Fazendo jus ao nome, o Guia de Motos é um espaço onde você encontra diversas informações sobre modelos que estão (ou já estiveram) à venda no Brasil. Assim, há dados, fotos, ficha técnica, vídeos, notícias e avaliações de usuários, destacando os prós e contras da moto em questão. Dessa forma, hoje o assunto é o Suzuki Burgman 650.
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Suzuki Burgman 650: review no Guia de Motos
O Burgman 650 é um maxi scooter conhecido de todos nós, afinal está à venda no Brasil desde 2006 até hoje, de forma ininterrupta. Assim, é o modelo a mais tempo nas concessionárias brasileiras e um sobrevivente, já que concorrentes (como o TMax 530) nunca conseguiram se manter por muito tempo no mercado, especialmente em virtude do preço, proibitivo para a maioria.
O ‘Suzukão’ sempre foi referência em conforto e tecnologia. Para tanto, aposta na comodidade de tomada 12v, diferentes porta-objetos, amplo compartimento sob o banco (com espaço de sobra para dois capacetes), computador de bordo, parabrisa com altura ajustável, assentos com descansos reclináveis e mais.
Além disso, a experiência de pilotagem é favorecida pelo potente motor de 638 cm³, com 55 cv (a 7.500 rpm) e 6,32 kgf.m de torque (a 5.500 rpm) máximos e reconhecida ciclística do modelo. Com baixo centro de gravidade, fruto do motor praticamente horizontal, o Burgman 650 se mantém sob controle mesmo em altas velocidades, se tornando prazeroso para viagens. Ainda, conta com opção de trocas manuais no câmbio CVT.
Então, o Burgman 650 vale a pena?
Reconhecido por seus pontos fortes, naturalmente, ele também possui deméritos. É comum ver proprietários reclamando do seu alto consumo, na casa dos 15 a 18 km/litro mesmo com tocada econômica, e também do elevado custo de manutenção, bem como da dificuldade para encontrar peças de reposição. Opiniões como essas podem ser conferidas no Guia de Motos.
Além disso, o modelo bem que merecia uma atualização, afinal está praticamente idêntico no nosso mercado desde 2016. Assim, poderia receber novo design e também alguns aprimoramentos, como tela colorida em TFT, tomadas USB e iluminação full LED.
Preço do Burgman 650
O mercado dos scooter segue em franco crescimento no Brasil, algo que tende a seguir no período pós-crise que estamos prestes a viver. Entretanto, os responsáveis por grande parte do volume de vendas são os modelos pequenos, econômicos, com pouca manutenção, utilizados especialmente em deslocamentos urbanos.
Dessa forma, o nicho dos maxi scooter segue esguio. Atualmente, o Burgman 650 é oferecido apenas na versão topo de linha Executive e tem somente um concorrente direto, o Honda X-ADV. Se por um lado o Suzuki não é tão atual, por outro custa menos que o concorrente: parte de R$ 59.950, ante os R$ 63.500 sugeridos pelo Honda.
O preço dos usados, claro, é bem mais convidativo. Assim, um Burgman 650 ano 2006, primeiro à venda no Brasil, tem preço médio de R$ 15.600. Já um intermediário entre o lançamento e a versão inaugural, custa cerca de R$ 24.800 – valor de um 2013. Vale lembrar que estes valores são preços médios sugeridos pela FIPE – saiba como a tabela funciona aqui.