Publicidade

A BMW R 1200 GS deu sequência à história de sucesso da família GS em nível mundial, chegando ao posto de bigtrail mais vendida do mundo. Aliás, a série GS tem tradição dentro da BMW Motorrad e é a principal responsável pelo sucesso global da marca. Tudo começou em 1980, com a sigla GS referindo-se a Gelände / Straße (em alemão: off-road/on-road) ou Gelände Sport.

GS 2004, o inicio da série BMW com 1200 cc

BMW R 1200 GS

A BMW R 1200 GS foi apresentada em 2004, como substituta da R 1150 GS. Era cerca de 30 kg mais leve e também 19% mais potente que a antecessora, produzindo 100 cv e marcando 260 kg na balança. A novidade chegou no mercado em 2005, já como modelo 2006, e permaneceu no mercado até 2019, recebendo uma série de atualizações com o passar dos anos.

Com uma ciclística invejável, R 1200 GS se sai bem tanto no asfalto quanto ao rodar longe dele

Publicidade

As primeiras melhorias vieram em 2008, incluindo o aumento de potência para 105 cv e um novo sistema de freios ABS II (anti-lock braking system). A eletrônica ainda evoluiu com o ajuste eletrônico da suspensão (ESA), Controle Automático de Estabilidade (ASC) e novo sistema de controle de tração.

Ao longo do tempo a GS 1200 cresceu em potência, tecnologia e também em tamanho. Na foto, uma 2017

Dois anos depois, mais mudanças. Em 2010 os a BMW R 1200 GS teve a cabeça de cilindro revisada e recebeu eixo de comando de válvulas duplo. Desta forma, o limite de linha vermelha no contagiros aumentou para 8.500 rpm e o conjunto passou a entregar 110 cv a 7.750 rpm. Um novo flape no escape deu novo tom ao ronco do motor.

Excelentes níveis de acabamento e equipamentos deixam claro que a GS 1200 é um produto premium

Publicidade

R 1200 GS – Refrigeração líquida

A maior das alterações ocorreu ainda em 2012, com o anúncio de que o modelo de 2013 teria refrigeração líquida. Com o novo propulsor a motocicleta passou a entregar 15 cv a mais de potência máxima. Entretanto, a aventureira acabou ganhando cerca 9 kg.

Muito aguardado, arrefecimento a líquido veio em 2013

De 2014 a 2016 aconteceram atualizações anuais. Entre as novidades estavam ajustes de dirigibilidade e a adição de opções como os faróis de LED, ignição sem chave, quickshifter e sistema anti-furto. Um assento de altura mais baixa também era opcional. Por fim, um novo modo de ABS disponível, junto de atualização de software, permitiu frenagens mais seguras.

2016 / 2019 – Novo visual e Euro4

Para 2016 a GS 1200 recebeu um facelift, aliado a alterações técnicas no motor para atender às exigências europeias da legislação Euro4. Assim como a versão Adventure, todos os modelos com refrigeração líquida receberam um amortecedor no eixo de saída da transmissão. A GS também recebeu uma nova opção de barra de proteção no motor, como era padrão na Adventure.

Publicidade

Para 2016 moto ganhou ajustes no motor e novo visual

Ainda em setembro de 2019 chegou ao mercado brasileiro a nova geração da principal bigtrail alemã. A R 1250 GS ganhou motor maior (capaz de gerar 136 cv), novo upgrade tecnológico e deu sequência aos trabalhos de montagem na fábrica da BMW em Manaus.

BMW R 1200 GS Adventure: vale o que custa?

Nos 14 anos em que esteve no mercado a GS 1200 teve uma série de versões, como é de praxe da marca e da família. Certamente, a mais cobiçada delas é a topo de linha R 1200 GS Adventure.

BMW R 1200 GS Adventure: o máximo e totalmente equipada

BMW R 1200 GS Adventure: o máximo e totalmente equipada

Pronta para encarar viagens de qualquer extensão, estava equipada com uma série de itens exclusivos. O primeiro eram as rodas raiadas, de 19 polegadas atrás e 17 na frente, mais resistentes a impactos e indicadas ao fora de estrada. O pacote também contava com protetor de motor, tanque de combustível maior, bolha mais alta, farois auxiliares, assento (assim as suspensões) mais alto.

Mais que conforto, tecnologia e potência, rodar de GS Adventure é sinônimo de status

 

Naturalmente, a GS 1200 Adventure tinha o pacote eletrônico completo disponível em seu ano de produção e grafismos únicos, que conferiam status ao seu proprietário. Em determinados anos itens como farois auxiliares e rodas raiadas também eram compartilhados com outras versões, como a Premium.

Pontos positivos

A GS 1200 construiu fama mundial como uma moto ideal para viagens, sejam elas no asfalto ou não. Isto só foi possível graças à sua estabilidade e excelente nível de segurança, mesmo em altas velocidades, fruto do sistema de freios e também do funcionamento das exclusivas suspensões BMW Motorrad Telelever e Paralever, na dianteira e traseira respectivamente.

BMW GS é estradeira para qualquer desafio

A lista de pontos positivos é longa, com destaque ao desempenho do motor (especialmente desde que passou a ser arrefecido a líquido) e agilidade, surpreendente para uma moto com seu peso. Além disso, tem excelente nível de acabamento e é conhecida por ser um expoente em tecnologia, adotando praticamente todos os recursos oferecidos pelo mercado ao longo de sua produção. Não à toa foi a bigtrail mais vendida do mundo.

Pontos negativos

Ponto de ressalva nas BMW R 1200 GS é seu consumo elevado. Nos modelos mais antigos, segundo nosso teste de 2013, tanto para a cidade quanto para a estrada foi registrada faixa de 16 km/l. Entretanto, nos modelos mais recentes o número melhora, ficando na casa dos 23 km/l.

Motor de dois cilindros opostos é sinônimo de diversão numa tocada esportiva

Sinônimo de status, o grande porte também pode atrapalhar os novatos na categoria, assim como seu peso acima dos 250 kg. Por fim, prepare-se para peças de reposição e manutenção com custo elevado, afinal estamos falando de uma moto premium, bem como para uma cotação salgada do seguro, afinal a GS 1200 também faz sucesso com os amigos do alheio.

BMW R 1200 GS vale a pena?

Se você está procurando conforto para viagem de qualquer distância, achou o modelo certo. A R 1200 GS oferece bom posicionamento para piloto e garupa, conforto e alta performance em retas e curvas. Entretanto, fique atento à grande gama de versões e anos, pois cada modelo tem especificidades e detalhes que podem fazer diferença. Confira em nosso Guia de Motos as versões da GS.

Se você estiver preparado para arcar com sua manutenção, acredite que a BMW R 1200 GS pode ser uma parceira incrível para longas viagens

E qual o preço da R 1200 GS? Segundo a FIPE, o modelo de entrada 2005 tem preço médio de R$ 24.270, cifra que pode chegar aos R$ 80.680 de uma Adventure Exclusive 2019. Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a BMW R 1200 GS, acesse o Guia de Motos!

Ficha técnica BMW R 1200 GS

Motor
Tipo 4 tempos, 2 cilindros
Cilindrada 248 cc
Arrefecimento Líquido
Combustível Gasolina
Potência Máxima: 125 cv a 7.750 rpm
Torque Máximo: 12,74 kgf.m a 6.500 rpm
Alimentação: Eletrônica
Partida: Elétrica
Transmissão: 6 velocidades
Suspensão e rodas
Suspensão dianteira: BMW Motorrad Telelever / curso 190 mm
Suspensão traseira: BMW Motorrad Paralever / curso 200 mm
Chassi: Aço
Pneu Dianteiro: 110/80 – R 19
Pneu Traseiro: 150/70 – R 17
Dimensões e capacidades
Peso a seco: 260 kg
Comprimento: 2255 mm
Largura: 980 mm
Altura do Banco: 890 mm
Distância entre Eixos: 1511 mm
Capacidade do tanque: 30 litros
Preço (FIPE, janeiro de 2021)
2004 R$ 24.270,00
2019 (Adventure Exclusive) R$ 80.680,00

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza