Publicidade

A Buell anunciou o seu retorno ao mercado, em um plano ambicioso de lançar dez motocicletas até 2024. Contudo, desta vez a marca não vai contar com o envolvimento do fundador Erik Buell. A iniciativa do renascimento da fabricante é encabeçada pelo empresário Bill Melvin, que comprou não apenas a Buell, mas também a Erik Buell Racing (EBR).

Erik Buell ao lado de uma das suas criações

Até o momento, três modelos que farão parte do retorno da marca já apareceram. São elas, a dupla formada pela esportiva 1190RX Hammerhead e a naked 1190SX – as duas com visual retrô. A outra moto é a bigtrail 1190 Super Touring. Todas as três serão apresentadas durante o Daytona Bike Week 2021, marcado para os dias 5 a 14 de março.

Hammerhead 1190RX

O modelo é uma versão rebatizada da EBR 1190RX, uma descendente direta do protótipo Buell Barracuda II, que foi perdido quando a Harley-Davidson fechou a interação entre as marcas em 2009. Renomeada de Hammerhead 1190RX ela apresenta um motor de 1.190 cc V-twin, capaz de atingir 185 cv, montado no incomum chassi fuel-in-frame que tem sido uma assinatura fabricante.

Publicidade

Hammerhead 1190RX deve estar disponível em versões em fibras de carbono ou pinturas Heritage

1190SX

Outra herança da EBR é a 1190SX. A motocicleta é efetivamente igual à RX, mas simplesmente equipada com uma carroceria menos envolvente e barras mais largas e planas. O resultado é menor peso em ordem de marcha, estimado em cerca de 187 kg.

A naked 1190SX será construída na mesma plataforma da RX e estará disponível nas versões de fibra de carbono ou Black Mamba

1190 Super Touring

Inicialmente, a marca está prometendo oferecer um pacote de acessórios de turismo para a 1190SX. Desta forma, segundo a empresa, uma versão Super Touring deve estar disponível ainda este ano, isso antes de lançar um novo modelo verdadeiramente adventure em 2023. Pelas renderizações é possível ver que o chassi é novamente o design fuel-in-frame, aliado a pneus de uso misto e uma postura de pilotagem mais ereta.

Publicidade

Uma moto dedicada ao nicho adventure está em construção para um futuro com a marca

Buell no Brasil

A empresa foi fundada em 1983 e iniciou uma bem-sucedida parceria com a Harley-Davidson Motor Company em 1993, sendo incorporada à tradicional empresa norte-americana em 1998. O fundador e idealizador, o engenheiro Erik Buell, foi mantido na marca como chairman e diretor técnico.

Ao encerrar atividades em 2009 tudo foi vendido, e Harley-Davidson se desligou da operação

No Brasil a fabricante chegou importada pelas mãos do Grupo Izzo. Os modelos destinados ao público consumidor de alto padrão eram vendidos na Buell Concept Store, inaugurada em outubro de 2005, instalada na Rua Oscar Freire, em São Paulo.

Publicidade

Entretanto, toda a operação mundial se encerrou em 30 de outubro de 2009, quando a Buell Motorcycle Company fechou as portas. O próprio Erik abriu uma nova fabricante pouco depois nos EUA, a Erik Buell Racing, mas a empresa não sobreviveu e suspendeu suas atividades em 2015.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza