Demorou, mas chegou. A nova geração da Yamaha MT 03 chega ao Brasil cerca de ano depois de ser apresentada no exterior, o que aconteceu no segundo semestre de 2019. Dessa forma, ela aterrissa por aqui já como modelo 2021, enquanto a 2020 segue à venda com preço sugerido de R$ 24.649.
- Relembre a chegada da nova MT 03 à Europa
- Yamaha MT 03, Kawasaki Z 400 ou Honda CB 500F. Qual comprar?
- Veja o primeiro teste com a MT 03, em 2016
Trata-se, então, da atualização de um dos produtos mais importantes da marca no Brasil. No ano passado, a MT 03 foi a naked mais vendida do país, com 7.214 unidades emplacadas. Além disso, foi o sétimo modelo com maior volume de vendas da marca no território nacional.
Nova Yamaha MT 03 no Brasil
A nova MT 03 se diferencia especialmente pelo visual, inspirado nas irmãs maiores da família MT, com novo conjunto ótico, carenagens laterais, design do tanque e rabeta. Além disso, recebeu upgrades técnicos, com a adoção de suspensão invertida e de novo painel, totalmente digital.
No design, forte influência da atual geração da MT 09. Assim, houve adoção de farol em LED com um pequeno facho central de luz alta e com duas luzes de posição inclinadas. As setas passam a ser em LED, complementam a o sistema de iluminação
A Yamaha também atualizou as carenagens. A naked apresenta uma aparência mais “compacta” em torno da área do motor. O tanque de combustível permanece com capacidade para 14 litros, mas mudou e tem nova tampa, além de tomadas de ar diferentes. O painel de instrumentos aposentou o grande conta-giros analógico e passa a ser totalmente digital com visor LCD, mas não colorido.
Conjunto de suspensão e motor
Aqui praticamente nada mudou. Segue o motor que conhecemos desde 2016, de dois cilindros, com os 321 cm³ e arrefecimento a líquido. Com a transmissão de seis velocidades, ele produz 42cv de potência máxima a 10.750 rpm e 3 mkg.f de torque, a 9.000 rpm. O propulsor, compartilhado com a esportiva R3, aposta na redução de peso de componentes para minimizar vibrações.
Mas há novidades. O modelo ganhou suspensão dianteira invertida, com 37 mm de diâmetro. Na traseira a Yamaha introduziu o conceito de braço oscilante estendido na MT 03 – proposta semelhante à da YZF-R1, salvas as devidas proporções, e busca estabilidade durante a frenagem, curvas e aceleração. O sistema de freio ABS conta com disco de 298 mm de diâmetro na dianteira e 220 mm na traseira.
Nova MT 03 no Brasil: preços, cores e mais
A apresentação da nova geração da naked à imprensa nacional aconteceu em um evento realizado nesta semana. Nos próximos dias a montadora irá oficializar informações como preço e data da chegada do modelo às lojas, bem como as cores disponíveis e outros detalhes.