Comprar uma moto pode ser tanto a concretização de um sonho quanto uma necessidade para deslocamentos urbanos. Em ambos os casos, modelos usados e seminovos podem atrair consumidores principalmente pela relação custo e benefício – ainda mais em tempos de crise econômica, como o que estamos vivendo. Por isso, elencamos scooter por até R$ 10 mil.
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Seminovos: scooter por até R$ 10 mil
Desse modo, precisamos fazer duas observações antes de abrirmos a lista. Primeira: são considerados veículos seminovos aqueles com até 3 anos de uso e, preferencialmente, apenas um dono até aqui.
E segunda: consideramos aqui os valores da Tabela Fipe, referência na precificação de veículos no Brasil, que podem ter pequenas variações (para mais ou menos) considerando aspectos específicos da moto avaliada, como a quilometragem e estado de conservação. Saiba mais sobre a pesquisa de Preço Médio aqui.
Na nossa lista, os scooter estão por ordem crescente de preços.
1. HaoJue Lindy 125 2018: R$ 5.893
A Lindy 125 é a moto mais acessível da HaoJue no Brasil, com preço sugerido de R$ 8.390 em uma unidade zero quilômetro. Assim, uma representante seminova desse scooter pode sair por pouco mais de R$ 5 mil.
Seu design remete à Burgman 125 – o que não chega a ser surpreendente, já que HaoJue e Suzuki têm uma joint venture para a produção de motos de baixa cilindrada. Disponível em nada menos que 16 cores, o scooter vem de fábrica com bauleto de 26 litros, capaz de transportar um capacete integral.
Para quem quiser mais espaço abaixo do banco há um pequeno compartimento, de 11 litros, e um pequeno porta-objetos e gancho na carenagem frontal. Assim, o modelo conta ainda com freio a disco na roda dianteira, partida elétrica e pneus sem câmara. Além disso, de acordo com a Haojue, o Lindy 125 faz aproximadamente 35 km/litro.
2. Suzuki Burgman 125i 2019: R$ 7.669
O best-seller Burgman 125 se despediu do nosso mercado como modelo 2019, não por coincidência logo após o Lindy marcar território por aqui. Essa geração esteve em produção desde 2012 e deu sequência ao AN 125 Burgman, disponível desde 2006 e líder de vendas por um bom tempo. Assim, o modelo promete não gerar dor de cabeça na hora de procurar por peças de reposição.
Desse modo, testamos o modelo quando ele chegou ao mercado, com elogios à sua ciclística ágil, ideal para manobras no caótico trânsito das grandes cidades. Na ocasião, rodamos num percurso misto de cidade e estrada, passando por ruas e avenidas, e a melhor média de consumo foi de 36 km/litro. Relembre o teste (e veja a ficha técnica do Burgman) aqui.
3. Yamaha NEO 2019: R$ 7.870
A segunda geração da NEO chegou ao Brasil em 2016 e segue no lineup da marca até hoje, cumprindo a missão de primeiro degrau no segmento dos scooter da marca – que ainda tem Nmax 160 e XMax 250. Enquanto uma unidade zero quilômetro tem preço sugerido de R$ 9.200, uma seminova sai por aproximadamente R$ 7.500.
Entre os principais atributos do modelo está o farol em LED, porta-objetos de 14 litros abaixo do banco e painel de instrumentos com função eco, que indica a pilotagem mais econômica. Além disso, se destaca o bom desempenho, fruto da relação peso potência, uma vez que o motor de 125 cm³ (que gera 9,8 cv e 0,95 kgf.m de torque) precisa mover apenas 97 kg – considerando todos seus fluídos.
Dessa forma, no nosso teste o NEO 125 chegou à casa dos 47 km/litro. Além disso, nos surpreendeu em outros aspectos. Relembre o teste completo e veja a ficha técnica do Yamaha NEO aqui.
4. Dafra Fiddle III 2018: R$ 7.992
Você se lembra do Dafra Fiddle III? As vendas do scooter ocorreram apenas entre 2017 e 2018 e, provavelmente, encerraram devido ao alto preço do modelo: R$ 10.790, segundo a Tabela Fipe, na época. Entretanto, pode ser uma boa opção para quem curte o estilo retrô e, ao invés de ter R$ 14.900 para uma Vespa zero quilômetro, possui tempo para o garimpo com revendedores.
Assim, o modelo foi apresentado no Salão Duas Rodas 2015 e foi mais um produto fabricado pela Taiwanesa Sym e montado pela Dafra em sua fábrica de Manaus (AM) – numa parceria que já deu origem a diversos modelos, como a peculiar NH 190. Alimentado por um antiquado carburador, o ponto forte do Dafra Fiddle III é mesmo o design, e não o desempenho ou tecnologia.
Interessado nesse scooter por até R$ 10 mil? Então relembre o teste com o modelo aqui.
5. Honda Elite 125 2019: R$ 8.572
Como já dissemos, o Elite 125 chegou como a aposta da Honda para os ‘scooter de entrada’, substituindo o Lead 110 – aposentado em 2016, com a atualização estética e tecnológica necessária. E chegou em 2019, modelo que pode ser encontrado por aproximadamente R$ 8 mil.
O modelo conta com painel totalmente digital, faróis em LED, compartimento sob o assento, gancho porta-objetos atrás da carenagem frontal e o sempre útil cavalete central.
Segundo a Honda informou na apresentação do scooter, dados dos testes realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia indicaram consumo de 53,8 km/litro de gasolina no uso urbano e 38 km/litro na estrada. Para saber mais sobre o Honda Elite 125 e como foi a primeira impressão de pilotá-lo, veja o teste.
6. Dafra Cityclass 200i 2018: R$ 8.874
Fechamos nossa lista de seminovos, com scooter por até R$ 10 mil, com um modelo que está um degrau acima dos demais listados. Assim, o Dafra Cityclass 200i possui comodidades como tomada USB, abertura do compartimento sob o banco na ignição (acionado sem precisar desligar o motor), gancho para sacola e, ainda, bagageiro já preparado para instalação de bauleto.
Além disso, o modelo se destaca pelo painel, que possui relógio, indicador de combustível e alerta de manutenção. O seu design, segundo a Dafra com inspiração em modelos de sucesso na Itália, também pode agradar. Do mesmo modo, o desempenho gerado pelo motor de 199,1 cm³ (que produz 13,86 cv a 1,41 kgf.m de torque) satisfaz tanto em ruas quando ao pilotar em amplas avenidas.
Quer saber mais e ver a ficha técnica do Cityclass 200i? Então recorde como nosso primeiro teste com o modelo, lá em 2015, aqui; ou acesse o teste comparativo com o Honda PCX 150.
Mas e o PCX e Nmax ? Eu consigo comprar com R$ 10 mil?
Maiores sucessos de Honda e Yamaha no segmento, PCX 150 e Nmax quase entraram na nossa lista de scooter por até R$ 10 mil. Isso porque o PCX 2018 tem preço médio de R$ 10.744, enquanto o Nmax do mesmo ano/modelo é avaliado pela Fipe em R$ 10.857.
Mas a Tabela não expressa um valor médio, que pode variar para mais ou menos de acordo com características específicas da unidade avaliada, ou até mesmo pela lei da oferta e procura em determinada região? Bingo! Isso significa que você pode sim encontrar um desses scooter seminovo por R$ 10 mil ou até um pouco menos, especialmente se estiver disposto a realizar o pagamento à vista.
O Honda PCX não é líder isolado do segmento sem motivos. Atualmente, conta com o Sistema Idling Stop System, amortecedores traseiros ajustáveis, compartimento de 28 litros sob o assento, iluminação full LED com DRL, espaço múltiplo uso com porta e tomada de força 12V e rodas de 14 polegadas. Veja o vídeo e saiba tudo sobre o PCX 150 aqui.
Já o Yamaha Nmax chegou ao país em 2016, surpreendendo com seu design baseado nos scooters maiores da marca, sucesso no mercado europeu. Possui farol dianteiro e lanterna traseira em LED, freios ABS, compartimento de 25 litros sob o assento e painel totalmente digital – com computador de bordo, inclusive. Quando testamos o modelo logo após seu lançamento, alcançamos a marca de 38,41 km/litro ao rodar no trânsito de São Paulo. Lembre o teste aqui.
Moto seminova por até R$ 10 mil: Biz 125, Pop 110i e mais
Essa lista de seminovos é composta por scooter por até R$ 10 mil, certo? Sim. Motos como Biz e Pop são scooter? Não. Isso porque não compartilham as mesmas características, como o câmbio automático (CVT), e por isso são classificadas como motonetas. Este é um assunto antigo, mas que ainda causa confusão em alguns motociclistas.
Ainda assim, aproveitando a deixa, a Biz 125 2018 tem preço médio de R$ 9.415. Já a Pop 110i, no mesmo ano e modelo, sai por aproximadamente R$ 5.496. Também poderíamos inserir aqui a HaoJue Nex 110 2019, no mercado por cerca de R$ 5.774. Não são scooter, mas também são projetados para o trânsito urbano.
Guia de motos e classificados Motonline
Antes de decidir qual scooter comprar, acesse o Guia de Motos! Além da ficha técnica e reportagens de cada um dos modelos, o portal possui opiniões de usuários – você pode compartilhar suas experiências lá, inclusive. Depois que decidir qual será sua próxima moto, procure por uma boa oferta nos nossos classificados. Boa compra!