Honda NX 400i Falcon

Honda NX 400i Falcon
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Sobre a Honda NX 400i Falcon
Lançada em setembro de 1999, em substituição à NX 350 Sahara, a NX4 Falcon teve poucas alterações ao longo de sua existência. A Falcon ficou praticamente sozinha num segmento entre as trail e as urbanas e agradou a uma legião de fãs com seu motor de um cilindro, muito torque e suspensões de longo curso, ideais para enfrentar os muitos buracos das cidades brasileiras. Essa versatilidade deu à ela boa fama no uso policial. Apesar de ter sido descontinuada em 2009, a Honda relançou-a em 2012, já com injeção eletrônica de combustível e freios com ABS, com o nome ligeiramente modificado para NX4 Falcon 400i. Seu último ano de fabricação foi 2015.

Ficha Técnica

Cilindrada: 397
Tipo de Motor: 4 tempos
Arrefecimento: Ar
Combustível: Gasolina
Potência Máxima: 28.70 cv a 8.500 rpm
Torque Máximo: 3.27 kgf. m a 6.000 rpm
Transmissão: 5 marchas
Injeção: Eletrônica
Suspensão dianteira: Garfo telescópico convencional, 215 mm de curso
Partida: Elétrica
Ajuste da suspensão dianteira: Sem ajuste
Chassi: Aço
Suspensão traseira: Monochoque com Link, 180 mm de curso
Peso (seco): 157
Comprimento: 2162
Largura: 789
Altura: 1222
Altura do Banco: 850
Distância entre Eixos: 1433
Pneu Dianteiro: 90/90 – 21M/C (54S)
Pneu Traseiro: 120/90 – 17M/C (64S)
Capacidade do tanque: 15,3 litros
Ajuste da suspensão traseira: Pré-carga
Balança: Convencional

Outras Versões

NX 4 Falcon 400:   2000
NX 400i Falcon:   2015 / 2014 / 2013 / 2012
NX 400i Falcon Africa Twin:   2015 / 2014
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Todas as Avaliações da Honda NX 400i Falcon

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Prós:
Contras:
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Dei umas voltas
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Terra
Quilometragem:
0
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 20/02/2021
SIM
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Classificação
Comentários:
Tenho uma Falcon 2006 (carburada, lógico), e optei por ela justamente porque queria algo a mais que 250cc, e estava disposto a comprar uma moto usada (tive duas motos antes que comprei usadas e nunca tive problemas.. é só escolher com muita paciência, sem pressa). Comprei a minha com 9 mil km, toda original (pneus, relação, vela, bateria, etc), agora está com 25 mil km. Seguem abaixo as minhas impressões após 2 anos de uso:

