Kawasaki ER 6N

Kawasaki ER 6N
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Sobre a Kawasaki ER 6N

A Kawasaki ER 6N foi lançada na Europa em 2005. Aqui no Brasil, a moto foi apresentada no Salão das Duas Rodas de 2009, já na versão 2010. Desde então, o modelo sofreu alterações, mas não perdeu a identidade: quadro exposto, amortecedor traseiro montado na horizontal e motor de dois cilindros paralelos alimentados por injeção eletrônica. Estas são as características que formaram a sua marca registrada!

Kawasaki ER 6N: ficha técnica, fotos, vídeos, consumo

Com suas linhas extravagantes, a Kawasaki ER 6N chegou ao mercado brasileiro chamando atenção, graças ao farol vertical e referidos quadro em treliça e amortecedor traseiro exposto. 

Em 2013, ganhou mudanças leves no quadro, suspensões, guidão, painel e posicionamento do tanque de combustível. E desta forma, a moto permaneceu até deixar de ser produzida em 2017, quando acabou sendo substituída pela Z 650.

Aqui no Brasil foram fabricadas duas versões da motocicleta naked, a padrão (standard) e ABS. Quando chegou no mercado, a Kawasaki ER 6N teve preços divulgados na faixa dos R$ 25.500. O que aliado ao seguro mais barato que uma quatro cilindros, faz da moto uma das mais atraentes do seu nicho.

Em todas as suas versões, a moto tem motor de dois cilindros paralelos com 649 cm³ de capacidade cúbica, refrigeração líquida e duplo comando de válvulas no cabeçote. Um propulsor com potência de 72,1 cavalos a 8.500 rpm e 6,5 kgf.m de torque a 7.000 giros. 

E embora sua fama tenha como destaque o desempenho, a ER 6N oferece também autonomia satisfatória. Com seu tanque de combustível com capacidade para 16 litros, o modelo tem consumo que fica na média de 20 km/litro. Claro, dependendo do ritmo de pilotagem.

O modelo ainda tinha pneus Dunlop SportMax Roadsmart 120/70ZR17M/C na dianteira e 160/60ZR17M/C na traseira - que se mostravam bem adaptados ao modelo. Essa linha de pneus da Dunlop tinham duplo composto, que são duros no centro e médios nas laterais - voltados mais a durabilidade e pilotagem na chuva do que a desempenho.  

Conjunto Kawasaki ER 6 N

O conjunto Kawasaki ER 6 N conta com dois discos dianteiros de 300 mm em formato de pétala e o disco traseiro de 220 mm em formato de pétala. Um grupo que garante uma excelente capacidade de frenagem ao modelo naked.

Em sua última reestilização, 2014, o modelo ganhou painel de instrumentos mais moderno, com conta-giros analógico e velocímetro digital com iluminação backlight em LED’s azuis. O display LCD multifuncional, no qual está inserido o velocímetro digital, também possui iluminação backlight azul.

Além disso, a injeção eletrônica também foi ajustada para respostas mais suaves (especialmente abaixo de 4.000 rpm). O que contribuiu para um caráter de rápida elevação de giros da ER-6n a partir de 2014.  

No entanto, em 2017, uma nova moto lançada durante o Salão de Milão (EICMA 2016) veio substituir a ER-6n. A Kawasaki Z650 chegou equipada com motor bicilíndrico em paralelo de 649 cc – o mesmo utilizado na Ninja 650 com 68 cv de potência e torque máximo de 6,7 kgf.m, distribuídos em 185 kg. A novidade chegou completando a linha “Z”.

Ficha Técnica

Cilindrada: 649
Tipo de Motor: 4 tempos
Arrefecimento: Líquido
Combustível: Gasolina
Potência Máxima: 72.10 a 8500 rpm
Torque Máximo: 6.70 a 7000 rpm
Transmissão: 6 marchas
Injeção: Eletrônica
Suspensão dianteira: Garfo telescópico, 41 mm de diâmetro e 120 mm de curso
Partida: Elétrica
Ajuste da suspensão dianteira: não
Chassi: Aço
Suspensão traseira: Monolink, 125 mm de curso com ajuste de pré carga de mola
Peso (seco): 174
Peso em movimento: 211 (MVOM)
Comprimento: 2110
Largura: 770
Altura: 1180
Altura do Banco: 805
Distância entre Eixos: 1410
Pneu Dianteiro: 120/70ZR17M/C (58W)
Pneu Traseiro: 160/60ZR17M/C (69W)
Capacidade do tanque: 16
Ajuste da suspensão traseira: Pré carga de mola
Balança: Convencional

Outras Versões

ER 6N:   2017 / 2015 / 2014 / 2013 / 2012 / 2011 / 2010 / 2009
ER 6N (ABS):   2017 / 2015 / 2014 / 2013 / 2012 / 2011 / 2010
ER-6N:   2017 / 2015 / 2013 / 2011 / 2010
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Todas as Avaliações da Kawasaki ER 6N

Recomendo
Classificação
Comentários:
Excelente moto para uso diário acelera que é uma beleza, com viro o da direita abro aquele sorriso, com bom consumo, excelente para o transito pesado do Recife, bonita a minha laranja então é muito bonita, com bastante tecnologia embarcada é muita gata de uso diário, tenho mais duas na garagem mas ela e minha moto do dia a dia.
Prós:
Ergonomia, motor, suspensão, tamanho, consumo, custo benefício.
Contras:
Uma certa dificuldade de assistência técnica. Posição da pedaleira, podia ser mais central.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Estrada
Quilometragem:
6000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 30/06/2021
SIM
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1 pessoa gostou
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Classificação
Prós:
Estou a 1 mês com a moto, mas é muito boa, muito forte, arrancada bruta não falta força quando precisa, designer lindo antes de pegar a ER6-N estava a procura de Street triple ou Ducati ambas motos lindas, mas em comparação a ER6-N entrega mais torque e potência em comparação a cilindrada, com isso mais o valor sem menor optei pela compra , recomendo muito para que esta procurando uma moto na faixa dos 25a30k desta cilindrada vale muito a pena a experiência.
Contras:
Consumo pode se dizer mas pelo o que entrega está dentro do esperado, vibração em baixas rotações encomoda um pouco, mas acostuma é o restante compensa.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Estrada
Quilometragem:
15700
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 08/11/2021
SIM
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0 pessoa gostou
Recomendo
Classificação
Comentários:
Moto gostosa, mais que o necessário para um brasileiro, talvez nao agrade quem busca muita velocidade final mas o
Conjunto, beleza e o bom torque compensa ela nao dar tanto essa esportividade. No geral, adorei a moto, por 20 mil se consegue
comprar uma moto que tem abs, faz de 0-100 em aproximadamente 4 segundos e passa dos 200km/h. O ronco dela nao é como um 4 cilindros logicamente, mas quando ccomeça a gritar fica lindo também
Prós:

Moto muito confortável e boa em baixas rotações, nao peguei estrada mas deve andar que é uma beleza.
Muito bonita e chamativa ainda mais a laranjinha q andei.
Contras:
Nao consegui esticar muiTO a moto, estava na cidade, mas me deu a impressão de ser meia
fraca em giro alto, principalmente por eu ter feito o teste na fz6 um dia antes, a qual é um canhão quando o giro sobe heheh.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Dei umas voltas
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Pista
Quilometragem:
0
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 20/02/2023
SIM
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11 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Comentários:
Na minha opinião é a moto ideal para uso urbano. É mais bonita que a Suzuki Gladius, e dá bina na CB500 até de olhos fechados. Na estrada, anda fácil junto com XJ6 e hornet, mas perde para a Hornet em velocidade final ( mas ganha na arrancada ). A relação custo benefício é muito boa, e o único ponto que deixa a desejar são os freios ( minha er6n não tem ABS, mas acredito que mesmo nesse modelo os freios não são bons, já que os discos e as pinças são os mesmos).
Prós:
* Visual imbatível !
* Guidom esterça mais do que todas as concorrentes
* Fina/estreita, é perfeita para uso urbano transmitindo segurança nos corredores.
* Torque animal. Até hoje deixo a frente subir na saída do farol. Na saída de curva as hornets ficam a ver navios, mas elas retomam a dianteira nas retas :-(
* Muito boa para curvas (baixa, média e alta velocidade), com muita estabilidade e segurança.
* Por incrível que pareça, dá para pilotar esportivamente. Moto surpreendente.
* Da pau na Xj6 na arrancada e anda junto de final
* Banco do piloto e do garupa são confortáveis
* Painel bonito e moderno

Contras:
* Os freios não são bons. O freio da frente principalmente é borrachudo quando comparado à outros modelos da mesma marca;
* O tanque fino ajuda na cidade mas prejudica na pilotagem esportiva, pois é difícil firmar o corpo com os joelhos (eles escorregam) principalmente nas frenagens bruscas;
* O ronco do motor é feioso (2 cilindros);
* Os suportes das pedaleiras são frágeis;
* O consumo é muito alto para uma 2 cilindros. De forma alguma a moto atinge o consumo informado pelo fabricante;
* Possui muitos detalhes em plástico, e alguns deles não passam a sensação de serem de boa qualidade;
* Por ser 2 cilindros, a moto vibra bastante. Não chega a atrapalhar, mas você sente a diferença em relação as 4 cilindros.
* Poucas concessionárias e todas muito careiras;
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Estrada
Quilometragem:
4000
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 13/04/2023
SIM
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13 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Prós:
Moto muito boa são 650cc em um motor bi-cilíndrico tem torque e força em baixas rotações exemplo disso é que de zero até 200km/h vai na frente da hornet de 4 cilindros e 104cv a hornet só passa depois da 5 marcha e 200km/h.
Se quiser economia no dia-a-dia e andar devagar passando marcha no máximo com 5 mil giros ela faz até 29 km/L acredite eu faz fiz isso várias vezes mas normal para mim é 17 km/L porque é gostoso demais acelerar com ela no transito e se viajar enrolando o cabo ela faz 14 km/l... ou seja, ela anda com força mas se quiser economizar é só acelerar menos o que não acontece com outras 4 cilicndros.
No transito ela manobra muito bem passa em todos os corredores e curva bem em pequenos espaços...não fico agarrado.
Menos visada por ladrões.
Uma excelente escolha na faixa de 20/22 mil uma moto com ABS e economia, não troco ela por hornet nem XJ6, pensei e avalie muito antes de comprar, com ela eu posso usar no dia-a-dia e ainda dar umas voltas no final de semana com hornet/xj6/street triple etc....anda junto tranquilo.

