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Fazendo jus ao nome, o Guia de Motos é um espaço onde você encontra diversas informações sobre modelos que estão (ou já estiveram) à venda no Brasil. Assim, há dados, fotos, ficha técnica, vídeos, notícias e avaliações de usuários, destacando os prós e contras da moto em questão. Dessa forma, hoje o assunto é a BMW G 650 GS.

BMW G 650 GS: review no Guia de Motos

A família GS da BMW completou 40 anos em 2020, numa trajetória que é sinônimo de sucesso global. Assim, essa história passa por modelos icônicos, como a vanguardista R 80 G/S e a R 1200 GS (ou 1250), a big trail mais vendida do mundo. Dentre tantos, a G 650 GS também merece destaque.

A BMW G 650 GS ainda hoje é uma bigtrail procurada por quem quer encarar aventuras com economia

Afinal, por muito tempo o modelo representava o acesso ao lineup da marca, afinal, foi produzida de 1993 a 2016. Além disso, foi a primeira moto da marca a adotar transmissão final por corrente e, outra curiosidade, foi desenvolvida numa parceria entre BMW e Aprilia, no início da década de 90.

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Apesar de algumas variações, modelo é movido pelo motor de 652 cm³, que gera 50 cv e 6,4 kgf.m de torque

G 650 GS no Brasil

Por aqui, a G 650 GS esteve à venda de 1994 até seu ano final, 2016, quando foi substituída pela F 700 GS. Dessa forma, ficou mais de uma década nas lojas, marcou época no país e até hoje é procurada por muitos aventureiros que buscam uma bigtrail usada que seja confiável e econômica.

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A G 650 GS foi uma das muitas versões oferecidas no Brasil

 

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Prós

Entre os principais pontos positivos, não faltam elogios ao seu conforto, fruto da boa ciclística e eficiente trabalho das suspensões – em alguns modelos, aliás, a traseira inclusive tem ajuste de retorno. O conjunto também oferece versatilidade, com bom desempenho tanto no asfalto quanto para encarar leves trechos de terra, com suas rodas de liga leve e 19 e 17 polegadas, na frente e atrás.

G 650 GS durante nosso teste, em 2011

Além disso, seu motor se destaca pela economia. No nosso teste o consumo ficou na casa dos 25 km/litro, mas há relatos do modelo beirando a casa dos 30 km/litro em determinadas situações. Ainda, tem bom pacote eletrônico, com ABS comutável (que pode ser desligado na roda traseira), manoplas aquecidas, setas em LED e outras comodidades.

Contras

No Guia de Motos é fácil observar que as críticas ao modelo são pontuais, citando pequenas características que estão longe de afetar o prazer da pilotagem ou desempenho da G 650 GS. Assim, falam sobre a densidade do assento – que podia ser mais macio -, a falta de marcador de combustível, a baixa capacidade do tanque (de 14 litros) e a vibração causada pelo motor em altas rotações, algo característico dos monocilíndricos. Ainda, há menções sobre o calor que o propulsor joga na perna direita do piloto, que traz certo incômodo.

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Conforto para as trilhas urbanas

Modelo é mais famoso por suas qualidades do que pelos defeitos. Algo a se considerar para quem quer saber se vale a pena comprar uma G 650 GS

A G 650 GS vale a pena?

Afinal, vale a pena levar uma BMW G 650 GS para casa? Vale o preço? Falando nele, o preço pode variar consideravelmente dentro da gama, o que é esperado por se tratar de um modelo que esteve por tanto tempo no mercado e que também foi oferecido em diversas versões.

Assim, o preço médio sugerido pela FIPE varia de R$ 9.785 do ano/modelo 1994 até R$ 24.269 da versão final, vendida em 2016. Para se ter uma noção, atualmente a G 310 GS parte dos R$ 27.450, enquanto a F 750 GS Sport custa R$ 50.500, ambos preços apontados pela tabela.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza