Publicidade

Resgatar a hist¢ria do automobilismo brasileiro e das preciosas m quinas nacionais, que j  desfilaram por ruas e aut¢dromos do Pa¡s, al‚m de matar a saudade das pistas.

Para alguns pilotos, est  ser  a s¡ntese do que acontecer  domingo, no Aut¢dromo de Interlagos/SP, que ser  realizada a 1¦ etapa do Campeonato Paulista de Carros Hist¢ricos. Entre os pilotos, o veterano Luiz Evandro Campos “µguia”, que volta …s pistas, 12 anos ap¢s sua ultima competi‡Æo disputada no Canad  em 1991, para pilotar um DKW-Vemag, motor 1000 2T, que est  sendo preparado pelo experiente Wlademir Silva (preparador de carros DKW durante da d‚cada de 60) e seus filhos Luiz Henrique e Wlademir Silva Junior.

µguia, como ‚ conhecido do Brasil e no exterior, participou pela £ltima vez de uma prova oficial em 1986, ainda pelo tra‡ado antigo de Interlagos- 8 Kms, quando conquistou o Campeonato Paulista de Marcas.

“Meu DKW ter  motor e cƒmbio originais. A suspensÆo ser  refor‡ada com molas mais r¡gidas e amortecedores especiais para corridas. O freio dianteiro original a tambor foi substitu¡do por freios a disco. As rodas de ferro terÆo 5.5 polegadas, com pneus radiais. Vai ser muito bom voltar …s pistas, relembrar os velhos tempos, participando de uma categoria que ir  colocar em Interlagos algumas rel¡quias do nosso automobilismo”, relata o piloto Luiz Evandro “µguia”. “Este tipo de evento ‚ muito comum no exterior. Quando disputei corridas nos Estados Unidos e no Canad , acompanhei varias corridas de carros hist¢ricos. Os promotores norte-americanos investem milhäes de d¢lares neste tipo de categoria”, diz µguia.

Publicidade

A largada para a 1¦ etapa do Campeonato Paulista de Carros Hist¢ricos, domingo, est  prevista para …s 10 horas, com 30 minutos de dura‡Æo. A corrida dever  contar com aproximadamente 15 carros, mas a expectativa da Federa‡Æo de Automobilismo de SÆo Paulo (FASP) ‚ de que na segunda etapa cerca de 30 carros alinhem no grid.

Recentemente, alguns destes carros que participam agora da primeira etapa do Paulista de Hist¢ricos, em Interlagos, fizeram uma pequena demonstra‡Æo na preliminar do GP do Brasil de F¢rmula 1. O p£blico pode ver na pista rel¡quias como a carreteira DKW, o GT Malzoni, o Karmann Ghia Porsche, o Willys MK1, o VW Fittipaldi e o FNM JK. A iniciativa da homenagem partiu do jornalista Fl vio Gomes, que cobre provas de F¢rmula 1 h  mais de 10 anos. Atualmente, Gomes acompanha a F¢rmula 1 pela R dio Bandeirantes, jornal Lance!, agˆncia Warm Up e pelo site Grande Prˆmio, um dos mais visitados pelos internautas que procuram not¡cias sobre F¢rmula 1.

Calend rio do 1o Campeonato Paulista de Carros Hist¢ricos em Interlagos:
1¦ Etapa – 4/5
2¦ Etapa – 25/5
3¦ Etapa – 15/6
4¦ Etapa – 6/7
5¦ Etapa – 27/7
6¦ Etapa – 17/8
7¦ Etapa – 7/9
8¦ Etapa – 28/9
9¦ Etapa – 19/10
10¦ Etapa – 9/11
11¦ Etapa – 14/12