Publicidade
Foto: Sensor da BMW K75

Foto: Sensor da BMW K75

O Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS) completa 30 anos desde a primeira vez que foi produzido em série, pela Bosch, em 1978.

Pioneiro entre todos os sistemas de segurança ativa para veículos, o ABS previne o travamento das rodas numa frenagem de emergência, mantendo o controle do veículo e permitindo que o motorista desvie do obstáculo, caso não haja espaço suficiente para parar o carro.

A criação do ABS permitiu o surgimento de outras inovações como o TCS – Sistema de Controle de Tração, lançado em 1986, e, o ESP – Sistema de Controle de Estabilidade, lançado em 1995 – todos sistemas desenvolvidos pela Bosch. No ano passado, 76% de todos os veículos novos produzidos no mundo saíram de fábrica equipados com ABS. Como líder de mercado, a Bosch espera produzir em 2008 cerca de 21 milhões de sistemas ABS.

Publicidade

Na Europa, Estados Unidos e Japão, o ABS já é equipamento de série, e em mercados emergentes a taxa de instalação é crescentemente. No Brasil, por exemplo, um em cada sete veículos sai de fábrica equipado com ABS. Na China esta proporção já é de dois para cada três novos veículos.

Em agosto do ano passado, a Bosch inaugurou a primeira linha de produção de ABS da América do Sul, um investimento de cerca de R$25 milhões. Instalada numa das unidades fabris da Bosch em Campinas-SP, esta linha produz o ABS geração 8, a mais moderna disponível no mundo.