Teste da Harley-Davidson XR 1200

Inspirada nas motos de dirt-track, a XR 1200 tem motor nervoso e ciclística esportiva

Se no seu imaginário as motos Harley-Davidson remetem a uma longa estrada, a uma relaxada posição de pilotagem e a uma tocada sem pressa, esqueça a XR 1200. Não é o modelo para você. Disponível agora nas concessionárias da marca no Brasil, essa Harley “esportiva” aposta em um motor mais potente e uma ciclística boa de curva para conquistar os fãs de adrenalina. E também para desagradar os harleyros mais tradicionais.

Pois, do visual ao desempenho, essa Harley XR 1200 difere de outros modelos da marca americana. Sem cromados e outros adereços, com rodas de liga-leve pretas e escapamentos de visual racing, a XR 1200 buscou inspiração nas motos de dirt-track, corridas em circuitos ovais de terra populares nos Estados Unidos.

Basta subir na moto e perceber que o guidão mais aberto e as pedaleiras recuadas deixam de lado também a tradicional posição de pilotagem custom. Montado na XR 1200, o piloto fica mais ereto e instigado a acelerar.

Uma Harley “fuçada” A tarefa de acelerar é ajudada pelo motor Evolution “fuçado” que equipa a XR 1200. Originário da linha Sportster, esse V2 de 1.200 cc tem dutos retrabalhados e cabeçotes com refrigeração a óleo, além de uma maior taxa de compressão (10,0:1). O resultado são 90 cv de potência máxima. Não é um número impressionante, mas já diferencia esse Evolution de outros da linha Sportster. Assim como o torque de cerca de 10 kgf.m já nas 4.000 rpm que, acreditem, é capaz de levantar a roda dianteira. Mas a Harley não mexeu apenas no motor, fez também adaptações no chassi da XR 1200. Diminui o ângulo de cáster e encomendou suspensões da marca Showa – na dianteira, garfo telescópico invertido (upside-down) com 43 mm de diâmetro e, na traseira, dois amortecedores sustentam a balança oca feita em liga de alumínio.

Combine essa suspensão invertida com os freios de alto desempenho da marca Nissin, com dois discos de 292 mm e pinça de quatro pistões na dianteira, e você vai experimentar o melhor trem dianteiro em uma Harley de série. Fazendo dessa XR 1200 – pasmem – uma moto boa de curva. Calma. Não se trata de uma naked ou esportiva, mas uma Harley que permite apontar a trajetória na curva, deitar sem medo e sem “esparramar” o pneu dianteiro. Aliás, os pneus também são dignos de elogios: um par de Dunlop Qualifiers D209, especificamente desenvolvidos para ela, que garantem a aderência necessária para brincar nas curvas.

Estilo Racing Além do motor nervoso e da ciclística mais ágil, a XR 1200 diferencia-se pelo visual. O tanque remete às pistas com detalhes imitando uma bandeira quadriculada. A rabeta é curta e as rodas de liga-leve são pintadas em preto. Os escapamentos não são iguais à Sportster daquele seu vizinho careta. São dois grandes canos mais altos, idênticos às vitoriosas XR 750 de corrida. E ainda por cima liberam espaço para se abusar nas curvas para a direita.

O painel de instrumentos, assim como o restante, segue o visual esportivo. Tem um mostrador redondo maior que traz o conta-giros e hodômetros digitais, além de outro menor, digital, que mostra a velocidade. Assim, sem muita frescura e adereços. Posicionada entre a linha Sportster e Dyna, a XR 1200 está disponível nas cores Vivid Black, Mirage Orange Pearl e Pewter Denin. Uma Harley-Davidson diferente e boa de curva, a “esportiva” XR 1200 tem preço sugerido de R$ 39.900.

 

FICHA TÉCNICA
Motor: Dois cilindros em “V”, Xl Evolution, refrigerado a ar
Capacidade Cúbica: 1202 Cm³
Diâmetro X Curso: 88,9 mm X 96,82 mm
Potência Máxima: 90 Cv (Rotação n ão divulgada)
Torque Máximo: 10,2 Kgf.m @ 4000 Rpm
Sistema de Alimentação: Injeção eletrônica de combustível seqüencial (ESPFI)
Taxa de Compressão: 10,0:1
Sistema de Partida: Elétrica
Câmbio: Cinco velocidades
Transmissão Final: Correia dentada
Capacidade Do Tanque: 13,25 Litros
Chassi: Aço tubular de seção circular
Suspensão dianteira: Telescópica invertida, com 125 mm de curso
Suspensão traseira: Amortecedores hidráulicos com regulagem de pré-carga, com 89 mm de curso
Freio Dianteiro: dois discos de 292 mm, com pinça de quatro pistões
Freio traseiro: disco simples de 260 mm, com pistão simples
Pneu dianteiro: Dunlop Qualifier D209 120/70 Zr 18
Pneu Traseiro: Dunlop Qualifier D209 180/55 Zr 17
Dimensões (C X L X A): 2170 mm X 927 mm X 1145 mm
Distância entre-eixos: 1518 mm
Altura do assento: 774 mm
Distância Do Solo: 148 mm
Peso em ordem de marcha: 263 Kg
Cores: Vivid Black, Mirage Orange Pearl E Pewter Denin
Preço: R$ 39.900,00

 

Fonte: Texto: Arthur Caldeira - Fotos: Caio Mattos / Agência INFOMOTO

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