- A Falcon é tipo "todo terreno" e encara estradas de terra, buraqueira, areia, pista molhada, etc.
- Pode ser comparada à Lander, XRE, Tenerezinha, Tornado, bem como à motos maiores como XT600, 660, DR600, etc.
- A NX4 é uma moto ótima para percorrer longas distâncias com conforto, sem pressa (velocidade de cruzeiro é 110km/h).
- A posição de pilotagem deixa o piloto com disposição para rodar até secar o tanque (a autonomia é de 300km com um tanque, que tem capacidade de 15litros, depois de uns 280km é melhor parar no primeiro posto, para não ter pane seca hahaha)
- Se vai rodar por trechos com mais de 300 km sem postos para abastecer pode ser adaptados tanques plásticos de até 24 litros, à venda em muitos sites.
- A Falcon não é uma esportiva ou naked ou similar! não adianta querer rodar acima de 150km com uma Falcon original que não vai (até se atinge 150, 160km, mas a perda de estabilidade é grande, e o consumo maior ainda).
- A velocidade de cruzeiro dela é 110km/h, sobrando fôlego para ultrapassagens, tanto em subidas, engarupado, com báu, etc (o grande diferencial da Falcon contra as motos 250cc é seu torque, perdendo só para motos maiores, claro)
- O consumo médio dela é 22km/l, andando até 110km/h (rodando junto com uma Titan já fiz mais de 25km/h.. numa média de 80km/h) (mas já fiz tb 15km/l, rodando acima de 130km/h, com vento contra.. tudo depende da mão do piloto).
- Quando desligada, o óleo do motor se deposita em num reservatório, do lado direito do tanque. De forma que sempre que precisar usar a Falcon, e ela estiver a mais de 4 ou 5 horas desligada, é preciso acionar o afogador para ligá-la e esperar uns 2 minutos para o óleo rodar pelo motor e esquentar um pouco (isso é regra, é completamente normal, se não fizer isto começam aparecer problemas de mecânica).
- O custo de manutenção da Falcon condiz com o seu tamanho: não é uma 150cc, também não é uma 250cc, mas também não é um 600cc ou 660cc (conseguem compreender o raciocínio lógico? rsrsrsrs)
- Precisa trocar a bateria 1 vez por ano (coisa normal).
- Pneu traseiro (original pirelli) durou 15 mil km
- Pneu dianteiro (original pirelli) durou 20 mil km)
- O valor de mercado já estabilizou depois que parou a produção nacional, sendo que o mercado vende e troca fácil as usadas, sem grande desvalorização (agora com o lançamento da Falcon i.E é melhor esperar para ver se as usadas vão ser valorizadas ou não).
- No verão o calor do motor incomoda a perna direita do piloto (quando se está de bermuda, o que não é aconselhável usar ao pilotas uma moto, certo?).
- É ótima para encarar uma estrada de terra, brita, areia, etc... mas não queira entrar na lama com a Falcon: é uma moto pesada e alta, não foi feita pra isso (se quer encarar lama compre uma Lander ou Tornado).

A moto no geral é um excelente custo benefício (com 15 mil reais dá pra uma Falcon com baixíssima km, dois conjuntos de capacetes, botas, luvas e roupas de cordura de boa qualidade, e ainda sobre dinheiro para equipar a moto com bauleto, pedaleiras, mata-cachorro, alforges e pegar estrada).

Na cidade é muito ágil, e uma das motos mais eficientes para transpor o trânsito, ruas alagadas, obstáculos, aclives, etc.. até mais eficiente do que motos de maior CC como a Versys, XTs, etc. Na estrada é uma boa pedida para um casal, que leva muita tralha e prima pelo conforto ao invés da velocidade, mas tem grana para comprar uma GS ou XT.
Prós:
Conforto, dirigibilidade, posição de pilotagem e torque: ótima combinação tanto para encarar longos trechos de estrada quanto para o dia-a-dia na cidade;
Durabilidade, confiabilidade, mecânica simples e facilidade de encontrar peças de reposição originais e paralelas (é honda né);
Sobra potência para trânsito urbano; o motor responde rápido ao acelerador.
Contras:
Consumo relativamente alto para uma 400cc (média de 22 km/l rodando à 110km/h, acima dessa velocidade o consumo vai aumentando...);
Vibração e perca de estabilidade acima de 130km/h (não é uma moto feita pra correr né);
Painel analógico (que com alguns reais investidos pode ser trocado por um painel digital de tornado e tá superado o "contra").
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada
Quilometragem:
25000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
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Classificação
Comentários:
Tenho uma Falcon 2000, comprei com cerca 54.000 Km por um bom preço. Após 6 meses com ela e mais de 20.000 km rodados avalio como um ótimo negócio.

Assim que comprei tive que dar aquela geral, pois a moto já tem 15 anos e como sempre estou na estrada não quero passar por apuros. Troquei os 2 pneus, pastilhas e discos de freio, óleo e filtro, filtro de ar, escapamento esportivo, vela, etc. A moto vem se mostrando muito confiável e nunca me deixou na mão, exceto semanas atrás que por causa de uma gasolina duvidosa a moto começou a engasgar e perder potência, mas foi prontamente resolvido quando abasteci em outro posto.

Muito boa para viagem com garupa. Isso se o intuito for curtir a estrada sem pressa, pois vibra muito acima dos 110 Km/h. Sinto falta da 6ª marcha, já que estava acostumado com ela na minha CB 400. Estou pensado em trocar o pinhão para ver se ajuda um pouco (se alguém já tiver feito isso, deixa um comentário com a avaliação).
Prós:
Excelente torque, boa em retomadas e ultrapassagens.
Facilidade para peças e manutenção com preço bem acessível;
Boa para uso urbano e viagens mais longas com garupa e bagagem;
Freio muito bem equilibrado.
Contras:
Vibração acima dos 110 km/h;
Falta 6ª marcha;
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada
Quilometragem:
72000
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 03/03/2022
SIM
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Classificação
Prós:
Torque, moto ágil no trânsito, aerodinâmica, moto bonita e possui bom desempenho.
Contras:
Parte elétrica, crônico na Falcon. SÓ.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
27000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 14/11/2022
SIM
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Classificação
Prós:
Confortável, econômica (consumo entre 23km/l e 28km/l cidade - estrada), as peças são muito fáceis de encontrar e baratas geralmente compatíveis com outros modelos populares da Honda. Motor responde bem até 120km/h em uma ultrapassagem, mas tb não passa muito disso.
Contras:
Velocidade máxima fica entre 130 e 140km/h.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada
Quilometragem:
16000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 24/01/2022
SIM
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0 pessoa gostou
Recomendo
Classificação
Prós:
A moto é um trator, torque, resistência, confortável. Dirigibilidade e suspensão acertadas. Vai bem em viagens de até 500km.
Contras:
Consumo e vibração do motor mono. Fique atento ao óleo pois é complicado de acompanhar a medição. Siga o manual.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
52000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 30/05/2023
SIM
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779 pessoas gostaram
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Classificação
Prós:
Muito conforto e segurança na pilotagem dentro de cidade.
Contras:
Consumo muito alto, e muita vibração do motor.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
23000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 10/04/2023
SIM
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753 pessoas gostaram
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Classificação
Comentários:
Tive uma Falcon 2000 por 02 anos e nunca tive problemas com ela. Fui a Machu Picchu e voltei sem nada a reclamar. Adquiri ano passado uma Falcon Injetada e náo tive muitas alegrias com ela. O motor perdeu vivacidade embora pouca coisa mais econômico. Na revisão dos 3.000 km deixaram faltar um litro de óleo e o motor fundiu. A garantia não cobriu. Agora com 8.000 km queimou a bomba de gasolina. Prejuízo de R$ 950,00 pois a garantia venceu. Aliás leiam bem o manual pois tudo não pode com ela. Nem gasolina aditivada e tem q olhar o óleo todo dia. Uma moto que parou no tempo e a Honda sabe disso, pois preparou bem o manual do proprietário para jogar toda a responsabilidade para o proprietário.
Prós:
Posição de dirigir.
Contras:
Projeto antiguado, fragilidade do conjunto, baixa potência, alto consumo.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Estrada
Quilometragem:
8500
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
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Recomendo
Classificação
Prós:
dirigibilidade, conforto , boa cara encarar trechos de cidades ou até mesmo de trilhas ( Feita pra isso ) Peças facil de encontrar manutenção em um preço justo
Contras:
O que mais irrita mesmo é o peso no guidão fora isso .. :)
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
19000
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
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Recomendo
Classificação
Prós:
A moto é tudo o que falam é mais um pouco, sou feliz proprietário da Falcon tem mais de 1 ano, é quase 40mil km, uso a moto no dia a dia, então serei bem sincero em relação a ela sem hipocrisia... Vamos lá
1 ponto positivo e sem dúvidas o melhor CONFORTO
O piloto tem um nível de conforto muitoooo alto pra categoria dela, não me recordo de uma moto na mesma faixa de preço que vá entregar o conjunto de suspensão dela com o banco largo que ela oferece(paguei 7.500.00 na minha em 2017), no dia a dia simplesmente não cansa nada, vai muito bem no trânsito, em rodovia e encara um fora de estrada tranquilo, já andei de garupa nela é até mesmo assim é possível ter um certo conforto...ou seja é moto pra todo terreno
2 ponto MOTOR DE 400CC : seu motor monocilíndrico de 400cc é muito gostoso no trânsito urbano com respostas beem rápidas em baixa rotação, em saídas de semáforo praticamente nenhuma 300cc sai junto com ela, é pra quem gosta de levar garupa, o torque que ela entrega faz bonito em relação as motos da mesma faixa de preço (Lander, XRE , Ténéré dependendo do ano é lógico) , todo mundo que não tem Falcon acha pequena a velocidade final que ela entrega ( varia de 155 à 160 de painel) mas veja bem ela tem beem mais facilidade de manter uma velocidade de cruzeiro de 120km ou até mesmo chegar nesse final do que as concorrentes, já houve casos que eu com garupa andava mais rápido do que concorrente sem garupa, isso vale pra rodovia com vento forte, e subidas ... Na prática essas 100cc a mais que ela tem fazem diferença
3 ponto CUSTO DE MANUTENÇÃO
nunca tive uma 250cc, pulei da cg para a NX 400... Porém não me assustei com nada, troca de óleo custa em média de 50-60 reais óleo + filtro sendo realizada de 1500 à 1500 km, pneus e relação,são mais baratos do que de uma fazer 250cc por exemplo até agora nada foi difícil de achar ou extremamente caro
Contras:
Como eu disse não serei Hipócrita
1 Ponto negativo CARBURADOR: Nada contra esse sistema de alimentação, pelo ao contrário gosto das caburadas, porém muita das vezes você não acha quem saiba fazer o serviço correto de manutenção, eu passei por 3 oficinas até achar uma boa, a Falcon apresenta um probleminha de caburador com o tempo, o cilindro do pistonete arranha fazendo com que o pistonete não suba, assim a moto não entrega total força quando precisa, tem várias soluções, mudar o caburador de vácuo para mecânico, tem que faça polimento do cilindro ou mesmo do pistonete, ou a melhor solução trocar o pistonete, por um original Honda de preferência, geralmente o problema some, isso tambem acontece com Twister Strada tornado e etc... E geralmente é necessário dar manutenção de 6 em 6 meses no caburador , depende muito do uso, como eu uso todo dia, é nesse intervalo, gasta uma média de 30-50 reais, limpeza regulagem, aí se tiver que trocar diafragma, pistonete, sobe o valor, mais nada exorbitante...é por ser caburada, ela vai gastar combustível, melhor média foi de 22km é pior de 16 km, isso por que eu sou bem rigoroso ando sempre com caburador regulado e limpo, vela e filtro novo, dizem que ela tem consumo de 600cc, realmente essas novas 600 injetadas tem o mesmo consumo que ela, porém não conheço uma 600cc caburada que seja beem mais econômica que ela...
2 ponto negativo A FALTA DE UMA SEXTA MARCHA
o giro do motor em altas rotações fica bem alto, isso aliado com o caburador e sua altura, fazem com que ela tenha esse consumo que as vezes assusta quem acabou de sair de uma 125-150cc por Exemplo, ela também não é tão boa pra altas velocidades como uma naked, ela consegue alcançar 155-160 , porém acima de 130 você já sente um certo desconforto, como se a moto estivesse brigando contra o vento, não cortando ele, geralmente eu ando à 110-120 , aí quando necessário enrolo o cabo, realizo a ultrapassagem com segurança, pois a 110-120 ela ainda tem força pra realizar tal ato rápido,é volto para velocidade normal de cruzeiro..
No meu ver esses são os dois pontos negativos principais, pois o resto não me incomoda, tais coisas como coletor de escape esquentar muito, motor vibrar em alta, precisar completar o óleo e etc
Resumindo se você é o tipo de cara que gosta de cuidar da moto e não se importa com consumo, a Falcon é uma excelente escolha, muito gostosa de pilotar, respostas rápidas em baixa agilidade custo de manutenção barato, é um custo benefício excelente hoje em dia, média de preço de 6500-9000 dependendo do ano e estado de conservação ! Indico totalmente
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano
Quilometragem:
40000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 07/03/2023
SIM
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