O segmento de motos Big Trail está em alta no Brasil. Atraídos pela versatilidade e robustez desses modelos, ideais tanto para viagens quanto para aventuras off-road, os motociclistas muitas vezes colocam elas como uma meta para compra.

Uma coisa é fato: as big trail não são baratas, podendo chegar a mais de 150 mil reais, como é o caso da Ducati Multistrada V4 Rally Adventure. Mas, apesar do preço, são motos com muita tecnologia, potência, conforto e ainda contam com uma série de acessórios, como baús, protetores de carenagem, bancos personalizados e alforges laterais.
Pensando em quem quer entrar nesse segmento, seja para buscar uma aventura em estradas de terra, ou cruzar continentes em cima da moto, a equipe do Motonline separou uma lista das 6 big trail mais “acessíveis” do mercado.
Suzuki V-Strom 800
Apesar do nome indicar, a big trail de entrada da Suzuki não tem motor em V. A Suzuki acoplou na motocicleta o mesmo motor bicilíndrico de 776 cc, em linha, da nova GSX-8S, sua “irmã” naked. A V-Strom 800 tem 84,3 cv de potência a 8.500 rpm e torque de 7.8 kgf.m a 6.800 rpm. O câmbio é de seis velocidades.
No quesito tecnologia a Suzuki investiu em três níveis de controle de tração, ABS com possibilidade de desligar a função na roda traseira, três modos de pilotagem, suspensões ajustáveis e um belo painel TFT. O preço Fipe para essa aventureira é de R$ 68.721, sendo a mais “acessível” da lista.
Triumph Tiger 900 GT
A linha Tiger é a mais famosa da marca no Brasil. A inglesa tem convênios com algumas forças policiais do Brasil e virou desejo de muitos motociclistas por aqui. A Tiger 900 GT é “menor” big trail da marca e com o valor mais “baixo”, segundo a Fipe, custa em média R$ 69.590.
Seu motor de três cilindros, de 888 cc, é capaz de entregar 106 cv de potência, a 9.500 rotações e 9 kgf.m de torque, a 6.850 rpm. Com acelerador eletrônico, câmbio de seis marchas, a Tiger ainda conta com painel com sistema de conectividade, freios com ABS otimizado para curvas, cinco modos de pilotagem, controle de tração e embreagem assistida.
Veja também:
Himalayan 450 e mais! Royal quer trazer (ao menos) 5 motos em 2025
De moto da PM a símbolo do Funk: 3 momentos que marcaram a XT 660
Royal Enfield Guerrilla 450: Novas cores antes de chegar ao Brasil
BMW F 900 GS
A BMW é a marca líder de vendas no segmento big trail, principalmente com a lendária R 1250 GS, que custa mais de 125 mil reais. A F 900 GS, apesar de menor e bem mais barata, surpreende em vários aspectos, principalmente na versatilidade. Essa menor custa em média, segundo a tabela Fipe, R$ 76.312.
Com motor de 895 cc de dois cilindros, que gera potência máxima de 90 cv a 6.750 rpm e 9,3 kgf.m de torque na mesma faixa de rotação, a F 900 GS é cheia de tecnologia: controle de pressão dos pneus, chave presencial, manoplas aquecidas, painel com conectividade, dois modos de pilotagem e controle de tração.
Suzuki V-Strom 1050
A V-Strom 1050 é daquelas motos que não dá dor de cabeça por dono. A big trail da Suzuki não é a mais potente, mas a sua relação custo benefício é de fazer qualquer um pensar duas vezes antes de investir em outra motocicleta.
Seu motor é em V, a 90º e tem 1.037 cc, 107 cv de potência, disponíveis a 8.500 giros e torque de 10,5 kgf.m a 6.000 rpm. A suspensão dianteira possui garfos invertidos ajustável e freios ABS que pode ser desligado (traseiro). Tecnologia também não falta, a Suzuki oferece 3 modos de pilotagem, controle e tração, iluminação full-LED, acelerador eletrônico, tomada USB, painel TFT e outros mimos, por R$ 77.810, na Fipe.
Honda CRF 1100 Africa Twin MT
A famosa Africa Twin é a única moto realmente big trail da Honda. A japonesa é o desejo de muitos brasileiros que gostam do estilo, por conta do seu visual e clara aptidão para uso on e off road. Seu preço praticado varia, mas o valor gira em torno de R$ 91.351, pela Tabela Fipe.
A aventureira topo de linha possui motor de 99,3 cv de potência e torque de 10,5 kgf.m, gerados a 7.500 e 6.000 rpm respectivamente. O coração da moto tem 1.084 cc e câmbio de seis marchas. Painel TFT, controle de tração, “piloto automático”, seis modos de pilotagem, display auxiliar… tudo isso é oferecido na Africa Twin.
Triumhp Tiger 1200 Black Edition
A Triumph Tiger 1200 Black Edition é uma big trail de respeito. Equipada com um motor de 1.160 cc, ela entrega potência de 150 cavalos e torque de 13 kgf.m. Além disso, possui transmissão de seis marchas por eixo cardã e embreagem assistida e custa na faixa de R$ 91.306 (Fipe).
No quesito tecnologia, a Tiger tem o que há de melhor. Ela vem equipada com painel TFT com conectividade, seis modos de pilotagem, controle de tração, chave presencial, quick shift e ABS otimizado pra curvas, além de suportar vários acessórios como baús e alforges laterais.
Modelo | Preço (R$) |
---|---|
Suzuki V-Strom 800 | 68.721 |
Triumph Tiger 900 GT | 69.590 |
BMW F 900 GS | 76.312 |
Suzuki V-Strom 1050 | 77.810 |
Honda CRF 1100 Africa Twin MT | 91.351 |
Triumph Tiger 1200 Black Edition | 91.306 |