Uma nova Honda 400cc pode ser lançada para desafiar um sucesso da Kawasaki! Isso mesmo, a marca pode estar planejando uma esportiva de 4 cilindros, para acelerar no segmento das médias que atualmente é dominado pela ZX 4R.
4 cilindros: Honda 400cc pode ser lançada
Segundo rumores, a Honda está trabalhando em uma rival para a Kawasaki Ninja ZX 4R. A informação surgiu após a marca japonesa apresentar um pedido de patente para o nome “CBR400R Four”. A novidade poderia ser uma indicação de que uma versão de quatro cilindros e 400cc da carenada CBR está em andamento.
Claro, vale ressaltar que a Honda já tem uma CBR 400R, presente no mercado do Japão. Por lá, o modelo usa o mesmo motor da CBR 500R, mas com um curso mais curto e menor deslocamento, com 399cc. São motos exclusivas para as necessidades de licenciamento do Japão.
No entanto, ambas as pequenas motocicletas carenadas 400R/500R são modelos com motor de dois cilindros. Ou seja, segundo a patente realizada pela Honda, um novo modelo “CBR400R Four” poderia ser uma esportiva além destas conhecidas, com motor de 4 cilindros.
Entretanto, o pedido de patente da marca japonesa não significa, necessariamente, que a empresa lançará uma motocicleta com o nome registrado. Pode se tratar apenas de uma medida de resguardo por parte da fabricante, evitando que outra marca lance uma moto com este nome.
Porém, mais uma vez, o fato da Honda ter motos em quase todos os segmentos – assim como Kawasaki – além da popularidade global da Ninja ZX-4R, reacende a chance da CBR400R de 4 cilindros parecer um lançamento lógico.
Veja também:
- Kawasaki apresenta a 400 cc mais poderosa da atualidade!
- Vale a compra? Veja o preço salgado da Ninja ZX-4R pelo mundo!
- Agora sim! Nova moto elétrica da Kawasaki surpreende positivamente
Como seria a rival da Ninja ZX4R?
Caso uma Honda 400cc de 4 cilindros se torne realidade, muito provavelmente o modelo terá um design agressivo. Além disso, a moto pode seguir as linhas vistas na família CBR. O conjunto pode ter ainda suspensão ajustável e câmbio com quickshifter.
Já o motor deve apresentar comportamento similar ao da Kawasaki, com pico de potência em altíssimas rotações (na ZX 4R ele chega a 14.500 rpm) e cerca de 80 cv. Ou seja, a novidade da Honda seria pequena, rápida e completa, uma moto de nicho, com muitas particularidades.
Se a nova Honda ainda não tem data – e nem confirmação oficial – para chegar ao mercado, a Ninja ZX 4R segue à venda em todo o mundo. No Brasil, ela tem preço sugerido de R$ 57.490.