Teste da Harley-Davidson 883 Roadster

A menor e mais leve das Harleys não é pequena e nem leve.


Apesar de ser a menor das Harley ela não é pequena e seu motor não é fraco. Com 883 cm3 de cilindrada em dois cilindros em V, essa digna representante das Sportster possui atributos interessantes e agrada mesmo aos críticos do estilo.

A menor das Harleys é grande e pesada

A menor Harley-Davidson da grande família norte-americana é grande e pesada

Ela é uma moto para uso cotidiano em asfalto urbano ou estradas. Permite trafegar com certa liberdade entre os carros desde que haja espaço para o guidão, bastante largo. Outro cuidado nesta condição é com manobras, pois o entre-eixos é longo. Contudo, para os admiradores e consumidores da marca Harleys isso não importa. Uma Harley-Davidson é uma motocicleta para apaixonados, que curtem a tradição da marca e suas características especiais e distintas de todas as outras motos. O visual inconfundível, muitos cromados e a qualidade indiscutível dos componentes fazem dessa marca pioneira nos EUA um ícone e uma lenda das motocicletas. No fundo é isso o fator decisivo e mais atraente em qualquer Harley-Davidson. Quando você passa com uma Harley, pode ter certeza que será notado.

A nova cor laranja metálica desse modelo agrada mais aos olhos do que a dos anos anteriores e faz as honras da marca que já conta com grande identificação com essa cor, uma vez que muitos acessorios e logos HD se destacam com essa coloração viva.

O motor da 883R  chama atenção pelo seu volume e se impõe no visual do conjunto da moto.

O tanque "tear drop" dá o toque retrô das Sportster modificadas dos anos 60

O estilo e o acabamento não deixam dúvidas: uma legítima HD

O tanque “tear drop” dá o toque retrô das Sportster modificadas dos anos 60, reforçado pela sua localização elevada em relação ao canote da direção. Os canos dos escapes brilham por causa do cromo esmerado. É a tradição das Harley-Davidson. O som inconfundível do V2 é um prazer à parte. Em baixas rotações as batidas graves dos cilindros produzem um som imponente que sai pelos dois escapes e marca presença dentro dos limites. Também tradicional, a vibração é grande e por isso o motor é suportado por coxins de borracha que absorvem boa parte desta “característica”. Porém, este é o preço que se paga pela pulsação do grande V2 como representação do seu grande poder.

Andando nela se percebe o seu tamanho logo ao dar na partida. O som do engate do motor de partida é alto, percebe-se a sua robustez. A posição do condutor é confortável e natural. Mas ao parar em qualquer situação, quando você coloca os pés no chão percebe que as pedaleiras atrapalham. A sugestão seria diminuir a largura das pedaleiras ou colocá-las mais adiante. Esta situação torna-se até perigosa e em algumas circunstâncias assusta procurar o chão para apoiar os pés e encontrar a pedaleira no caminho.

Na cidade

Na cidade o guidão largo mostra os seus limites, não precisa ter pressa

Na cidade o guidão largo mostra os seus limites, não precisa ter pressa

Não é o seu forte, apesar de ser possível andar sem maiores problemas a posição das pedaleiras incomodam quando se quer apoiar os pés no chão e pelo seu porte e peso, se torna complicadas as manobras na cidade.
Em movimento entretanto, o seu peso não se faz tão presente e o torque do motor facilita muito as retomadas e arrancadas mais frequentes nas cidades. E o câmbio, muito suave para o tamanho da moto é bem preciso nas mudanças e permite um uso do motor na sua gama mais ampla de rotações, a partir da marcha lenta ela já empurra com suavidade e acelera rápido até a hora de trocar de marcha de novo.
As suspensões são bem calibradas mas de novo, nas cidades esburacadas do nosso pais essa não é a moto mais apropriada para o nosso piso. A impressão que dá é que as suspensões dão um duro danado para manter o controle das rodas pesadas. E nos casos extemos ela perde contato quando a velocidade do movimento da roda é grande, causado por um impacto maior. Essa característica, do grande peso das rodas faz com que os impactos grandes sejam transmitidos em certo grau ao piloto, mas o sistema hidráulico dá conta do recado sim.

Nas estradas

HD 883 Roadster - Como o nome diz a estrada é o seu ambiente preferido

HD 883R (de Roadster): o nome diz tudo - a estrada é o seu ambiente preferido

Tecnicamente um teste de uma Harley é difícil de se fazer porque essa não é uma marca que se preocupa simplesmente com performance. As motocicletas Harley-Davidson levam consigo a identificação de um mito, uma marca dentre poucas (algumas marcas de automóveis ingleses são assim) que se orgulha de sua tradição e faz disso o seu destaque. São as qualidades intangíveis da marca que procuramos levar em consideração.
Nas estradas a Harley-Davidson 883R diz a que veio: muito prazer em duas rodas. A tocada é suave, o ronco grave e meio surdo dos escapamentos somados à aceleração imponente do 883 é o que dá maior destaque nessa moto. Curvas ela faz e até bem para a categoria, mas a frente, como a de qualquer custom, não tem a destreza de uma street, naked ou esportiva. De fato, ela é bastante neutra se considerarmos a sua geometria estilo “chopper” que preza mais a estabilidade e conforto de retas como as intermináveis “inter states” da sua terra natal. Para viagens são necessários acessórios como um sissy bar e alforjes laterais. Caso contrário, apenas a mochila nas costas é que vai funcionar. A placa da moto fica no caminho de qualquer outra bagagem e pontos para fixar os elásticos não estão disponíveis. Ao garupa esses acessórios vão colaborar bastante. Se não os colocar, esqueça o (a) garupa.

Avaliação Técnica

Uma moto clássica tem geometria clássica - Valoriza estabilidade em retas e conforto

Uma moto clássica tem geometria clássica - Valoriza estabilidade em retas e conforto

Motor

 

Motor robusto feito para durar uma vida

Motor robusto feito para durar uma vida

Seu nome é torque, muito torque. Baixas rotações e construção robusta. Muitos criticam a falta de comando no cabeçote mas para a sua configuração e proposta de curva de torque e potência essa construção com tuchos hidráulicos e válvulas no cabeçote cumprem bem a sua função, principalmente por causa da durabilidade que esse motor consegue. Desenvolvido e evoluido em décadas de pesquisa e produzido aos milhares esse é um motor que pode-se dizer que é feito para durar uma vida. “A Life time”, coisa da tradição americana que para ser confiável um produto deve ser grande, robusto e durar uma vida. Se for bem conservada e se você quiser, pode deixar a sua Harley 883 Roadster para o seu filho.

Câmbio e transmissão final
Seguindo a linha da robustez, o câmbio é excelente. Engates precisos, escalonamento perfeito para a faixa útil do motor e se não fosse a quinta marcha, uma “overdrive” que deixa o motor em rotação mais branda que o normal, você acabaria por se esquecer dela. Vai usá-la somente nas estradas, para uma velocidade de cruzeiro. A transmissão por correia é referência do mercado. Pioneira no seu desenvolvimento a Harley-Davidson conseguiu com essa tecnologia terminar com o ruído da corrente e minimizar a manutenção quase tão bem quanto um carda, mas sem a sua complexidade. Várias outras marcas seguiram essa idéia.

Freios
Muito potentes, dão conta do grande peso da moto, sem problemas. Têm boa sensibilidade e consegue-se travar as rodas se desejável, sem perder a modularidade. É duplo na frente e de bom diâmetro. Na traseira é disco único com pistão simples.

Ciclística
Característica de uma Harley-Davidson é o chassi tubular em aço com os chamados “gussets” ou reforços que são “vestidos” nos tubos em cada união. No canote da direção por exemplo, se vê essas peças soldadas, muito bem soldadas por sinal, formando uma grande estrutura triangulada sobreposta aos tubos que seguem para as partes mais baixas do chassi.
Sua configuração em berço duplo acomoda o motor por meio de coxins de borracha, de forma que a vibração do motor fica amortecida por essas peças. A geometria também é bastante conservadora permitindo um rake de 29,7º e um longo trail de 112 mm. Assim é que se configura a grande estabilidade e conforto para as retas intermináveis – que também existem no Brasil -

Os reforços do chassi "vestem" os tubos perfeitamente e as soldas são exemplares

Os reforços do chassi "vestem" os tubos perfeitamente e as soldas são exemplares

Nas condições brasileiras entretanto a grande estrutura sofre um pouco pelas flexões que podem ser amplificadas pelos grandes choques que provocam a buraqueira brasileira. A estrutura da balança e suspensão traseira é que parece ser mais afetada por esse problema.

Em curvas o sintoma se confirma mas apenas nos maiores choques. Em condições normais a moto oferece boa estabilidade e a maneabilidade é bem melhorada com a presença do largo guidão, em movimento a moto fica bastante leve.

Suspensão
Bem calibradas as suspensões absorvem bem as irregularidades do piso sem problemas. Apenas em terreno muito acidentado é que a característica do peso da moto se faz transparecer, quando as suspensões chegam ao limite, seja no curso ou na capacidade de absorver impactos muito quadrados.
Levando-se em conta que essa é uma moto custom e seu habitat é nas estradas a absorção dos impactos pela suspensão pode ser considerado muito bom e os 105 mm de curso na dianteira resulta de um deslocamento preciso. Já o ajuste da pré carga nos amortecedores traseiros permite se adequar à carga.

Acabamento
Por ser uma moto de estilo espartano o seu acabamento deve-se considerar excelente. A qualidade da pintura, cromo e outros tratamentos de superfície estão acima da média da indústria. Percebe-se a preocupação da montadora em manter os padrões internacionais quando interna o produto para montagem CKD (complete knocked down ou totalmente desmontada)

Equipamentos
Como a maioria das Harleys essa também precisa de alguns acessórios. A fábrica estimula a personalização oferecendo uma ampla gama de acessórios para melhorar o conforto como os sissy bars, bancos mais estofados, guidãos de curvatura diferentes e pedaleiras avançadas. Sem falar nos outros detalhes como espelhos e farois auxiliares.

Arthur Silva Santos é bancário e usa sua Yamaha Fazer 250 todos os dias. Sem o costume de andar com motos custom, muito menos de grandes cilindradas, Arthur estranhou bastante a HD 883. "Achei o banco muito desconfortável e as suspensões muito duras, sensíveis a qualquer irregularidade do piso". Unanimidade de opiniões, a posição das pedaleiras também foi criticada por Arthur.  O casal de advogados e motonliners Marcelo Guimarães Francisco e Paola Guimarães costuma aproveitar os finais de semana para passear com sua Yamaha Midnight Star junto com o grupo de motociclistas amigos. Ambos com 29 anos utilizam motocicletas há dez anos e participaram do teste com a Harley-Davidson 883 Roadster. "Ela parece pesada, mas na hora que acelera fica leve e muito fácil de pilotar. O que realmente está mal resolvido é a posição da pedaleira, muito atrás e atrapalha na hora de colocar os pés no chão. Levar garupa...nem pensar", afirmou definitivamente Paola. Seu marido Marcelo concorda e complementa: "O câmbio é excelente, com engates muito precisos e suaves. Ela é realmente muito leve e divertida para pilotar".
Arthur Silva Santos é bancário e usa sua Yamaha Fazer 250 todos os dias. Sem o costume de andar com motos custom, muito menos de grandes cilindradas, Arthur estranhou bastante a HD 883. “Achei o banco muito desconfortável e as suspensões muito duras, sensíveis a qualquer irregularidade do piso”. Unanimidade de opiniões, a posição das pedaleiras também foi criticada por Arthur. O casal de advogados e motonliners Marcelo Guimarães Francisco e Paola Guimarães costuma aproveitar os finais de semana para passear com sua Yamaha Midnight Star junto com o grupo de motociclistas amigos. Ambos com 29 anos utilizam motocicletas há dez anos e participaram do teste com a Harley-Davidson 883 Roadster. “Ela parece pesada, mas na hora que acelera fica leve e muito fácil de pilotar. O que realmente está mal resolvido é a posição da pedaleira, muito atrás e atrapalha na hora de colocar os pés no chão. Levar garupa…nem pensar”, afirmou definitivamente Paola. Seu marido Marcelo concorda e complementa: “O câmbio é excelente, com engates muito precisos e suaves. Ela é realmente muito leve e divertida para pilotar”.

Consumo

Para um motor de quase 900 cilindradas movimentando uma moto de 250 Kg a média de 19,23 Km/litro pode ser considerada muito boa, mesmo sendo indicada apenas a gasolina premium. A Harley-Davidson fez um excelente trabalho no mapeamento da injeção eletrônica, combinando com os catalizadores duplos nos escapes.

Consumo

Consumo

Ficha técnica Harley-Davidson XR 883 R

Ficha técnica Harley-Davidson XR 883 R

 

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