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Uma nova Fazer 250 pode estar à caminho. Alguns meses depois da nova geração da FZ25 chegar à Ásia, a Yamaha do Brasil registrou a patente do modelo junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o que aconteceu recentemente.

Um registro de patente é, na maioria dos casos, apenas uma forma de garantir a propriedade intelectual daquele produto. Assim, não significa que o modelo em questão estará disponível ao mercado local em breve. Entretanto, este foi exatamente o mesmo processo que ocorreu lá em 2017 e acabou dando origem à atual geração da Fazer.

Nova geração da FZ 25 está à venda na Ásia e agora é registrada no Brasil. Ao que tudo indica teremos novidades na Fazer para 2021

Nova geração da FZ 25 está à venda na Ásia e agora é registrada no Brasil. Ao que tudo indica teremos novidades na Fazer para 2021

Nova Fazer 250 2021

Podemos dizer que a FZ25 é a irmã asiática da ‘nossa’ Fazer, uma vez que as duas compartilham a mesma plataforma e praticamente todos os componentes. Inclusive o conjunto mecânico, com motor monocilíndrico que gera 21 cv, e o chassi diamante (onde o motor faz parte da estrutura) são gêmeos.

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A nova geração da FZ (e, provavelmente, da Fazer) a aproxima novamente da MT-03. Assim, adota elementos estéticos que remetem diretamente à nova geração da MT.

As novidades focam no visual e em alguns componentes eletrônicos. Assim, o destaque está no novo conjunto óptico, que conta com farol de LED com canhão único para os feixes de luz alto e baixo, bem ao estilo da MT.

Registro está longe de ser sinônimo de lançamento (por isso não costumamos divulgá-los aqui no Motonline), mas o caso da Fazer deve ser uma exceção

Registro está longe de ser sinônimo de lançamento (por isso não costumamos divulgá-los aqui no Motonline), mas o caso da Fazer deve ser uma exceção

Além disso, a ‘nova Fazer’ adota um inédito modelo de painel digital – agora negativo – e DLR, o indicador de luz diurna. Ainda, há um spoiler junto ao motor e um segundo paralama traseiro, itens que podem não chegar ao modelo brasileiro.

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Na 'nova geração' as mudanças estão apenas no visual, como no farol ou spoiler do motor. Versão 'S' tem uma pequena bolha e... protetores de mão

Na ‘nova geração’ as mudanças estão apenas no visual, como no farol ou spoiler do motor. Versão ‘S’ tem uma pequena bolha e… protetores de mão

Motor e mecânica

Poderia ser resumido em duas palavras: segue igual. Assim, é mantida exatamente a mesma receita que conhecemos. Motor de um cilindro, com 249 cm³, com duas válvulas, arrefecido a ar e radiador de óleo. Desse modo, rende potência máxima de 21,5 cv e 2,1 kgf.m de torque. O câmbio permanece o de cinco marchas.

Preço, venda e mercado no Brasil

Como o registro de propriedade há pouco foi registrado no Brasil ainda é muito cedo para afirmar se a novidade virá ou não ao país. Por enquanto, sequer a (nem tão) nova geração da MT-03, que adota apenas alguns novos elementos no design e eletrônica, chegou por aqui.

Parece a 'nossa' Fazer, né? Mas não é. Aqui, a FZ 25 de 2017, que acabou por originar a Fazer que temos no mercado desde 2018

Parece a ‘nossa’ Fazer, né? Mas não é. Aqui, a FZ 25 de 2017, que acabou por originar a Fazer que temos no mercado desde 2018

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Entretanto, há grande probabilidade que a Fazer 2021 adote as mudanças apresentadas pela FZ25, especialmente porque são sutis, limitando-se ao visual, não exigindo grandes adaptações no atual processo de montagem. Vale lembrar que a Fazer à venda no país hoje já está alinhada com a FZ desde 2017.

Há alguns meses fizemos um teste entre CB Twister e Fazer 250. O link está no início do texto. Relembre

Há alguns meses fizemos um teste entre CB Twister e Fazer 250. O link está no início do texto. Relembre

Ainda, outro fator que deve acelerar essa atualização é a boa aceitação do mercado ao modelo. Em 2019, a Fazer 250 foi a moto mais vendida da Yamaha no território nacional, com 25.328 unidades, na frente até mesmo de XTZ Crosser (24.570) e Factor 150 (22.499). Em 2020, de janeiro a abril, ela se manteve no posto, com praticamente 7 mil emplacamentos.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza