Publicidade

A Suzuki estรก de aniversรกrio. Afinal, a marca chegou ao Brasil hรก exatos 32 anos, via representaรงรฃo do grupo J Toledo. De 1992 pra cรก, a empresa se consolidou como uma das maiores do paรญs em volume de vendas e tambรฉm trouxe modelos que logo se tornariam รญcones em seus segmentos e na cultura duas rodas. Que tal relembrar algumas motos Suzuki que deixaram saudades por aqui?

 

Motos Suzuki que marcaram o Brasil

A resposta para quais as melhores motos Suzuki do Brasil irรก variar de acordo com as preferรชncias de cada motociclista. Porรฉm, alguns modelos sรฃo unรขnimes, reconhecidos por todos os fรฃs da marca como referรชncias em seus respectivos segmentos.

hayabusa รฉ a mais famosa das motos suzuki

A histรณria da Suzuki no Brasil vai muito alรฉm da lendรกria Hayabusa 1300. Lembre alguns modelos que deixaram suas marcas – e saudades – ao longo dos รบltimos 32 anos

Publicidade

Desde os anos 1990, a JTZ possui fรกbrica em Manaus, onde monta todas as motos vendidas no paรญs. โ€œMuita coisa mudou, no Brasil e no mundo, desde que comeรงamos a realizar esse sonho. Passamos por crises econรดmicas, uma pandemia e agora estamos enfrentando uma das piores secas da histรณria na Amazรดnia. Estou muito feliz em poder comemorar 32 anos do grupo e alcanรงar essa marca de produรงรฃo. ร‰ um orgulho estar ร  frente dessa histรณria, que vai continuar por muito anos ainda, tenho certezaโ€, comentou o fundador, Joรฃo Toledo.

1. Intruder 125, a primeira moto Suzuki de muitos

Atualmente, a Suzuki foca sua operaรงรฃo apenas em motos de mรฉdia e alta cilindrada. Entretanto, atรฉ um passado recente a marca tambรฉm oferecia modelos pequenos, voltados ao uso urbano e economia. O principal deles foi a Intruder 125.

intruder 125 รฉ uma das melhores motos suzuki baratas

Admirada pelos fรฃs de custom, de customizaรงรฃo, de robustez e de quem queria ‘uma moto pequena alรฉm do รณbvio’. A Intruder ainda tem uma legiรฃo de fรฃs no Brasil

Sucesso de vendas, permaneceu no mercado de 2002 a 2016, sendo a porta de entrada ao universo da marca. Entre as razรตes da boa aceitaรงรฃo do mercado, estava o visual inspirado nas irmรฃs maiores da famรญlia Intruder, bem como a robustez mecรขnica, facilidade de customizaรงรฃo e a pilotagem amigรกvel. Mesmo aposentada hรก quase 10 anos, รฉ figura comum nas ruas do paรญs.

Publicidade

 

2. DR 800 S

A DR 800 รฉ uma das motos Suzuki mais emblemรกticas da histรณria. Famosa por ter o maior motor monocilรญndrico produzido em sรฉrie, foi um modelo global da marca, oferecido em inรบmeros paรญses. Inclusive no Brasil, onde foi vendida de 1996 a 2001.

A DR 800 รฉ um รญcone global da Suzuki. E que esteve um bom tempo ร  disposiรงรฃo dos fรฃs da marca aqui no Brasil

Ela era uma evoluรงรฃo da DR 750 Big e tinha seu projeto baseado nas grandes mรกquinas do Rally Dakar. Assim, rivalizava com modelos como Yamaha Tenere e Honda Africa Twin, apostando na forรงa de seu motor arrefecido a ar, que entregava 54 cv e 6,2 kgf.m de torque – veja a ficha tรฉcnica. Grande, chamava a atenรงรฃo pelo tanque de 24 litros. ร‰ um modelo tรฃo importante para a Suzuki que a marca fez questรฃo de levar o seu design ร  mais recente geraรงรฃo da big trail V-Strom 1050.

