A série Bandit foi criada para substituir a série GS, encerrada em 1987. As GS tinham sido responsáveis pela popularização das motos japonesas nos Estados Unidos e as Bandits foram projetadas para dar continuidade ao legado. Desta forma, as primeiras novidades foram produzidas ainda em 1989, mas viriam ao Brasil apenas mais tarde.
Lembrando que a Suzuki é representada no Brasil pela J.Toledo da Amazônia. Uma operação oficial que só começou depois da abertura das importações, no início dos anos 1990. Desta forma, logo em 1994, a J.Toledo inaugurou sua linha de montagem em Manaus (AM).
Suzuki Bandit 650: ficha técnica, fotos, videos, consumo
As Bandit 600 e Bandit 650 estão entre os maiores sucessos da Suzuki no Brasil. Por aqui, foram precursoras de um segmento que em breve se tornaria febre nacional, a de nakeds médias de 4 cilindros, numa história escrita por ela e nomes rivais como CB 600F Hornet e XJ6, por exemplo.
Em 1995, a GSF 600 Bandit foi lançada no Brasil, equipada com motor tetracilíndrico de 599 cm³, com 80 cv de potência e 6,1 kgf.m de torque máximo, a respectivos 10 mil rpm e 7.800 rpm. O sistema roncava alto e era alimentado por quatro carburadores Keihin de 32 mm.
Em 2005, o modelo recebeu um upgrade e se tornou a Bandit 650. Essa nova geração trazia como principal novidade o motor com arrefecimento a líquido. Além disso, o novo conjunto passou a também a ser alimentado por injeção eletrônica.
Assim, a Bandit 650 desenvolvia 84,5 cv a 10.500 rpm e 6,27 kgf.m de torque a 7.850 rpm. O consumo médio girava em torno de 16 km por litro em uma tocada confortável no perímetro urbano. Já na estrada pode variar bastante, chegando a registrar 23,9 km/l em velocidade constante e despencando para aproximadamente 12 km/l em tocada esportiva.
Além disso, a nova Bandit tinha outras atualizações, como o visual renovado. Uma novidade que substitui o antigo farol redondo por um em formato oval, assim como o painel analógico deu lugar a um equipamento digital. Também foram adotadas novas carenagens laterais, rabetas e lanterna.
Versões da Suzuki Bandit no Brasil
No Brasil a família da Suzuki tinha opções para diferentes gostos e posições de pilotagem. Para a 650 havia as versões N (naked) e S (semi-carenada). Também existia a GSX 650 F, uma versão esportiva com carenagem integral.
Mas todas estas motos se foram quando a produção encerrou em 2016, sumindo sorrateiramente das concessionárias e sites. Além disso, para quem queria mais potência, a marca oferecia as Bandit 1200 e Bandit 1250.