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Projetada por Neal Saiki. Um profissional a se prestar atenção. Ele projetou um helicóptero com propulsão humana que realmente decolou, foi engenheiro da Nasa e desenvolveu um avião para altas altitudes utilizado para espionagem e pesquisa sobre o aquecimento global, verificou pessoalmente a destruição da camada de ozônio. Em Junho de 2006 começou a comercializar as primeiras versões dessa moto na Califórnia perto de San Jose, Santa Cruz, conhecido centro tecnológico. Hoje com 43 anos entrou em contato com investidores para por em prática seu projeto, que já atingiu um patamar que lhe permite explorar mercados externos como o Europeu além do próprio mercado americano.

Maior que uma Mountain Bike mas bem menor que uma moto convencional ele desenvolveu desde as rodas, suspensão e chassis de alumínio até a própria bateria de íons de lítio.

Vejam suas afirmações a respeito da sua empresa: ” A Zero Motorcycles representa a realização da minha paixão por diversão em duas rodas. Eu me lembro da sensação incrível de assistir Evel Knievel realizar cada um dos seus saltos formidáveis. Fui fazer a mesma coisa com a bicicleta do meu irmão maior, nada mais natural, mas mais inteligentes foram meus pais que me fizeram mudar o foco para a engenharia. Para mim a engenharia aeroespacial era o máximo que alguém poderia almejar e essa foi a minha meta. Depois de liderar um grande projeto de uma aeronave para a indústria aeroespacial eu decidi aplicar essa tecnologia começando meu próprio negócio fazendo projetos de mountain bikes com suspensão e motocicletas.

Por esses caminhos minha grande apreciação pelo meio ambiente cresceu, minha experiência com aviões de alta altitude me permitiu verificar em primeira mão os efeitos da destruição da camada de ozônio. Eu também trabalhei na Nasa em projetos de soluções para o transporte no futuro e no ponto de vista da engenharia já se tornou óbvio que os veículos elétricos trazem a solução mais prática. Entretanto praticidade não é a única forma que a sociedade usa para decidir a sua modalidade de transporte e certamente Evel Knievel não era um sujeito prático. O objetivo da Zero Motorcycles é fabricar motocicletas elétricas que sejam práticas e divertidas, realmente divertidas! A potência e performance de uma moto elétrica, silenciosa e bem projetada não é nada menos que absolutamente desafiador, um segredo que ninguém conhece. Vai ser uma revolução e me sinto orgulhoso de fazer parte dela, obrigado Neil Saiki.”

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Supera outras motocicletas a gasolina e elétricas No Gráfico abaixo você verifica a performance obtida em testes de laboratório.

A curva vermelha indica a velocidade obtida em cada segundo de aceleração. As velocidades estão indicadas em milhas. 60 MPH equivale a 88 Km/h e é obtido em sete segundos praticamente.

A curva preta indica a potência aplicada na roda e a azul indica a distância percorrida em milhas.

A corrente é alimentada pela bateria de Íons de Lítio com 2kWh em 58 volts e 35Ah fabricada em sistema patenteado que dá uma autonomia de 68Km ou 2 horas de uso. Seu sistema de carga é alimentado em 110v ou 220v que leva 2 horas para repor toda a carga na bateria.

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O motor, de escovas e imãs permanentes oferece 17400 watts ou 23Hp a 67,7Nm de torque em qualquer faixa de rotação, motivo pelo qual não é necessário qualquer tipo de caixa de mudança de velocidades ou embreagem, há apenas a transmissão final com uma relação de 5,46×1 feita pela coroa de 71 dentes e um pinhão de 13 dentes conectados por uma corrente 420.

Chassis feito em liga de alumínio tratado termicamente O chassis é feito de alumínio aeronáutico hidro-formado, anodizado e endurecido por tratamento térmico e shot-peen (tratamento de superfície que é impactada por pequenas esferas endurecendo o material). Balança estruturada por um tubo central que diminui as flexões permanecendo leve, promove dirigibilidade nas curvas e respostas suaves da suspensão. Bastante resistente para impactos de grandes saltos ele pesa apenas 8 Kg. Suspensão dianteira de 178 a 203 mm de curso Suspensão traseira 229 mm de curso monoamortecida. Freio hidráulico na frente, disco em inox de 228 mm com pinça de 6 pistões. Freio traseiro hidráulico, com disco de grande massa térmica. Pneu dianteiro aro 20″x125mm Pneu traseiro aro 17″x130mm Distância entre eixos: 137cm Altura do banco: 91cm Ângulo de caster: 24° Peso em condições de rodar: 68,5Kg

Veja vídeos da ZERO MOTORCYCLE em ação.

Bitenca
Pioneiro no Motocross e no off-road com motos no Brasil, fundou em 1985 o TCP (Trail Clube Paulista). Desbravou trilhas em torno da capital paulista enquanto testava motos para revistas especializadas.