Publicidade

Consolidado como o maior evento de cicloturismo no país, este ano o Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura será realizado na região da famosa estância climática de Campos do Jordão, entre 5 e 7 de setembro. Inscrições encerram-se em 31 de agosto!

Numa localização privilegiada, entre São Paulo e Rio de Janeiro, Campos do Jordão está a 1600m de altitude (o mais alto município brasileiro) e preserva ainda muitas matas e araucárias. O clima frio e a arquitetura dos chalés compõem um cenário de montanhas perfeito para um bom pedal.
O evento, que há oito anos atrai público de todo o Brasil – desde aqueles que estão querendo começar até os que já fizeram longas viagens por outros países -, deve contar, nesta edição, que acontece entre 5 e 7 de setembro, com mais de 200 adeptos e simpatizantes que têm em comum, é claro, a paixão pela bicicleta e pela natureza.

Serão três dias de intensa programação e confraternização, com passeios, exposições fotográficas, palestras e debates relacionados a ciclismo, mecânica e viagens. Os passeios serão junto à natureza percorrendo as estradinhas de terra da região e, como nos anos anteriores, não é necessário ser atleta para participar dos passeios, mas é indispensável estar em boa forma física. As pedaladas serão em ritmo de passeio e com carro de apoio. É necessário levar a bicicleta e capacete de ciclismo.
O destaque da programação fica por conta do pré-lançamento do Circuito Costa Verde e Mar, quando será apresentada a mais nova rota para cicloturismo no país, que fica em Santa Catarina. No circuito, que foi planejado para ser percorrido em 6 dias, todos os caminhos estarão sinalizados. No total, serão mais de 300 km de ruas e estradas com setas e placas indicativas. Serão mostradas as imagens do percurso, que atravessa 11 municípios de Santa Catarina, sendo 8 deles no belo e recortado litoral do estado.
As vagas são limitadas e a inscrição – feita unicamente pela Internet – encerra-se em 31 de agosto, custa R$ 65,00 e dá direto a todas as palestras e passeios, além de seguro e uma camiseta do evento. Neste ano não serão aceitas inscrições no local.

Confira a programação completa!
– Mini Curso I – Regulagem De Câmbios – O domínio da técnica de ajuste de câmbios (dianteiro e traseiro) é fundamental para evitar quebras e garantir um bom funcionamento das marchas durante um passeio ou viagem.
– Mini Curso II – Ajuste De Freios – Ajustar os freios é questão de segurança. É importante ter o domínio da técnica, pois a regulagem pode ser necessária durante um passeio ou viagem.
– Mini Curso III – Suspensões – Os tipos de suspensões existentes, o funcionamento e o que é importante saber na hora de comprar e de mandar a sua para manutenção.
– Palestra e Pré Lançamento – Circuito Costa Verde E Mar – Pré Lançamento do novo roteiro totalmente planejado para o cicloturismo. O circuito de 6 dias e 300km percorre litoral e interior da belíssima Santa Catarina.
– Mesa Redonda – O Pedalar E Seus Benefícios Ao Corpo E À Mente – Debate sobre o lado psicológico das viagens em bicicleta e a relação destas com a vida cotidiana. O que é a qualidade de vida e como o cicloturismo pode ser usado como ferramenta para alcançá-la?
– Palestra de Viagem – Deserto Do Atacama – Pedalada pelo deserto mais alto e seco do mundo. Região do Chile povoada por pequenos oásis, paisagens exuberantes rodeadas de cadeias de vulcões, dunas imensas, lagoas salgadas, formações rochosas inacreditáveis, gêiseres que brotam do solo e misturas de cores e texturas que parecem ser de outro planeta.
– Palestra de Viagem – Buenos Aires ao Chuí – Uma viagem pelo litoral do Uruguai, dormindo em barracas e albergues, gastando pouco e cheia de surpresas.
– Atividade Noturna – Observação do Céu – Caso as condições meteorológicas permitam faremos uma observação do céu e identificação de constelações e astros.
– Passeios – Três passeios em trilhas e estradas da região de Campos de Jordão (várias subidas), sempre em ritmo leve e com carro de apoio.
– Exposições – Exposições fotográficas de viagens de bicicleta.
– Teste de Equipamento – Teste de alforjes Arara Una carregados durante os passeios (é necessário bagageiro instalado na bicicleta).

Publicidade

O 8º Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura está sob organização do Clube de Cicloturismo do Brasil, instituição criada em 2001 com o objetivo de difundir e incentivar a prática de se viajar de bicicleta, por meio da promoção e troca de informações e experiências entre cicloturistas.

Para mais informações, acesse:
http://www.clubedecicloturismo.com.br/eventos/encontro2009/detalhes
Para inscrições, acesse:
http://www.webventure.com.br/bike/conteudo/calendario/evento/id/4472

8º ENCONTRO NACIONAL DE CICLOTURISMO E AVENTURA
Data: 05 a 07 de Setembro de 2009
Local: Colônia de Férias Espaço Araucária – www.espacoaraucaria.com.br
Organização: Clube de Cicloturismo do Brasil – www.clubedecicloturismo.com.br