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A trajetória das fabricantes de motocicletas é repleta de histórias, de episódios de êxitos e insucessos, de curiosidades. Claro que a Harley-Davidson, presente no mercado há longos 117 anos, não é exceção. Por isso, veja cinco modelos que se tornariam essenciais para os rumos que a marca tomou ao longo de mais de um século de trabalho.

Você sabia que a Harley-Davidson tem mais títulos no Mundial de Motovelocidade do que a Ducati, por exemplo? Relembre essa história

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Falando em momentos curiosos – e até pouco conhecidos – da H-D, você sabia que ela participou do Mundial de Motovelocidade e inclusive ganhou títulos ao melhor estilo Ford vs Ferrari? Pois é, eles ainda tinham seu próprio Ken Miles e tudo. Relembre esse interessante episódio aqui.

Por falar em história de fabricantes de sucesso internacional, recentemente abordamos aqui a Suzuki. A empresa de Hamamatsu celebrou seu primeiro centenário em 2020, numa jornada marcada por ícones como a Hayabusa, a GS 750, a Bandit, mas também com passagens nem tão famosas assim, como a produção de um carro que nunca foi vendido e pelo seu envolvimento de décadas com máquinas de tecer. Curta essa história aqui.

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5 motos que mudaram a história da Harley-Davidson

Vamos a um breve esclarecimento antes que você, fã da Harley, nos crucifique. As motos aqui estão listadas por ordem cronológica e, de forma alguma, por importância. Agora, se você também quer olhar para o futuro da marca (que ameaça o desenvolvimento de produtos de novos nichos, como as elétricas e bigtrail) é interessante dar um olhada nessa reportagem.

Passado e futuro. Lançamentos aguardados da marca (como a Pan America, da foto, e a Bronx) estão ameaçados pela crise econômica, bem como pela adoção do plano Rewire

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1. Model 5-D (1909)

Por que uma moto que teve apenas 27 unidades fabricadas está nessa lista? Porque a Model 5-D teve a honra de ser a primeira motocicleta equipada com o motor V-Twin anunciada pela H-D. Além disso, ela adotou o que se tornaria outra marca registrada da marca: o quase sagrado formato de 45 graus do motor V-Twin arrefecido a ar.

Harley Model 5-D: o início da história dos motores V-Twin a 45 graus

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2. EL (1936)

A EL, com sua aparência robusta, deixou uma herança que é adotada até hoje (passados 84 anos) nos motores Milwaukee-Eight da Harley: os cabeçotes de cilindro com válvulas suspensas.

O legado da EL: os cabeçotes de cilindro com válvulas suspensas

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Lançada em meio a Grande Depressão, ela estabeleceu um novo nível de potência para as motocicletas da marca. Além disso, seu estilo estético acabaria por se mostrar atemporal, com tanque e paralamas, comandos, acabamentos e grafismos, ainda parecem atuais no século 21.

3. Harley-Davidson Low Rider (1977)

A Super Glide de 1971 foi o primeiro modelo a combinar o chassi do Big Twin com a estreita extremidade frontal da Sportster, que criou o perfil de uma “cruiser customizada”. Alguns anos depois, esses elementos se revelaram com mais clareza no formato da Low Rider. Para a Harley, essa é “uma motocicleta despojada a ponto de só conservar seus elementos mais essenciais”.

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4. FLT Tour Glide (1980)

Apesar de estar longe de ser o modelo mais cultuado pelos saudosistas da Harley-Davidson, a Tour Glide FLT 1980 também precisava estar nessa lista. O modelo introduziu diversos recursos tecnológicos importantes que continuam sendo padrão nos modelos Touring até hoje, incluindo a primeira carenagem da Harley-Davidson montada no chassi.

A Harley-Davidson FLT Tour Glide introduziu diversos recursos tecnológicos importantes que continuam sendo padrão nos modelos Touring até hoje, incluindo a primeira carenagem da Harley-Davidson montada no chassi

A Harley-Davidson FLT Tour Glide introduziu diversos recursos tecnológicos importantes que continuam sendo padrão nos modelos Touring até hoje, incluindo a primeira carenagem da Harley-Davidson montada no chassi

Além disso, o motor e a transmissão parafusados juntos em uma única unidade e suportes de motor com isolamento de borracha reduzem as fortes vibrações sentidas pelo motociclista e pelo passageiro. Ainda, seu estilo era ousado para a época, mas a carenagem nariz de tubarão se tornou tão reconhecível nas estradas quanto a icônica carenagem batwing.

5. Softail (1984)

A Softail 1984 original lançou uma plataforma bem-sucedida e ajudou a introduzir o motor Evolution, que até hoje leva o crédito de ter salvo a empresa durante um de seus momentos de maior dificuldade do ponto de vista econômico.

Softail de 1984, um clássico

Softail de 1984, um clássico

Ademais, logo chamou a atenção por adotar uma silhueta limpa, com clássica estrutura de traseira rígida, que esconde uma suspensão mantida fora do alcance da visão. Assim, talvez seja o modelo que melhor represente a famosa frase de Willie G. Davidson: “a forma segue a função, mas ambas se reportam à emoção”.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza