Publicidade

Famosa pelo escape abaixo do assento, por 15 anos ela compriu o papel de esportiva média da Honda e, agora, está prestes a voltar. Sim, estamos falando da CBR 600RR, que irá ganhar uma nova geração ainda em agosto. Assim, de acordo com as informações da matriz japonesa, o novo modelo será apresentado no dia 21 desse mês.

A CBR 600RR surgiu em 2003, inspirada no protótipo Honda RC 211V, com o qual Valentino Rossi sagrou-se bicampeão de MotoGP, em 2002 e 2003. Desse modo, esteve à venda no Brasil de 2003 a 2014, permanecendo em outros mercados até 2017. Sua aposentadoria ocorreu, principalmente, pelo projeto não atender mais às legislações sobre poluentes e ruídos.

Eis a nova geração da Honda CBR 600RR. Modelo será apresentado no dia 21 de agosto

Publicidade

Nova CBR 600RR 2021

De fato, a Honda do Japão forneceu pouquissimas informações até aqui. Confirmou a data de lançamento, forneceu (apenas) uma foto, um vídeo teaser e nada mais. Dessa forma, ainda não há como saber as novas características técnicas, como se o motor é um projeto novo ou apenas uma atualização para que o antigo, de 4 cilindros e 120 cv, atenta ao Euro5.

Do mesmo modo, não há detalhes sobre a eletrônica do modelo. Entretanto, ela deve herdar elementos da nova CBR 1000 RR-R Fireblade como controle de tração, mapas de potência, Wheelie Control, ajuste de atuação do freio motor, suspensões eletronicamente ajustáveis e, ainda, embreagem assistida e deslizante.

Primeira geração surgiu em 2003, inspirado no protótipo de MotoGP e produzido no Japão. Assim, seguiu no mercado até 2017

Primeira geração surgiu em 2003, inspirado no protótipo de MotoGP e produzido no Japão. Assim, seguiu no mercado até 2017

Publicidade

 

Aliás, a nova CBR 600RR 2021 tem seu visual diretamente inspirado na atual geração da Fireblade, apresentada em Milão no ano passado e ainda indisponível no Brasil. Assim, herdou traços da carenagem, cores da divisão HRC e até pequenas asas laterais.

A nova (e linda) CBR1000RR-R SP serviu de inspiração para a irmã menor, de 600 cm³

 

Publicidade

O que já é possível afirmar

Além do já citado visual baseado na superesportiva que gera até 217 cv, com base nos materiais apresentados podemos antecipar outras características da nova CBR 600RR. Assim, ela virá equipada com iluminação em LED e painel TFT, substituíndo o analógico da geração anterior.

Nova CBR terá painel TFT substituindo o antigo analógico

Nova CBR 600RR 2021 no Brasil

O modelo sequer chegou ao exterior, então é cedo demais para fazer qualquer previsão de quando virá, e se virá, ao Brasil. Procurada pela reportagem, a Honda brasileira afirmou que ainda não há como adiantar informações sobre a possível vinda do modelo.

Nova geração da Fireblade, apresentada no ano passado, ainda não está disponível no Brasil

Além disso, a subsidiária nacional da marca japonesa também se pronunciou sobre a nova CBR 1000RR-R Fireblade. “Por enquanto, não há previsão de chegada deste modelo ao Brasil. Toda e qualquer informação sobre a CBR 1000RR-R Fireblade neste momento será especulação”, afirmou, em nota.

Enquanto a CBR 600RR não chega por aqui, a nova CBR 650R tem a missão de representar a Honda no segmento. Para comprovar sua esportividade terá uma categoria monomarca no SuperBike Brasil, a copa Pró Honda CBR 650R

 

Ao menos por enquanto, a Honda seguirá representada no segmento pela CBR 650R, apresentada no último mês. O modelo substitui a CBR 650F, apresentando uma proposta mais esportiva que sua antecessora. “O modelo irá explorar toda uma estratégia Racing como a categoria Pró Honda CBR 650R no Superbike Brasil. Ele reflete todo o DNA da marca, com características exclusivas para o cliente que busca um modelo para se utilizar no dia a dia, bem como a possibilidade de track-day”, assegurou à reportagem.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza