Suzuki GSX R 1300

Suzuki GSX R 1300
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Satisfação Geral:
Dirigibilidade:
Visual:
Consumo:
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Performance:
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Sobre a Suzuki GSX R 1300
Nunca existiu uma moto com sua potência, capaz de lidar com as curvas de forma tão ágil e frear com tanta eficiência. A GSX1300R Hayabusa possui um motor quatro cilindros com refrigeração líquida e injeção eletrônica. Esse mecanismo, aliado ao catalisador e ao sensor de oxigênio instalados no sistema de exaustão, fazem com que atenda ao rigoroso padrão PROMOT 3 sobre emissões de gases. Essa máquina tem uma posição de pilotagem esportiva, que proporciona conforto para percorrer longas distâncias. O piloto pode escolher o modo de pilotagem de acordo com sua preferência através do sistema de Seleção do Modo de Pilotagem (S-DMS – Suzuki Drive Mode Selector).

Ficha Técnica

Cilindrada: 1.300,00
Tipo de Motor: 4 tempos
Arrefecimento: Líquido
Combustível: Gasolina
Potência Máxima: 197.00 a 9500 rpm
Torque Máximo: 15.81 a 7200 rpm
Transmissão: 6 marchas
Injeção: Eletrônica
Partida: Elétrica
Peso (seco): 0,00kg
Peso em movimento: 260,00kg (MVOM)
Largura: 735mm
Altura: 1165mm
Altura do Banco: 805mm
Distância entre Eixos: 1480
Pneu Dianteiro: 120/70 ZR17 M/C (58W), sem câmara
Pneu Traseiro: 190/50 ZR17 M/C (73W), sem câmara

Outras Versões

GSX R 1300 Hayabusa:   2018 / 2017 / 2015 / 2014 / 2013 / 2012 / 2011 / 2010 / 2009 / 2008 / 2007 / 2006 / 2005 / 2001 / 2000 / 1999
Hayabusa GSX 1300 RA:   2017
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Classificação
Comentários:
Moto pra quem $pode$, e tem juízo! Uma verdadeira lenda sobre rodas, não é a toa que praticamente desde 1999 ano do seu lançamento até nos dias de hoje é a mais veloz do mundo podendo superar os 320km/h, dá-le Hayabusa "O Falcão Peregrino que comeu o pássaro preto da Honda", que voe eternamente...
Prós:
Moto "dócil", pode ser pilotada por "qualquer" motoboy, mulher etc... tem a suspensão toda regulável que não dá sustos, transmite muita segurança e é muito suave quando se quer. Faz curvas muito... bem! Embora não pareça devido o seu tamanho e peso, até parece um trem sobre trilhos tamanha a segurança e estabilidade, torque "monstro" excelente para ultrapassagens rápidas, Não precisar ficar trocando marchas. você pode estar a 70km/h ou a 300km/h na mesma marcha, é aceleração sem fim na mesma marcha. Posição de pilotagem muito... mais agradável do que nas motos esportivas "comuns". "Baixo" consumo de combustível 15,5km/l, peças "baratas" pela internet. Ideal para viajar com garupa, proteção aerodinâmica 100%, estabilidade e força bruta em qualquer situação, freios excelentes, não dá problema "nunca", chama atenção sempre, seja pelas gatinhas ou em rodas de amigos e curiosos. Nas cidades do interior onde são raras de se achar parece até uma "espaçonave" faz o maior sucesso, todos olham, dá pra "pegar" até a mulher do prefeito. kkk A moto é incrível!!
Contras:
A moto em si não é barata, mas pra quem $pode$ não tem melhor! Um pouco "pesada" nos primeiros 5mim, pois já vem com amortecedor de direção que deixa o curvar parado (Manobrar) ou em baixa velocidade um pouco "diferente" mais lento (Não é ruim), isso só no início depois se acostuma e até se acha melhor assim. Tem as ponteiras em formato de gosto duvidoso, defeito de quase todas motos Suzuki. As ponteiras originais "escondem" o ronco forte e profundo de 1300cc de dar inveja até nas "7galo", o ronco com escapamento esportivo é de arrepiar "lindo demais", com o original é bom mas menos intenso. A moto é tão "gostosa" que pode inspirar acelerar aumentando o risco de multas, isto é mais uma característica do que um defeito. Pensei muito procurando defeitos, mas não achei realmente mais nada.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Estrada
Quilometragem:
9500
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 13/06/2023
SIM
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Classificação
Comentários:
Achei o site, tendencialista. A ZX14, concorrente direta, está na geração 2 (ZX14R), tem 1.441cc, 210cv (ao passar dos 200/h) e torque cavalar de 16,6 Kg.f.m. (site kawasaki nacional, também errado) e uns poucos quilos a mais comparando a busa com ABS (apenas 1cv já carrega e sobra, neste Kgs a mais). Tudo atestado por dinamômetros e pista de teste (motos stock e pilotos profissionais com similar habilidades/físico, é claro). O site usa os dados da geração 1 da Kawasaki e Geração 2 da Busa, o que é errado e confunde os detalhistas e grandes apaixonados por motos que levam ao pé da letra. E deveria existir uma categoria "sport touring" para elas aqui no guia motonline. Possuem o DNA, mas não são totalmente esportivas. Lá fora chamam elas de Hypersports, o que para mim não faz sentido. H2R, Y2K, Tomahawk sim talvez possam levar uma classificação destas.

