escape, bujão, bizarro, Savage, achou, ufa, toma,

Yes 2007, garantia, enquete, pão duro, loja, escape, bujão, bizarro, Savage, achou, ufa, toma,

Acabei de ver a foto da Intruder 125 2007 que vocˆ mostrou, ta sabendo se vai sair tamb‚m a Yes 125 modelo 2007? Sai esse ano ainda?.
Felipe – Vit¢ria – ES
Yes, FelipÆo, j  saiu e tem muitas novidades, mas vou te matar de curiosidade porque s¢ vou pegar a motoca pra teste em abril. Por enquanto vai curtindo a foto.

Garantia
Ol  tite! Me diz uma coisa. Posso mudar o disco de freio dianteiro da tornado por outro “esportivo” mais bonito sem causar problemas? Cortar as pontas do guidÆo, e trocar o disco de freio, pode causar a perda da garantia da moto?
Lima – Fortaleza
Por seguran‡a nÆo mexa em nada at‚ acabar o prazo da garantia. Depois esque‡a esse papo de “freio esportivo” porque o freio da Tornado ‚ o bixo de bÆo. Quanto ao guidÆo, prepare-se: eu sempre fiz isso em todas as minhas motos trail, desde 1983! Seguinte, as motos trail tˆm guidÆo largo para facilitar a pilotagem na fora de estrada. Lembra do princ¡pio de Arquimedes (ou Arist¢teles, Tutankamon, sei l ) que dizia: “Dˆ-me uma alavanca e moverei o mundo”. Quanto maior a alavanca, menor a for‡a. O guidÆo ‚ uma alavanca e como tal, quanto maior, menor ser  a for‡a para virar a frente da moto, principalmente parada ou em baixa velocidade. Mas (sempre tem um mas) quem usa a moto s¢ no asfalto e numa cidade de trƒnsito infernizante como Sumpaulo, o guidÆo largo s¢ atrapaia pra costurar e passar entre os carros. EntÆo eu meto a serra de cano e retiro cerca de 1,5 cm de guidÆo de cada lado, seja qual for a moto. Mas como sou um cara esperto, vou na loja, compro um guidÆo de alum¡nio pra serrar a vontade e guardo o original, porque o de alum¡nio custa 70 mangos. Minha SpeedMaster 650 perdeu 1 polegada de guidÆo de cada lado! (mas nÆo conte isso pra ningu‚m!)

Enquete
Tite, na enquete sobre os motivos que levaram os motonliners a comprar uma moto faltou um motivo (senÆo o principal): a paixÆo. Se vocˆ acrescentar essa resposta, ficar  surpreso com o n£mero de apaixonados por motos.
Orlando – Belo Horizonte – MG
Na enquete faltou a op‡Æo: por paixÆo por motos!
Vilton – Recife, PE
Pessoal, nessa nova enquete, d  uma verificada no segundo ¡tem: est  escrito “economisar” com “S”. O correto ‚ com “Z”.
Rodrigo – SÆo Paulo
Esse item nÆo entrou porque mesmo o mais apaixonado por moto tem uma razÆo pr tica para a compra, mesmo que seja apenas lazer, um dos itens da pesquisa. Foi bom vc tocar no assunto porque essa enquˆte tem uma razÆo especial: estamos fazendo um levantamento mais detalhado do uso da moto no Brasil. Sei que daria margem para mais de uma resposta, mas nosso mecanismo ainda nÆo permite, por isso tive de “cercar” a resposta e a paixÆo se encaixa no item “lazer”. Ningu‚m compra uma moto por paixÆo, päe na sala e fica olhando! As respostas sÆo complexas porque em SP, RJ, BH, POA e outras capitais o trƒnsito ficou invi vel para carro. Pessoas que nunca pensaram em comprar uma moto decidiu usar porque cansaram de perder uma hora para rodar 18 km. Eu sou apaixonado por moto, mas em SP s¢ uso moto por causa do trƒnsito e da minha alergia por “nibus. Mas tem aquele que est  durango e quer gastar menos. A moto gasta muito menos do que um carro. No fim do mˆs a economia ‚ suficiente para pagar a presta‡Æo de uma CG 150, por exemplo. Respondam com cuidado a enquˆte porque isso vai nos ajudar muito. Agrade‡o de cora‡Æo. Obrigado, Rodrigo e anote a¡: item nÆo tem acento no “i”. Valeu!

PÆo duro
S¢ agradecendo a aten‡Æo do Tite, por ter dado uma for‡a.
Andr‚ – Fortaleza
Agrade‡o uma ova, eu quero minha moqueca, seu pÆo duro!

Loja
vocˆs teriam a tampa do reservat¢rio de ¢leo 2 tempos para rx-125? pre‡o e frete?
dirceo – veran¢polis-RS
Temos, custa R$ 8.000 mais R$ 1.200 de frete! Assustou? EntÆo calma porque nÆo somos loja, vc bateu em porta errada!

Escape
Sugeri uma mat‚ria sobre escapamentos porque certo dia vi uma fazer rodando com duas descargas! O cidadÆo diminuiu as sa¡das das duas ponteiras pra moto nÆo perder a taxa de compressÆo. J  vi uma tornado assim tamb‚m, uma dessas CBX antigas, de baixa cilindrada, sem contar aquelas que os caras soldam curvas maiores e colocam a ponteira por baixo do banco, deixando as motos sem placa, ou adaptando as placas como nas esportivas (como vc sugeriu uma vez). Seria bom saber dos preju¡zos pro motor…
Rodrigo – Santar‚m, PA
Vou escrever, preciso achar a revista italiana!

BujÆo
Parab‚ns pelas mat‚rias publicadas, esclarece muita coisa para n¢s, simples e humildes mortais leigos. Na revisÆo de 9000 km da minha moto, a autorizada apertou muito o parafuso que fecha o c rter do ¢leo e ele quebrou dentro. Queriam desmontar todo o motor, tirar o cabe‡ote para levar pra uma ret¡fica retir -lo. Eu levei a moto por conta pr¢pria e eles tiraram sem desmontar nada, soh isolaram a bateria pra naum entrar em curto. Falta agora aquelas mat‚rias sobre capacetes e escapamentos.
Rodrigo – Santar‚m, PA
Rodrigo, volta l  e d  um pedala robinho nos caras! Karaka, tirar o cabe‡ote para retirar o bujÆo do c rter ‚ a mesma coisa que operar a hemorr¢ide pela boca! Esses caras sÆo criminosos, cuidado! Por via das d£vidas evite o otorrinolaringologista por um tempo.

Bizarro
Pra quem gosta de motos modificadas, reconstru¡das, etc! 48 cilindros, 4200cc. S¢ o motor e a caixa de engrenagens pesa 1 tonelada. Posta a foto pro pessoal ver Tite! http://www.bigbikeriders.com/48cyl.htm
Fernando – Francisco BeltrÆo – PR
Parece aquelas coisas de site de sexo bizarro!

SAvage
Tio Tite, ‚ a segunda vez que estou recorrendo a sua sabedoria. Estou procurando uma moto custom usada e me deparei com uma Suzuki Savage 650. Conhece essa moto? Se conhece, recomendaria?
Andr‚ – Porto Alegre, RS
Conhe‡o, ‚ uma moto simples, barata, econ“mica, mas meio micada.

Achou
Se vocˆ for o Tite, irmÆo do Sergio “Chuvisco” Simäes, moravam num edificio da construtora Formaespa‡o nos idos 70, me confirme pois gostaria muito de me encontrar com vocˆs, sou o Fernando, da ‚poca que o Sergio ganhou a Suzuki 50cc. Se nÆo for, registro aqui minha admira‡Æo por seu trabalho.
Fernando – SÆo Paulo, SP
Vc nÆo ‚ da pol¡cia, ‚? Sim, sou eu mesmo, mas nÆo conte as m*** que eu fazia com a cinqentinha em Moema, quando eu tinha 15 anos!

Ufa
Pelo amor de Deus motonliners! Chega de pedir o por que que as montadoras nÆo tem mais motos de m‚dia cilindrada! Acho que o Tite j  te saco cheio.
Fernando – Francisco BeltrÆo – PR
Obrigado, FernandÆo!

Toma!
Tite, seu mala! Ainda sobre a d£vida das Chopper Vs. Custom, o problema nÆo foi falta de interpreta‡Æo. Na verdade o problema foi que eu nÆo li a mat‚ria como teste da Shadow! Agora est  claro! Falou!?
Eder – SÆo Paulo
Vai levar dois pedala robinho: por nÆo ler o Motonline e por me chamar de mala, seu mala!