No Brasil, todo condutor de motocicleta precisa ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria A. Porém, existem modelos de ciclomotores e elétricos que exigem somente a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC). 

Lembrando que, segundo resolução  Conselho Nacional de Trânsito (Contran), são considerados ciclomotores as motos que têm motor elétrico de até 4 kW ou a combustão de até 50 cm³. Ou seja, se tiver potência acima disso, já é considerado ‘moto’. Confira quais são estes modelos, que podem rodar com a categoria de habilitação com preço mais acessível do Brasil.

1 – Caloi Mobylette – motos “cinquentinha” 

Sim, a Caloi Mobylette está de volta! Contudo, o modelo com semelhanças com uma bike é um veículo elétrico, que possui um motor em cubo de 350 W de potência. Em resumo, esse ciclomotor alcança uma velocidade máxima de 25 km/h, tem acelerador integrado e display monitorando a bateria. Enfim, uma opção entre as motos que se pode rodar com ACC. 

Mobylette é uma das motos que não precisam de carta
Mobylette foi relançada pela marca em 2022

2 – Shineray PT1 – motos “cinquentinha” 

Ainda na mesma linha da Mobylette, a chinesa Shineray oferece no Brasil a scooter elétrica PT1. Apesar do tamanho, o modelo promete chegar aos 40 km/h, apesar de também ter motor com apenas 350 W de potência. Em resumo, trata-se de uma scooter leve, pesa 50 kg. 

Shineray PT1 - motos ACC
Shineray PT1 tem bateria de chumbo ácido que comporta carga para rodar 25 km

3 – Shineray Jet 50

A princípio, como descrito pelo Contran, não são só apenas os pequenos ciclomotores estilo “bicicleta” que podem rodar com ACC. No mercado existem modelos como a CUB Shineray Jet 50, que também podem ir as ruas com a Autorização. Um modelo com visual de “Honda Biz”, movido a gasolina, mas com apenas 2,7 cv de potência. 

Jet 50 é uma shineray entre as motos que não precisam de carta
Com visual que lembra a famosa Biz, Jet 50 é uma “cinquentinha” que pode rodar com ACC

Veja também:

4 – Bull F5 Plus NG

Além da Shineray, a fabricante nacional Bull Motors também oferece a sua opção de CUB, que pode rodar com ACC. O modelo é a F5 Plus NG, movida por um motor a gasolina de 48,7 cm³, mas entregando um pouco mais de força, com 3,5 cavalos. 

Bull F5 Plus NG
Assim com a rival Jet 50, F5 Plus tem transmissão semiautomática com quatro marchas

5 – Yamaha NEO’s Connected

Por fim, existem ainda novidades na categoria ACC que devem chegar em breve no mercado nacional. A NEO’s Connected é uma destas, o primeiro modelo elétrico da Yamaha no Brasil. Enfim, esse lançamento chega nas lojas em fevereiro de 2025, movido por um motor de potência nominal de 2,3 kW – cerca de 3,26 cv. Também não deve exigir carta, a tradicional CNHA A, apenas a ACC.

Yamaha NEO’s Connected entre as motos que não precisam de carta
A nova moto da Yamaha tem iluminação de LED e painel digital com conexão ao smartphone via bluetooth

Vinheta Instagram 8

Postado por
Jornalista especializado em cultura e esporte sobre rodas. [email protected]
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio