Publicidade

A Yamaha MT 03 é uma naked que faz parte da série inspirada no conceito “Dark Side of Japan”, o ‘lado negro do Japão’. No Brasil, o modelo integra a família composta também por MT 09 e MT 07, sendo a opção de entrada, mais leve e acessível.

A MT03 chegou ao Brasil logo depois da R3, em 2015, já como modelo 2016

Movida pelo motor de dois cilindros paralelos, com 321 cm³ e arrefecimento a líquido, a MT 03 gera 42 cv a 10.750 rpm e 2,96 kgf.m de torque a 9.000 rpm. Líder de vendas na categoria naked, é um dos modelos mais importantes para a Yamaha no mercado brasileiro.

Nova geração surgiu em 2019 e, cerca de um ano depois, também desembarcou no Brasil. Além do visual, há mudanças no painel, iluminação e suspensão dianteira

Publicidade

Yamaha MT 03

A Yamaha MT 03 não veio substituir o modelo anterior de mesmo nome. Portanto, não confunda essa com a MT 03 de 660 cc, que ficou em produção apenas em 2008 e tinha como base a XT 660 R – com quem compartilhava, por exemplo, o motor.

Ágil e com bom desempenho, logo a ‘pequena’ MT se tornaria a naked mais vendida do Brasil – posto que ocupa até hoje

A ‘nova’ MT 03 divide a mesma plataforma da esportiva YZF R3, incluindo chassi, motor, suspensões e ajustes, adequando sua proposta ao uso urbano, de uma street. Assim, possui guidão diferente, bem como novos cursos nas suspensões, dentre outras pequenas alterações.

 

Publicidade

Yamaha R3, modelo YZF foi a base para a naked MT 03

Em termos de design, a moto segue o conceito Dark Side of Japan, comparilhando traços com as irmãs maiores. Motor exposto, diversos detalhes em preto fosco, visual agressivo e bem marcado, tudo no mais puro espírito esportivo da Yamaha.

No Brasil as principais concorrentes da MT 03 são as Kawasaki Z300 (aposentada em 2019) e Z400. Além disso, ela encara a KTM 390 DUKE, responsável por um volume menor de vendas, e até a CB 500F – apesar da Honda ter maiores dimensões e cavalaria, bem como proposta menos esportiva.

z300 vulcan s kawasaki

Apesar de seus atributos, concorrentes como a Z 300 (foto) nunca conseguiram tomar a liderança de vendas neste nicho da Yamaha

Publicidade

Yamaha MT 03 2021

Em 2019, a Yamaha anunciou a nova versão da MT 03. O modelo chegou ao exterior no início de 2020 e ao mercado nacional alguns meses depois, já como MT 03 2021.

As novidades ficaram a cargo da nova suspensão dianteira, agora invertida, bem como do novo painel totalmente digital e do facelift no design, adotando farol com ‘cara’ de mau. No restante, incluindo números de potência e configuração do motor, ela se manteve idêntica à primeira garação, apresentada em 2015.

Pontos positivos

O ponto alto da MT é seu motor. As entregas de potência e torque são previsíveis e vigorosas, deixando a moto dócil aos novatos e não menos emocionante aos pilotos experientes. Assim, seu top speed gira em torno dos 170 km/h (no painel, claro), sem precisar qualquer ajuste na motocicleta.

Motor, mesmo que equipa a R3 tem vigor de sobra para empurrar os 168 kg da MT-03

Motor, mesmo que equipa a R3, gera 42 cv e tem vigor de sobra para empurrar os 168 kg da MT

Além da performance, a MT 03 se destaca pelo visual que lançou tendência. Desde o seu lançamento, ela chama atencção no trânsito pelo porte de ‘moto maior’, especialmente por adaptar com êxito o conceito Master of Torque à ‘baixa’ cilindrada. Cabe aqui destacar, também, o bom nível de acabamento de suas peças plásticas.

Pontos negativos

Cavalo que anda, cavalo que bebe. Se a 03 anda bem para uma moto da sua categoria, o consumo elevado também pode chegar perto aos números de motos maiores, especialmente em tocada esportiva. Desta forma, a MT roda cerca de 18 e 22 km/litro, fome próxima a da irmã MT 07, por exemplo.

O consumo elevado, que pode beirar os 15 km/litro em tocada esportiva, é um dos principais poréns do modelo

Como padrão na categoria, o banco do garupa não oferece qualquer conforto ao caroneiro. Mesmo na versão mais recente, apesar do novo desenho do assento – mais amplo e mais largo – a densidade da espuma ainda não é suficientemente macia. O piloto também sofre fadiga, especialmente em viagens. Além disso, o desenho da rabeta não agrega a alça para o garupa.

Yamaha MT 03 vale a pena? E os preços?

A Yamaha MT é um produto bastante atual, mesmo em sua primeira versão, lançada ainda em 2015 (já como modelo 2016). Como vimos, design agressivo e bom desempenho são seus pontos fortes. Ainda, encontrar peças de reposição e revender a moto daqui algum tempo devem ser missões facilitadas pelo alto volume de vendas do modelo.

O preço médio da MT03 2017 é de R$ 16.963

Portanto, se você está procurando uma moto leve, compacta e que passe alguma emoção ao pilotar pode considerar a MT sem medo. Agora, se o consumo é um ponto crucial na sua escolha e se viagens com garupa estão nos seus planos, é melhor cogitar outros modelos – e, até, categorias.

Segundo a FIPE, uma MT 03 nova tem preço aproximado de R$ 26.421 nas concessionárias

 

Vamos falar sobre preços. Segundo a FIPE, o modelo 2017 tem preço médio de R$ 16.963. Já o valor médio cobrado pelas concessionárias em uma MT 2021 (zero quilômetro) é de R$ 26.421. Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a 03, acesse o Guia de Motos!

Ficha técnica Yamaha MT 03

Motor
Tipo 4 tempos, 2 cilindro
Cilindrada 321 cc
Arrefecimento Líquido
Combustível Gasolina
Potência Máxima: 42 cv a 10.750 rpm
Torque Máximo: 3 kgf.m a 9.000 rpm
Alimentação: Eletrônica
Partida: Elétrica
Transmissão: 6 marchas
Suspensão e rodas
Suspensão dianteira:
Garfo telescópico/ 41 mm / curso de 130 mm / sem ajustes
Suspensão traseira:
Monochoque com Link / curso 125 mm / ajuste de pré carga da mola
Chassi: Aço
Pneu Dianteiro: 110/70-17M/C (54H) Tubeless
Pneu Traseiro: 140/70-17M/C (66H) Tubeless
Dimensões e capacidades
Peso a seco: 168 kg
Comprimento: 2090 mm
Largura: 745 mm
Altura do Banco: 780 mm
Distância entre Eixos: 1380 mm
Capacidade do tanque: 14 litros
Preço (FIPE, janeiro de 2021)
2017: R$ 16.963,00
2021 (0km): R$ 26.421,00

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza