Exclusividade. Não há palavra mais adequada para iniciar este assunto. A Ducati apresenta a nova – e colossal – 1299 Superleggera, uma moto única, da qual serão produzidas apenas 500 unidades, a só três virão ao Brasil. Fruto do conceito em latim “fortitudo mea in levitate”, que em português significa “minha leveza é a minha força”, o modelo é único, sem precedentes na marca italiana.
Qual o porquê de tanta bajulação? A Superleggera é a primeira moto de fábrica equipada com quadro, braço oscilante, subquadro e rodas em fibra de carbono. Soma-se aí, então, seus 217,9 cv de potência máxima, com o motor desmodrômico da 1299 Superleggera como o de cilindro duplo mais potente jamais construído, e que incorpora os níveis definitivos da tecnologia Ducati.
Outro ponto alto do modelo é o novo pacote de componentes eletrônicos que usa uma Unidade de Medição Inercial de 6 eixos (6D IMU) para gerenciar a variedade de controles eletrônicos. “Esse sistema nos permitiu aprimorar o Controle de Tração Ducati EVO (DTC EVO) apresentado na 1299 Panigale S Anniversario, graças à introdução do Controle de Deslizamento Ducati (DSC), que garante desempenho ainda maior na saída de curvas”, informou a marca, em nota. A 1299 Superleggera também é a primeira Superbike da marca italiana a ser equipada com o Ducati Power Launch (DPL) e também apresenta o Controle de Frenagem do Motor (EBC) visto em versões anteriores.
Como comprar – uma das três – Ducati 1299 Superleggera
A resposta é: desembolsando R$ 550 mil… e rápido! Este é o preço para se adquirir uma das 500 unidades fabricadas e disponíveis para venda em todo o mundo. As únicas três unidades que serão importadas para o Brasil têm entrega prevista para o segundo semestre de 2017, e para quem levar o brinquedo monstruoso para casa a Ducati reserva alguns “mimos”, como por exemplo, um macacão Ducati Corse.
Ficou interessado? A consulta de disponibilidade e reserva, mediante sinal de 10%, deve ser feita diretamente numa das concessionárias Ducati do Brasil. Informações, tais como sobre a concessionária mais próxima de você, podem ser encontradas no site oficial da marca. O período de pré-reserva já está aberto!
Confira detalhes da máquina:
Quadro
- Monocoque em fibra de carbono
- Braço oscilante unilateral em fibra de carbono
- Rodas em fibra de carbono com cubos de alumínio
- Subquadro traseiro em fibra de carbono
- Tanque de alumínio
- Carenagem em fibra de carbono
- Garfo Öhlins FL936 multi-ajustável invertido de 43 mm
- Amortecedor Öhlins TTX36 multi-ajustável com mola de titânio
- Bomba radial dianteira Brembo MCS 19.21
- Pastilhas de freio Brembo TT29OP1 com maior coeficiente de fricção
- Número de identificação no garfo superior: 1/500 Motor
Motor
- Motor Superquadro com 215 hp a 11.000 rpm e 14,9 kgm a 9.000 rpm
- Pistões com 2 segmentos com 116 mm de diâmetro para aumentar a taxa de compressão e camisas dos cilindros de alumínio para reduzir o peso
- Eixo mais leve com contrapesos em tungstênio
- Bielas de titânio
- Cárter fundido
- Válvulas de entrada e saída de maior diâmetro em titânio
- Cabeçote do cilindro com dutos de entrada e saída especialmente desenvolvidos
- Eixos com maior elevação
- Escapamento completo Akrapovič totalmente em titânio com silenciador duplo em montagem superior*
Eletrônica
- Unidade de Medição Inercial 6D (IMU) da Bosch
- Controle de Tração Ducati EVO (DTC EVO)
- Controle de deslizamento Ducati (DSC)
- Controle de levantamento da roda Ducati EVO (DWC EVO)
- Controle de Frenagem do Motor (EBC)
- ABS de Curva Bosch
- Ducati Power Launch (DPL)
- Aumento/redução de marchas Ducati Quick Shift (DQS)
- Controles dedicados no câmbio para ajustar o DTC, DSC, DWC e EBC durante o uso na pista e ativação do DPL
- Analisador de dados Ducati + (DDA+)
- Bateria Lítio-ion
Kit de corrida
- Escapamento completo Akrapovič em titânio com silenciador duplo superior
- Capa da moto
- Apoios dianteiro e traseiro para a moto
- Kit de remoção do suporte da placa
- Visor de corrida
- Kit de remoção do estribo
- Tampões usinados de reposição dos retrovisores