O texto diz que a Hayabusa é o top em frenagem/eficiência (nunca existiu uma moto... blá,blá,blá), mas esquece de dizer que as Hayas não tem controle de tração, só controle de potencia (pilotagem, portanto) e só ganhou ABS há 2 anos. A 14R tem ABS, controles de tração (desligáveis) e potencia. Não descontrola fácil nas arrancadas, nas saídas, nas curvas, não perde tão fácil a aderência do solo, mesmo com pneus frios e solo molhado. Dá para ter ótima performance em arrancada, sem ser especialista no controle da saída. É mais larga e carena/envolve melhor o piloto, o que para mim são vantagens, além de ter banco mais generoso ao passageiro (importante, para quem não é solitário ou tem consideração a parceira). E tem traseira de moto, não de fusca. Na 14R, muitas partes plásticas foram substituídas por alumínio para aguentar o rojão. Troca-se o óleo só precisando remover a carenagem inferior. O velocímetro também é mais preciso (menor erro de velocidade real) e consomem um pouquinho menos. Exceto por isto, todo o resto me faz sentido comparando a inúmeros reviews internacionais (de profissionais e usuários particulares).

Sim, a busa é uma puta e respeitosa moto, mas sejam justos e deem os dados corretos das duas ou vou pensar que o motonline é administrado por petistas. Confundir, manipular, mentir é especialidade deles.

Palavras de quem a muito tempo pesquisa detalhadamente a CBR XX Blackbird (sonho de adolescente), ZX14R, Hayabusa e Ninja 1000 Tourer (aqui, muito mais por conta das malas de série pensando em itens de trabalho). Em breve, uma delas será irmã de minha querida Sahara e XRE (a XRE talvez mude de dono... 3 impostos é dureza), cujo vão assumir o posto para chuva pesada, praia, terra, segundo veículo. A XX é a mais linda e a Zx14R traz o melhor dos dois mundos (Sport + touring). É a mais tecnológica e forte sport touring, e também belíssima ao meu gosto pessoal. Tourings puras podem até ter mais tecnologia extra associada (aquecedores de punho, som, conectores, ré etc), mas de modo algum podem ser comparadas a um trem bala.
Uma pena não termos a lindíssima Honda Interceptor VFR800, no Brasil. Aposto que seria o melhor CxB da categoria Sport Touring. Mas a zeta 14R é a top.