Contras:
Motor a Gasolina que utiliza combustível com no mínimo 90 octanas, solução é utilizar gasolina tipo C comum que é fiscalizada e bardahl max power que o preço por litro sai mais barato que usar podium ou v-power racing.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Utilitário (Trabalho)
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
10000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 17/04/2023
SIM
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20 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Prós:
Linhas modernas, torque, moto sem frescura, ideal para novos e experts.
Contras:
Seguro muito caro.
Ladrões gostam tanto dela como você.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Estrada
Quilometragem:
9000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 07/06/2023
SIM
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12 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Comentários:
Quando saí da Fazer 250 para a ER-6N levei um susto com a potência, mas depois de alguns dias andando com ela diariamente, me acostumei e passei a ficar muito à vontade com a moto. Uso no dia-a-dia, para ir e voltar do trabalho, em trânsito engarrafado na maior parte das vezes; já fiz algumas pequenas viagens com garupa, já dei algumas estilingadas (quem não gosta do barulho do 2 canecos tem que ouvir essa moto a partir de 7000 giros - o som muda, e a moto vira bicho). Onde as CGs passam, eu passo, sem trauma e sem dificuldade, e acompanho tranqüilamente os horneteiros nas rodovias. A única coisa que não fiz com essa moto foi levá-la para a pista, mas aí já não é a proposta dela. De resto, recomendadíssima.
Prós:
Agilidade absurda no dia-a-dia, porte de moto pequena e força de moto média, combinação perfeita
Relativamente econômica para a cilindrada, tenho feito entre 17,5 e 19 km/l na cidade; cheguei a fazer 21 km/l em estrada
Força disponível já em baixas rotações, não precisa "esguelar" pra bichinha ir com vontade; de novo ótima para o trânsito pesado
Intervalo de manutenção de 6000 km (conheço outras motos, maiores e menores, com intervalos de revisão de 3000 km, o que pode pesar no bolso)
Boa de curvas, boa de freio, boa de manobra em estacionamento, leve, enfim, uma moto que no trânsito pesado das nossas cidades, está em casa, perfeita para o dia-a-dia
Contras:
Pneu original horrendo, não tem aderência e não dura. Coloquei um par de Metzeler e parece que troquei de moto.
Desconfortável para a garupa em viagens (pedindo paradas a cada 50 ou 70 km para esticar os ossos), talvez um banco com mais espuma e mais largo ajudasse
Ruim para se colocar bagageiro, não há solução própria da Kawasaki; soluções da Givi são caríssimas, e outras alternativas menos caras destróem o visual da moto
Tanque poderia ter mais capacidade, mas isso é mais uma birra minha com a maioria das motos atuais do que propriamente um contra
Vento a partir de 130 km/h incomoda, mas isso é característica de todas as nakeds.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada
Quilometragem:
17000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 22/04/2023
SIM
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21 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Prós:
ótima dirigibilidade,tem força nas rotações medias e baixas.
Contras:
Consume muita gasolina e peças muito caras.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Estrada
Quilometragem:
12300
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Alto
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
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Recomendo
Classificação
Comentários:
Coloquei um escapamento esportivo na minha é o som ficou muito forte e alto, adorei.
Prós:
Força na arrancada e final, conforto, ótima moto, muito satisfeita, a moto anda muito bem na estrada e em cidades.
A moto me atente em todos os sentidos e chama muito a atenção.
Contras:
O farol baixo é muito forte, atrapalha porque todo mundo acha que você tá de farol alto. Sem escape esportivo muito silenciosa. Estrada de chão muita atenção. A motinha é bem pesada também.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Utilitário (Trabalho)
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
10000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Alto
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
Esta análise foi útil para você?
Recomendo
Classificação
Prós:
Muito fácil de pilotar;
Passa fácil pelos corredores;
Excelente torque na cidade;
Altura do banco muito bom;
Centro de gravidade baixo;
Farol bom;
Contras:
Contagiros digital de difícil leitura quando em aceleração;
Suspensão dianteira muito dura;
Pneus;
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Estrada
Quilometragem:
0
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
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