Publicidade

No ideograma japonês, o desenho que significa “crise” é o mesmo que representa “oportunidade”. – “É hora de crescer”, explica Felipe Zanol. A lição foi dada nas trilhas e nos muitos anos de competições em Enduro, Cross Country e Rally. As provas mais difíceis são vencidas justamente nas etapas mais duras, quando um piloto deve reunir toda a sua experiência, determinação e treinamento para se impor diante das adversidades e de seus oponentes.

Zanol Team Rinaldi ASW Honda apresenta formação 2016 - foto:  Tiago Show Radical

Zanol Team Rinaldi ASW Honda apresenta formação 2016 – foto: Tiago Show Radical

Foi assim que Felipe Zanol construiu uma sólida e vitoriosa carreira de atleta, e é assim que está construindo uma nova como chefe de equipe. Quando muitos pararam para pensar no que fazer em um cenário tão adverso, Zanol resolveu não apenas manter a mesma formação do ano passado, como ainda decidiu crescer, trazendo para o time dois novos valores do Off Road nacional.

O Bi-Campeão Brasileiro de Enduro Rômulo Bottrel (E1), o Campeão Mineiro e da Copa EFX 2015 Vinicius Musa (Junior), o Campeão Brasileiro XC Júlio César (E2), o Campeão Brasileiro da E35 de 2015 Michel Cechet (E35) e o Bi-Campeão Brasileiro e da Copa EFX da categoria Nacional Bruno Martins (E1) terão a companhia de Tunico Miranda (E2) e Wanderson Andrade (Nacional) no Zanol Team Rinaldi ASW Honda. Um time vencedor e ainda mais reforçado, que começou os preparativos para a temporada 2016 no ano passado.

Publicidade

Devidamente apresentados para o meio e para a imprensa especializada durante a comemoração dos 30 anos da ASW em Mogi das Cruzes, SP, a equipe segue firme com os treinamentos e ajustes finais para o inicio da temporada, ainda este mês, com a abertura do Mineiro.

Felipe Zanol:

Felipe Zanol, consultor de rali e enduro da Honda

Felipe Zanol

“Ampliar a equipe em um cenário tão desafiador como este que estamos atravessando não é uma coisa normal para a maioria das pessoas, mas eu acredito justamente no contrário. Decidir crescer foi fácil, executar isso está sendo um desafio, como era de se esperar, mas acredito que é a decisão certa. As provas de Enduro e Rally me ensinaram que muitas vezes a vitória vem justamente das especiais mais difíceis, daquele dia de maratona quase intransponível. Já superei muitos desafios na vida e este é apenas mais um. A temporada passada, apesar das conquistas todas que tivemos, nos deixou uma mensagem muito forte. Dos cinco pilotos, três se lesionaram. Algumas foram mais importantes, como a do Julio e do Rômulo, que interromperam o ano, e a do Michel também, já que ele teve que operar o ombro após o final da temporada. É a nossa vida e isso serviu de lição para o time.

Publicidade

O importante para nós é que a temporada 2016 tem um significado forte de continuidade e de crescimento. O Rômulo e o Julio sofreram suas lesões quando lideravam e querem retomar o campeonato exatamente de onde pararam ano passado, liderando.

O Michel, Campeão Brasileiro da E35, também quis seguir com a gente e defender seu título. O Vinicius conseguiu a evolução que se esperava dele ao longo da temporada, venceu a Copa EFX e o Mineiro e quer brigar pelo título Nacional. Com o Bruno, chegou a hora de migrar de categoria, ele que monopolizou os últimos títulos da Nacional. Fizemos uma transição bastante planejada e ele certamente vai iniciar a temporada na E1 em alto nível.

A este grupo vencedor se juntam ainda Tunico Miranda (E2), grande piloto mineiro de motocross e com quem disputei muito em meus últimos anos como piloto e o jovem Wanderson Andrade (Nacional). Conheço bastante o Tunico e sei que ele terá uma adaptação rápida à modalidade. Por outro lado, é preciso deixa-lo bastante à vontade para entender o ritmo da prova e os desafios do Enduro, bem diferentes do motocross. Velocidade ele tem muita e estamos treinando com ele a nova rotina de entender as especiais e os deslocamentos pelas trilhas. Ele é um piloto experiente e também é um praticante do fora de estrada.

O Wanderson é a nossa renovação para equipe na categoria Nacional e terá como prioridade o Campeonato Mineiro de Enduro e da Copa EFX. Ele tem velocidade e uma enorme capacidade física, e um estilo de pilotagem agressivo que nos lembra muito a maneira do Julio de pilotar. Estamos começando a polir um pouco seu estilo. Assim como no ano passado, a temporada promete muitas disputas pela vitória em todas as categorias e na geral e pode ter certeza de que o Zanol Team Rinaldi ASW Honda estará lá.”

Publicidade

Os principais calendários já foram divulgados, mas que ainda carecem de confirmação em algumas datas ou locais.

Campeonato Brasileiro de Enduro FIM
06/03 – 1ª etapa – Caxias do Sul/RS
10/04 – 2ª etapa – Patrocínio/MG
29/05 – 3ª etapa – Biguaçu/SC
26/06 – 4ª etapa – Aracruz/ES
21/08 -5ª etapa – Nova Lima/MG
25/09 – 6ª etapa – a definir

Copa Brasil EFX
20/03 – 1ª Etapa EFX Brasil – Itupeva/SP
01/05 – 2ª Etapa EFX Brasil – a definir
19/06 – 3ª Etapa EFX Brasil – a definir
07/08 – 4ª Etapa EFX Brasil – a definir
23/10 – 5ª Etapa EFX Brasil – a definir

Separador_motos