Kawasaki Ninja ZX 14

Kawasaki Ninja ZX 14
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Sobre a Kawasaki Ninja ZX 14
A Ninja ZX-14 possui um motor de 1352 cc, com mais de 200 cavalos de potência máxima. Apesar desta sua vocação para altas velocidades, a motocicleta apresenta uma pilotagem bastante confortável e aerodinâmica para que se possa ter um bom desempenho tanto nas maiores retas como nas curvas mais exigentes, com uma rápida resposta de aceleração e boa posição de pilotagem. Considerada uma das máquinas mais rápidas em duas rodas do mundo, a Kawasaki Ninja ZX-14 é reconhecida internacionalmente como uma das motocicletas preferidas daqueles que buscam o que mais de mais sofisticado e inovador em uma motocicleta. Motor O motor estreito, chassi monobloco e tanque de combustível afunilado, fazem com que o encaixe dos joelhos durante a pilotagem seja confortável. Características de Potência Domar 200 cavalos de potência é um desafio que os engenheiros da Kawasaki sentiram muito prazer em assumir. Uma injeção de combustível com alta precisão, trabalha juntamente com uma planta motriz refinada para um desempenho e prazer definitivos na pilotagem. Aerodinâmica Como uma empresa líder no setor aeroespacial, a Kawasaki desenvolveu um projeto preciso de aerodinâmica, sempre um fator chave na performance arrebatadora da Ninja ZX-14. As luzes de farol ultra-eficientes combinam perfeitamente com a parte frontal de baixo arrasto aerodinâmico. Poder de Frenagem fenomenal Os incríveis discos de freio ventilados de grande diâmetro da Ninja ZX-14, as pinças radiais frontais e um cilindro mestre de freio montado radialmente, permitem uma performance e sensibilidade incrível de frenagem. O sistema ABS instalado de fábrica oferece ainda maior segurança. Instrumentação O painel de instrumentos possui velocímetro e conta-giros dual analógico de fácil leitura. Um display digital de LCD multifunções inclui um marcador de combustível, indicador de posição de marchas, dois odômetros parciais, odômetro total e relógio. O uso da interface CAN (Controller Area Network) entre o painel e a ECU reduz o número de cabos e permite que um grande volume de informações (como por exemplo, o consumo de combustível) seja trocado. Escape O sistema de exaustão da Ninja ZX-14 melhora a personalidade e performance dominantes da motocicleta ao mesmo tempo em que estão de acordo com as rigorosas leis de emissões Promote 3. Design Uma luz de lanterna traseira em LED de alta intensidade atribui uma presença imponente para a Ninja ZX-14. Um assento generoso garante o máximo conforto para o piloto e seu garupa

Ficha Técnica

Cilindrada: 1.352,00
Tipo de Motor: 4 tempos
Arrefecimento: Líquido
Combustível: Gasolina
Potência Máxima: 193.00 a 9500 rpm
Torque Máximo: 15.70 a 7500 rpm
Transmissão: 6 marchas
Injeção: Eletrônica
Suspensão dianteira: Invertida
Partida: Elétrica
Chassi: Alumínio
Peso (seco): 0,00kg
Peso em movimento: 261,00kg (MVOM)
Largura: 760mm
Altura: 1170mm
Altura do Banco: 800mm
Distância entre Eixos: 1460
Pneu Dianteiro: 120/70ZR17M/C (58W)
Pneu Traseiro: 190/50ZR17M/C (73W)
Balança: Convencional

Outras Versões

Ninja ZX 14 (1400cc):   2014 / 2011 / 2009 / 2008 / 2007 / 2006
Ninja ZX 14R:   2014 / 2013 / 2012 / 2011 / 2010
Ninja ZX 14R (ABS):   2014 / 2013 / 2012 / 2011 / 2010
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Todas as Avaliações da Kawasaki Ninja ZX 14

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Comentários:
Achei o site, tendencialista. A ZX14, concorrente direta da hayabusa, está na geração 2 (ZX14R), tem 1.441cc, 210cv (ao passar dos 200/h) e torque cavalar de 16,6 Kg.f.m. (site kawasaki nacional, também errado) e uns poucos quilos a mais comparando a busa com ABS (apenas 1cv já carrega e sobra, neste Kgs a mais). Tudo atestado por dinamômetros e pista de teste (motos stock e pilotos profissionais com similar habilidades/físico, é claro). O site usa os dados da geração 1 da Kawasaki e Geração 2 da Busa, o que é errado e confunde os detalhistas e grandes apaixonados por motos que levam ao pé da letra. E deveria existir uma categoria "sport touring" para elas aqui no guia motonline. Possuem o DNA, mas não são totalmente esportivas. Lá fora chamam elas de Hypersports, o que para mim não faz sentido. H2R, Y2K, Tomahawk sim talvez possam levar uma classificação destas.