Publicidade
suzuki-v-strom-1050-3

As DR 750 e 800 foram tรฃo importantes pra Suzuki que a marca resolveu homenagear o seu design na nova geraรงรฃo da V-Strom 1050, sua maior big trail

 

3. GS 500

Muito antes de Yamaha MT 03 e Bajaj Dominar 400 disputarem a lideranรงa no segmento das naked mais vendidas no Brasil, a Suzuki jรก garantia seu espaรงo com a GS 500E. O modelo chegou por aqui em 1993 e ficou nas lojas atรฉ 2009, com uma pequena pausa no perรญodo, fazendo frente ร  lรญder absoluta Honda CB 500.

Qual a melhor: GS 500 ou CB 500? Quem nunca se perguntou isso, certamente, tem menos de 20 anos. A Suzuki chegou por aqui no inรญcio dos anos 1990 e logo se tornou um sucesso

Marcada pelo visual de chassi exposto, a Suzuki logo conquistou boa fama pelo desempenho do motor de 2 cilindros em linha, que produzia 52 cv de potรชncia e 4,2 kgf.m de torque – nรบmeros que teriam variaรงรตes ao longo dos anos. Fรดlego suficiente para velocidades prรณximas aos 200 km/h, marcados no painel analรณgico. Entre seus pontos positivos ainda estavam a robustez, a leveza (169 kg a seco) e a agilidade. Saiba tudo sobre o esse clรกssico da Suzuki.

 

4. GSX-R 750, a lendรกria Srad

ร‰ impossรญvel falar das melhores motos Suzuki que jรก estiveram no Brasil sem citar as esportivas. Afinal, foi a marca quem reinventou o conceito de motos esportivas, ainda nos anos 1980, com a primeira geraรงรฃo da GSX-R 750 (relembre sua histรณria). O modelo evoluiu e, por muitos anos, esteve ร  disposiรงรฃo dos fรฃs em nosso mercado.

srad 750 รฉ uma das mais famosas motos suzuki no brasil

A icรดnica GSX-R 750 Srad รฉ um dos maiores sucessos da Suzuki no Brasil. Aqui, no seu modelo 2009

Por aqui, a carenada esteve presente de 1993 a 2016. Em 1996, recebeu um nome lendรกrio: SRAD. Acrรดnimo de Suzuki Ram Air Direct, a sigla dรก o nome ao sistema de induรงรฃo para a caixa de ar forรงando um aumento de pressรฃo conforme o vento frontal aumenta. Uma tecnologia que fez muito sucesso e esteve presente em todas as geraรงรตes da esportiva desde entรฃo.

A GSX-R 750 praticamente inventou o conceito de ‘moto esportiva’ que conhecemos hoje. Relembre essa histรณria no link acima

Veja tambรฉm:

 

5. B-King 1300

Nossa lista de motos Suzuki que marcaram o Brasil fala apenas de modelos que jรก deixaram as lojas, por isso nรฃo citamos lendas vivas como Hayabusa, V-Strom ou GSX-R 1000R. Porรฉm, existe um modelo que รฉ uma mistura de passado e presente.

Uma naked com mais de 180 cv e capaz de chegar aos 200 km/h em menos de 10 segundos. A B-King foi uma das motos mais brutais jรก vendidas pela Suzuki no mundo – e no Brasil

 

Sempre lembrada pelos fรฃs da marca, a GSX 1300 B-King nasceu de uma pergunta curiosa: e se colocรกssemos o conjunto da Hayabusa, pensada para ser a moto mais rรกpida do mundo, numa naked? Assim surgiu a insana moto de 184 cv e brutais 14,9 kgf.m de torque, mas nenhuma proteรงรฃo aerodinรขmica. Capaz de fazer de 0 a 200 km/h em menos de 10 segundos, esteve ร  venda no Brasil de 2008 a 2016.

 

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.moto>> Jornalista e formado em Relaรงรตes Pรบblicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza