Em 2025 já é possível encontrar motos elétricas, voadoras, além daquelas que atingem 400 km/h. Apesar de tanta inovação, ainda é possível ver motocicletas com tecnologias de mais de 100 anos rodando por aí, e não são naquelas motos de relíquia ou restauradas, algumas podem ser encontradas inclusive 0 km.

Arrojo aparece em cada detalhe da motocicleta
A Kawasaki Ninja H2R atingiu o recorde de 400 km/h

Falar sobre 5 coisas que poderiam não existir mais nas motos é um tanto polêmico. Muitos apaixonados e nostálgicos tem um grande apreço por alguns desses mecanismos e equipamentos, que muitas vezes podem fazer algum sentido para determinados usos, mas que no geral poderiam ser “extintos”. Vamos à lista!

 

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Pedal de partida

 

Para quem nunca teve a oportunidade de dar partida em uma moto de forma mecânica, o pedal de partida funciona assim: o motociclista precisa “bater” o pedal que fica ao lado do motor para gerar energia e dar a ignição na moto, substituindo a partida elétrica.

Só no pedal, como em 1976
Essa alavanca é o famoso “pedal de partida” presente em algumas motos

Geralmente esse método de partida é mais usado como “backup” para o sistema elétrico nas motos. Na maioria dos casos, o pedal é encontrado em motocicleta mais acessíveis. Algumas motos como a Avelloz AZ1 2025 e a Shineray JEF 150 S tem essa combinação.

 

Freio a “tambor”

 

O freio a tambor, também conhecido como freio de expansão interna, é muito comum de ser encontrada na traseira das motos de baixa cilindrada. Explicando rapidamente,  funciona da seguinte forma: ao acionar o manete ou o pedal de freio, movimenta uma uma haste de acionamento que faz pressão sobre um eixo que abre as sapatas do freio. Como consequência, as lonas do freio pressionam o lado interno do cubo da roda (tambor) e a motocicleta desacelera.

Tambor de 130mm de diâmetro na traseira
Freio a tambor na traseira é mais comum do que deveria

Qual o problema? O desgaste mais rápido e frenagem menos eficiente devido ao superaquecimento das lonas. Em uso intenso, como uma descida de serra, esse é um dos principais problemas do freio a tambor, podendo causar a falha e até impossibilidade de parar a moto.

 

Painel blackout

Quem já pilotou uma moto com painel blackout com certeza já teve o problema de enxergar seus dados por conta do reflexo. Por conta desse problema, muitas pessoas investem em películas anti-reflexo para melhorar a visibilidade.

 

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O painel desse estilo é bonito, mas o reflexo atrapalha muito

 

 

Apesar de muitos gostarem dele, por ficar mais estiloso na moto, esse painel pode incomodar bastante em dias ensolarados. Há inclusive uma série de motociclistas que modificam painéis para ficarem no estilo blackout.

 

Pneus com câmara

 

Para o uso off-road, os pneus com câmara são ideais pois resistem a diversos tipos de terreno sem perder a durabilidade e são fáceis de reparar. Apesar de ter uma boa vocação para estradas de terra, não é o mesmo para o asfalto. Os pneus desse tipo tendem a furar com maior frequência e esvaziam “de uma vez” quando isso acontece, deixando a pilotagem praticamente impossível se for na roda dianteira.

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Os pneus com câmara são chamados também de “Tube Type”, no pneu pode encontrado pela sigla “TT”

O mais polêmico: carburador

 

O carburador foi inventado em 1883. Sim, há 142 anos essa peça está em linha. Ele é amado por alguns por conta da sua não dependência de eletrônica, mas é inegável que a eficiência e necessidade constante de manutenção não é das melhores. Com a invenção da injeção eletrônica, quase todas as motocicletas descartaram o carburador.

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Carburador, a mais de 140 anos em motocicletas

Por conta do Promot 5, lei que regula a emissão de poluentes de veículos, algumas motos que eram alimentadas por um carburador devem sair de linha, entre elas estão: Shineray SHI 175, Haojue Chopper Road e Avelloz AZ1.

 

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O Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos visa diminuir a poluição
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