Publicidade
Foto: Pedro Plá / Largada da Over com gate cheio

Foto: Pedro Plá / Largada da Over com gate cheio

A promessa era de um grande evento, mas a etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Cross-Country 2010, que aconteceu neste fim de semana em Paraíba do Sul (RJ), foi muito mais do que isso. Os principais pilotos da modalidade (e também de outras, como Enduro e Motocross) disputaram provas emocionantes, com “gates” cheios, premiação em dinheiro, grande estrutura e presença maciça de público, dando início a uma nova era no Brasileiro de Cross-Country.

A vitória na categoria principal, a XC1, foi do mineiro Felipe Zanol, da equipe Gas Gas. Após uma largada não muito boa, Zanol foi obrigado a fazer uma corrida de recuperação, usando de toda sua estratégia para terminar na primeira posição, seguido pelo atual campeão, o mineiro Nielsen Bueno, da Suzuki, em segundo, e o petropolitano Raul Guilherme, da Yamaha Moto-X, em terceiro. O paranaense Paulo Stedile, da Pro Tork, apesar de ter liderado praticamente toda a prova, terminou em quarto, com Felipe Limonta, da Suzuki, em quinto.

“Foi uma corrida espetacular. A pista era muito legal, e estava cheia de gente, com muito público. Da arquibancada dava para ver quase toda o percurso, e com tanta gente isso acaba motivando ainda mais os pilotos. Você tira força até de onde não tem. Foi realmente uma corrida espetacular”, declarou o vencedor.

Publicidade

Foto: Pedro Plá / Boa estrutura de box

Foto: Pedro Plá / Boa estrutura de box

Apesar de ter deixado a vitória escapar nas últimas voltas, Paulo Stedile não se mostrou insatisfeito com o resultado. Vice-campeão brasileiro no ano passado, o piloto paranaense elogiou a estrutura apresentada pela Federação de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ) para a prova. “A pista era bem técnica e difícil, rápida, com buracos e pedras. Posso dizer que foi um cross-country de verdade. Foi bem legal. Consegui largar na frente e fiz o mais dificl, já que liderei a prova por 56 minutos e não venci”, brincou o paranaense.

Na categoria XC2 a vitória foi do mineiro Romulo Botrel, seguido pelos irmãos, também mineiros, Rigor Rico, em segundo, e Ripi Galileu, em terceiro. Na Over o vencedor foi Cleber Macedo, com Jesus Fernandez em segundo e Theo Lopes em terceiro. Denis Almeida venceu a Nacional A, que teve ainda Joelson Bazílio em segundo e Guilherme da Silva em terceiro. Guilherme Roberto venceu a prova da categoria Nacional B, com João Batista Lopes em terceiro e Gabriel Marques em quarto.

“Recebemos grandes elogios dos pilotos e das equipes. Isso traz grande satisfação, pois o trabalho feito pela Federação do Rio, oferecendo essa grande estrutura, com televisores no pit-lane, boxes fechados, premiação em dinheiro e arquibancadas, foi muito bem feito. Não tenho dúvidas em afirmar que foi a melhor prova já realizada para a modalidade”, disse Alexandre Caravana, presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

Publicidade

Agora, enquanto Zanol se prepara para a terceira etapa do Mundial de Enduro FIM, que acontece nos dias 22 e 23 de maio, em Lovere, na Itália, Paulo Stedile se concentra na defesa do título brasileiro no Velocross. A 2ª etapa do Campeonato de 2010 acontece no próximo fim de semana, dias 22 e 23, em Maricá/RJ.

“Vou animado para esta etapa. Venci a primeira, no Paraná, e já estou sabendo que o piso em Maricá vai ser de areia, que eu gosto bastante. Quero correr bem e conquistar bons pontos para seguir mais tranquilo no campeonato”, ressaltou.
A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Cross-Country acontece nos dias 19 e 20 de junho, em Goiás. A supervisão do Campeonato é da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

Confira o resultado da prova:

XC1
1º – Felipe Zanol (MG)
2º – Nielsen Bueno (MG)
3º – Raul Guilherme (RJ)
4º – Paulo Stedile (PR)
5º – Felipe Limonta (SP)

Publicidade

XC2
1º – Romulo Botrel (MG)
2º – Rigor Rico (MG)
3º – Ripi Galileu (MG)
4º – Luiz Felipe Aguilar (MG)
5º – Luis Henrique Azara (RJ)

Nacional A
1º – Denis Almeida Silva (MG)
2º – Joelson Bazilio (RJ)
3º – Guilherme da Silva (PR)
4º – João Batista Lopes (RJ)
5º – Fabiano Gravelos (RJ)

Nacional B
1º – Guilherme Roberto (PR)
2º – João Batista Lopes (RJ)
3º – Gabriel Marques (MG)
4º – Max Roberto Lopes (RJ)
5º – Valdinei Reis (MG)

Over
1º – Cleber Macedo (RJ)
2º – Jesus Fernandez (RJ)
3º – Theo de Souza Lopes (SP)
4º – Luigi Colella (SP)
5º – Roberto Kreischer (RJ)