O texto da Hayabusa diz que é o top em frenagem/eficiência (nunca existiu uma moto... blá,blá,blá), mas esquece de dizer que as Hayas não tem controle de tração, só controle de potencia (pilotagem, portanto) e só ganhou ABS há 2 anos. A 14R tem ABS, controles de tração (desligáveis) e potencia. Não descontrola fácil nas arrancadas, nas saídas, nas curvas, não perde tão fácil a aderência do solo, mesmo com pneus frios e solo molhado. Dá para ter ótima performance em arrancada, sem ser especialista no controle da saída. É mais larga e carena/envolve melhor o piloto, o que para mim são vantagens, além de ter banco mais generoso ao passageiro (importante, para quem não é solitário ou tem consideração a parceira). E tem traseira de moto, não de fusca. Na 14R, muitas partes plásticas foram substituídas por alumínio para aguentar o rojão. Troca-se o óleo só precisando remover a carenagem inferior. O velocímetro também é mais preciso (menor erro de velocidade real) e consomem um pouquinho menos. Exceto por isto, todo o resto me faz sentido comparando a inúmeros reviews internacionais (de profissionais e usuários particulares).

Sim, a busa é uma puta e respeitosa moto, mas sejam justos e deem os dados corretos das duas ou vou pensar que o motonline é administrado por petistas. Confundir, manipular, mentir é especialidade deles.

Palavras de quem a muito tempo pesquisa detalhadamente a CBR XX Blackbird (sonho de adolescente), ZX14R, Hayabusa e Ninja 1000 Tourer (aqui, muito mais por conta das malas de série pensando em itens de trabalho). Em breve, uma delas será irmã de minha querida Sahara e XRE (a XRE talvez mude de dono... 3 impostos é dureza), cujo vão assumir o posto para chuva pesada, praia, terra, segundo veículo. A XX é a mais linda e a Zx14R traz o melhor dos dois mundos (Sport + touring). É a mais tecnológica e forte sport touring, e também belíssima ao meu gosto pessoal. Tourings puras podem até ter mais tecnologia extra associada (aquecedores de punho, som, conectores, ré etc), mas de modo algum podem ser comparadas a um trem bala.
Uma pena não termos a lindíssima Honda Interceptor VFR800, no Brasil. Aposto que seria o melhor CxB da categoria Sport Touring. Mas a zeta 14R é a top.

No entanto, quem vai mandar quando chegar o grande dia, será a oferta. A busa gen1 é feia de doer, está fora. Já uma busa gen2 é bonita (lateral e frontal) e pode ser um bom custo x benefício em tempos atuais quando se avalia cuidadosamente os preços atuais de mercado e facilidade de revenda caso se opte por esta potente máquina, semi-nova. Não mais a rainha das pistas (na verdade, nunca foi... a desconhecida ZX12R quem era à época), mas está sempre lá, entre as tops e com aquele emblema (kanji) japonês, lindão e único.

PS. adiciono que a 14R 2013 em diante, tem amortecedor de direção eletrônico (proporcional a velocidade) de série segundo o revendedor Kawasaki na Bahia. Fantástico, não é mesmo?? Pena elas estarem em falta por lá, queria já ir sentindo o drama. Mais um pouco e espero ser um feliz proprietário de uma... vamos ver!! Sol e chuva... nada de comprar para clubinhos, reboques, pick ups, zerinhos ridículos, cortando giro ou tirar ondinha como os no máximo "admiradores" de moto, o fazem.

PS2 (julho). Nesta adição, informo que fui a Kawa e Suzuki motos. A zx14R comprada em Salvador tem 50% de desconto em revisões (700,00), já incluso a material básico (óleo e filtros). Comprada fora custa incríveis 1.400,00. Segundo a kawa, o primeira documentação fica em torno de 1.600,00.
Já a Hayabusa tem primeiro emplacamento em torno de 900,00 e o segundo - 600,00. Revisão, mão-de-obra sem contar o material - 290,00 (me parece bem melhor importar o material e pagar a mão de obra na Suzuki). Na kawa, foram pouco atenciosos sobre informações e não usam Motul. Na Suzuki eu fui bem atendido, embora tenham tratado muito mal um amigo que queria parcelar em cartão de crédito parte de uma moto semi-nova (limite do cartão de 10.000,00 e o destrataram afirmando que moto suzuki é só para quem podia pagar. Comprou em outro lugar e a da suzuki continua lá encalhada).

Repito... isto são informações na Bahia. Talvez em outros Estados não seja o mesmo ao pé da letra. Estou prevendo que se arrematar uma 14R é preciso arrumar um mecânico particular e confiável a cada revisão. Ou investir em ferramentas talvez específicas para eu mesmo fazer serviços mais simples. Kawasaki tem fábrica no Brasil e mete o pau. Não parecem nem um pouco seguir os lemas apresentados no documentário da Discovery - a história da Kawasaki. Brasileiros são mercenários?
Prós:
Tudo. E conforme descrito acima, dentro das limitações (dou notas apenas no que posso avaliar). Há mais detalhes a respeito como a menor altura do assento (bom para baixinhos), entre-eixos consideravelmente curtos apesar do porte do motor/moto e outros detalhes, mas os considero impertinentes. O principal já está descrito. Não é à toa que a Kawa construiu uma máquina destas... era/é uma fabricante de aviões/navios antes de entrar no mundo das motos. Kawasaki Ninja ZX14R - Ultra Mega Power Mother Fucker.
Contras:
- A Performance Sport com akrapovic e suspensão ohlins poderia ser vendida por aqui, também.
- As cores revelam que a kawasaki não vende por aqui as mesmas 14R de fora. Sem atualizações, mesmo com fábrica no Brasil. Particularmente, não gostos de nenhuma das poucas cores disponíveis. Um repelente, apesar do lindo designe da moto.
- Brasileiros representando a marca no país são uma piada. Sequer conhecem bem a(s) moto(s) e são mercenários. Vão conseguir ultrapassar a má fama da J. Toledo?
- Preços de serviços são estratosféricos na Kawasaki. Querem ser tão exclusivos, que preferem motos encalhadas devido a absurdos no pós venda. Posso imaginar quanto cobrariam se um retrovisor quebrasse. Já não basta no Brasil se pagar três motos e levar uma, querem massacrar também no pós-venda !?
- O consumo poderia ser melhor trabalhado. No dia em que uma moto deste porte chegar a ao menos 25Km/L mantendo velocidade de cruzeiro a uns 150-160Km/h, sem dúvidas vai merecer nota 10.
- Me parece que o farol baixo não desliga. As luzes de estacionamento não são o suficiente para estarem ligadas a todo o tempo? São 6 lampadas ao todo... 4 ligadas a todo o tempo? Demais.
- Talvez bobagem, mas não gosto da cor das luzes do painel (ou computador de bordo...rs). Um azul claro seria perfeito. Ou cores selecionáveis e intensidade da luminosidade.
- Por fim, não sobre a moto mas sim a kawasaki. A pouca e péssima distribuição de lojas é um entrave para quem deseja uma Kawasaki, tanto na pré-venda quanto pós-venda. Bom para todos seria se trabalhassem melhor este problema. Fábrica aqui, já possuem.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Dei umas voltas
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada
Quilometragem:
0
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 26/04/2023
SIM
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50 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Comentários:
Moto dos sonhos para quem busca o máximo de performance em um motor: dá pau até em disco voador.
Prós:
A moto é um míssil em 2 rodas: acelera de forma indecente, e é muito boa nas curvas, transmitindo bastante segurança para o piloto. Na arrancada, deixa as hayabusas comendo poeira e dá mais de 300 por hora de top speed. Para quem quer gosta de acelerar forte, a moto é perfeita!
Contras:
Toda a potencia tem um preço: a moto pesa 265 kilos, e a posição esportiva de pilotagem castiga o piloto em trajetos urbanos. Só roda com gasolina pódium, senão o motor ficará engasgando o tempo todo. É uma diversão cara, mas VALE A PENA!
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Estrada
Quilometragem:
8000
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 21/04/2023
SIM
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16 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Prós:
Uma das melhores invenções do homem em 2 Rodas. Moto e incrível. Ao mesmo tempo que é um ANIMAL com 200 cvs, consegue ser dócil ao ser colocada em movimento. Conforto e ergonomia para piloto e garupa. Posição do piloto não é tão inclinada quanto da Haya, propiciando deslocamentos por distancias maiores com menos cansaço. Para mim foi amor a primeira vista. Quando vi apaixonei e comprei a primeira (verde) 2014. Vendi e comprei uma Preta/Verde que foi roubada (malas com cano). Agora estou indo para minha terceira. Estilo e design. Por não ser tão fácil de ser vista quanto a Haya, CHAMA ATENCAO aonde chega.
Contras:
Rede de concessionárias KAWA e uma piada de mau gosto, além do elevado preço praticado em pecas e mao-de-obra. Consumo um pouco elevado (poderia ser melhorado). Iluminação noturna (faróis) não muito eficientes. Iluminação do painel (cinza e preto) poderia ser com cores mais vivas (nesse item ponto pra Haya). Agora o pior de tudo foi terem encerrado a importação dela em 2014, pois a medida que o tempo passa diminui o numero delas nas ruas e fica mais complicado encontrar pecas de reposição. Todavia, como continua sendo fabricada no exterior, é possível encontrar, embora, dependendo da peça, com preço salgado e demora na entrega. De resto.... só ALEGRIA... por isso.... RECOMENDO !!!
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Estrada
Quilometragem:
38000
Manutenção:
Difício
Custo de Mantenção:
Alto
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 05/06/2022
SIM
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Recomendo
Classificação
Prós:
Essa máquina é um avião. Apesar da potência absurda, ela é muito dócil e está sempre à mão. Os freios param com uma precisão impressionante. Mas o que mais surpreende é o conforto. A posição de pilotagem, à primeira vista, pode parecer cansativa e forçada, mas é exatamente o contrário. É necessário algum período de adaptação, é verdade, depois do qual o corpo se encaixa com perfeição na moto e rodar várias horas, sem descanso, fica algo bastante fácil. A carenagem ampla e larga desvia com eficiência vento e chuva e protege os pés e as pernas. Enfim, o prazer que essa moto proporciona é imenso.
Contras:
É uma moto difícil. É preciso experiência para uma pilotagem segura e completamente prazerosa. Por ser muito larga e pesada, manobras em baixa velocidade são complicadas. O calor que a ventoinha do radiador e o motor jogam para as pernas é grande, mas logo se acostuma e isso acaba passando despercebido. Os manetes de freio e embreagem cansam as mãos se usados com constância, por causa do peso. O consumo é muito alto, mas algo esperado pra potência que o motor desenvolve. Há muita dificuldade para se encontrar acessórios, a maioria deve se importar. Porém ruins mesmo são os pneus originais Bridgestone Batlax, que não passam confiança, são péssimos de aderência, além de que desgastam excessivamente muito rápido, mesmo com um estilo de pilotagem mais tranquilo.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
4000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 10/04/2023
SIM
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24 pessoas gostaram
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Classificação
Prós:
O motor tem força de sobra em qualquer faixa de giros e não engasga em baixas rotações. O alto peso contribui para dar estabilidade. Os bancos são largos e confortáveis, sendo que o banco do piloto não é tão alto, facilitando para apoiar os pés no solo. O tanque é grande, fornecendo boa autonomia. O painel é bem completo e fornece ótima visualização sob qualquer condição de luminosidade. O funcionamento geral da moto é bastante macio e silencioso. Os grandes escapamentos são um show à parte. Os freios são potentes, condizentes com o peso do conjunto moto/piloto. O consumo é bom quando se mantem uma tocada tranquila. De maneira geral, é uma moto que exige experiência do piloto por sua grande potência e peso, mas que é bastante prazerosa de conduzir uma vez que se acostume a essas características.
Contras:
Os pneus Bridgestone originais são muito ruins – tem baixa aderência (acusada pelo indicador do controle de tração acendendo frequentemente), passam pouca confiança e tem péssima durabilidade, mesmo usando a moto com suavidade. O peso da moto atrapalha em manobras e exige muita experiência e atenção por parte do piloto. Os faróis iluminam mal, mesmo com todas as lâmpadas e refletores que a moto possui – o farol alto é especialmente decepcionante, servindo basicamente para pedir passagem e não para iluminar uma via à noite. A embreagem, mesmo sendo hidráulica, é pesada e torna-se cansativa ao se enfrentar trânsito intenso. O grande defeito crônico dessa moto é a tampa do tanque de combustível que tende a travar, dificultando ou até mesmo impedindo sua abertura (fiz contato com outros proprietários de ZX14 e pude perceber que o problema é generalizado.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
12500
Manutenção:
Difícil de encontrar
Custo de Mantenção:
Alto
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 14/06/2023
SIM
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