No entanto, quem vai mandar quando chegar o grande dia, será a oferta. A busa gen1 é feia de doer, está fora. Já uma busa gen2 é bonita (lateral e frontal) e pode ser um bom custo x benefício em tempos atuais quando se avalia cuidadosamente os preços atuais de mercado e facilidade de revenda caso se opte por esta potente máquina, semi-nova. Não mais a rainha das pistas (na verdade, nunca foi... a desconhecida ZX12R quem era à época), mas está sempre lá, entre as tops e com aquele emblema (kanji) japonês, lindão e único.

PS. adiciono que a 14R 2013 em diante, tem amortecedor de direção eletrônico (proporcional a velocidade) de série segundo o revendedor Kawasaki na Bahia. Fantástico, não é mesmo?? Pena elas estarem em falta por lá, queria já ir sentindo o drama. Mais um pouco e espero ser um feliz proprietário de uma... vamos ver!! Sol e chuva... nada de comprar para clubinhos, reboques, pick ups, zerinhos ridículos, cortando giro ou tirar ondinha como os no máximo "admiradores" de moto, o fazem.

PS2 (julho). Nesta adição, informo que fui a Kawa e Suzuki motos. A zx14R comprada em Salvador tem 50% de desconto em revisões (700,00), já incluso a material básico (óleo e filtros). Comprada fora custa incríveis 1.400,00. Segundo a kawa, o primeira documentação fica em torno de 1.600,00.
Já a Hayabusa tem primeiro emplacamento em torno de 900,00 e o segundo - 600,00. Revisão, mão-de-obra sem contar o material - 290,00 (me parece bem melhor importar o material e pagar a mão de obra na Suzuki). Na kawa, foram pouco atenciosos sobre informações e não usam Motul. Na Suzuki eu fui bem atendido, embora tenham tratado muito mal um amigo que queria parcelar em cartão de crédito parte de uma moto semi-nova (limite do cartão de 10.000,00 e o destrataram afirmando que moto suzuki é só para quem podia pagar. Comprou em outro lugar e a da suzuki continua lá encalhada).

Repito... isto são informações na Bahia. Talvez em outros Estados não seja o mesmo ao pé da letra. Estou prevendo que se arrematar uma 14R é preciso arrumar um mecânico particular e confiável a cada revisão. Ou investir em ferramentas talvez específicas para eu mesmo fazer serviços mais simples. Kawasaki tem fábrica no Brasil e mete o pau. Não parecem nem um pouco seguir os lemas apresentados no documentário da Discovery - a história da Kawasaki. Brasileiros são mercenários?
Prós:
- Um lindo kanji japonês na carenegem. Única e exclusiva.
- O novo designe frontal e lateral, agora sim está bonita.
Contras:
- Consumo elevado. Pode ter 4 cilindros e alta cilindrada, mas se fosse dado mais atenção ao consumo, com certeza conseguiriam melhores resultados. Lá fora talvez não seja tão relevante, mas no Brasil a gasolina é podre e caríssima e sofremos ainda com o menor padrão de renda aos brasileiros.
- Traseira nostálgica de fusca. E me lembra a velha GSX750F (99 - 04), conhecida como "cú de passarinho ou vagalume". O que era aquilo !?
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Dei umas voltas
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano
Quilometragem:
0
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 29/04/2023
SIM
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23 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Comentários:
Continua sendo a lenda, velocidade incrível e retomada sem noção. Excelente moto, boa para o garupa.
Prós:
Consumo, chega fazer 17 com litro andando até 180 km/h, Potência sobra em ultrapassagens. Pouca manutenção.
Contras:
Aquece muito no transito urbano, embola em baixas velocidades na cidade.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Estrada
Quilometragem:
44500
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 13/04/2023
SIM
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18 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Comentários:
Muito boa para viagens. É a realização de um sonho viajar com tanta potência disponível. É preciso noção de espaço e tempo para não ultrapassar os 200 km/h, pois, ela chega fácil demais aos 300.
Prós:
Segurança em viagens proporcionada pela potência.
Contras:
Aquece muito no trânsito urbano.
Valor investido é elevado e de retorno lento caso seja necessária a venda.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Estrada
Quilometragem:
9000
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 14/04/2023
SIM
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