Publicidade

Um dia inesquecível para Brad Binder (33, KTM Factory Racing Team). Em sua terceira corrida pela MotoGP, o sul-africano de 24 anos fatura a primeira vitória da KTM na classe rainha e, além disso, escreve o nome do seu país no rol de vencedores da principal categoria do Mundial de Motovelocidade.

Binder no ponto mais alto do pódio. Assim, o piloto, a KTM e a África do Sul celebram sua primeira vitória na MotoGP

O feito foi conquistado neste domingo, 9 de agosto, durante o GP da República Checa, disputado em Brno. Dessa forma, o Mundial de MotoGP realizou a terceira etapa da temporada 2020, depois de duas corridas em Jerez, na Espanha.

Publicidade

MotoGP na República Checa

Os desdobramentos da passagem da MotoGP por Brno foram, no mínimo, inesperados. Sem o sempre favorito Marc Márquez (93, Repsol Honda Team), afastado recuperando-se de lesão, todos aguardavam por mais uma atuação brilhante de Fabio Quartararo (20, Petronas Yamaha SRT), vencedor das duas corridas anteriores. Mas nada foi tão simples.

Dessa forma, sul-africano faturou primeira vitória na categoria principal logo em sua terceira prova

Dessa forma, sul-africano faturou primeira vitória na categoria principal logo em sua terceira prova

O que vimos na pista foi surpreendente. Quartararo largou bem, da segunda colocação, mas perdeu desempenho ao longo das voltas e recebeu a bandeirada na 7ª colocação. A pole ficou com Johann Zarco (5, Esponsorama Racing), que largou mal, caiu ao sexto lugar e conseguiu se recuperar aos poucos, concluíndo a prova na terceira posição.

Boa, Morbidelli

Já o segundo posto foi conquistado por Franco Morbidelli (21, Petronas Yamaha SRT). Dessa forma, o ‘meio brasileiro’ obteve seu melhor desempenho na categoria rainha, onde está desde 2018, até aqui. Largou muito bem da terceira posição, assumindo a ponta ainda na primeira volta.

Publicidade

Ótimo desempenho de Morbidelli. Depois de classificar em quarto e largar na ponta, ítalo-brasileiro ainda assegurou a segunda colocação

Então, abriu cerca de um segundo para o segundo colocado (no momento, Quartararo) e administrou a vantagem com segurança. Apesar de não ter ritmo para conter Binder, soube assegurar o segundo lugar e garantiu o primeiro pódio na MotoGP.

Equipes de fábrica com papel satélite

KTM no topo, seguida por Petronas SRT e Esponsorama Racing. Mas e a Repsol Honda, Ducati Team e Monster Yamaha? Nessa inesperada corrida as mais tradicionais equipes de fábrica tiveram papel coadjuvante. Assim, no grid de largada apenas Maverick Viñales as representava, em quarto, entre motos de equipes satélites, KTM e, ainda, atrás da Aprilia de Aleix Espargaro.

Alex Rins e sua Suzuki empurrando Zarco nas voltas finais. Equipes tradicionais, como Honda, Yamaha e Ducati, amargaram mal desempenho

Publicidade

Dessa forma, em determinados momentos, as três equipes mal estavam no top10, ocupando as 3 últimas colocações da lista. Apesar da recuperação de Valentino Rossi (que finalizou a corrida em quinto), seus ‘colegas’ não conseguiram apresentar bom rendimento. Desse modo, Andrea Dovizioso (4, Ducati), Danilo Petrucci (9, Ducati), Viñales e Alex Márquez (73, Honda), encerraram a prova, respectivamente, nas indesejáveis 11ª, 12ª, 14ª e 15ª colocações.

KTM e Brad Binder vencem na MotoGP

Primeiro, a equipe. A KTM jamais esquecerá o dia de hoje, quando faturou sua primeira vitória na classe rainha. Anteriormente presente desenvolvendo protótipos no Mundial para Moto3 e Moto2, a fabricante austríaca estreou na MotoGP apenas em 2017, apresentando um resultado progressivo na categoria.

O relacionamento de Binder com a KTM é longo - e vitorioso. Assim, piloto fez uma esmagadora campanha em 2016, com 14 pódios em 18 provas, e faturou o título

O relacionamento de Binder com a KTM é longo – e vitorioso. Assim, piloto fez uma esmagadora campanha em 2016, com 14 pódios em 18 provas, e faturou o título

Aliás, um desempenho tão crescente que, neste domingo, chegou a ter seus dois pilotos de fábrica no top5 – até que Pol Espargaró caiu, a 12 voltas do fim. Assim, além do primeiro lugar, neste domingo a fabricante encerrou o dia com a sexta posição conquistada por Miguel Oliveira, da sua equipe secundária. Nada mal.

Agora, o piloto. Binder estreou no Mundial em 2011, aos 15 anos. Em 2016 dominou a Moto3, conquistou 14 pódios (em 18 corridas), somou 319 pontos e faturou o título. Assim, carimbou seu passaporte para a Moto2, onde competiu em 2018 e 2019, encerrando a temporada nas 3ª e 2ª colocação, respectivamente.

Vencer não bastou. Dessa forma, Binder ampliou sua vantagem volta a volta, passando a barreira dos 4 segundos

Dessa forma, estreeou pela MotoGP em 2020, há menos de um mês, no GP Red Bull da Espanha. Agora, obteve a primeira e inquestionável vitória. Vale lembrar que o piloto é um dos meninos de ouro da KTM, representando as cores da equipe ininterruptamente desde 2015, passando por Moto3, Moto2 e, agora, MotoGP.

Próxima prova

Com a missão de realizar 14 provas em apenas 4 meses não há tempo a perder. Assim, a MotoGP retorna já na próxima semana, 16 de agosto, no circuito Red Bull Ring, na Áustria. Provavelmente, a prova será marcada pelo retorno de Marc Márquez, o que ainda não é uma certeza. Em 2019 a prova teve Dovizioso, Márquez e Quartararo, nesta ordem, nos três lugares do pódio.

Mesmo encerrando a prova de Brno em sétimo, Quartararo segue líder do campeonato

MotoGP – resultado 3ª etapa

1) Brad Binder – 33, KTM
2) Franco Morbidelli – 21, Yamaha
3) Johann Zarco – 5, Ducati
4) Alex Rins – 42, Suzuki
5) Valentino Rossi – 46, Yamaha
6) Miguel Oliveira – 88, KTM
7) Fabio Quartararo – 20, Yamaha
8) Takaai Nakagami – 30, Honda
9) Jack Miller – 43, Ducati
10) Aleix Espargaro – 41, Aprilia
11) Andrea Dovizioso – 04, Ducati
12) Danilo Petrucci – 9, Ducati
13) Cal Crutchlow – 35, Honda
14) Maverick Viñales – 12, Yamaha
15) Alex Márquez – 73, Honda
16) Tito Rabat – 53, Ducati
17) Bradley Smith – 38, Aprilia
18) Stefan Bradl – 6, Honda

OUT
Pol Espargaro – 44, KTM
Joan Mir – 36, Suzuki
Iker Lecuona – 27, KTM

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza