Publicidade

A MotoGP 2021 está prestes a iniciar. Neste ano estão previstas 21 etapas, com as datas na Argentina e nos Estados Unidos aguardando definição. No campeonato elétrico da MotoE serão 6 encontros, com a final de rodada dupla em Misano. Veja calendário, equipes e mais.

Em 2020 a Suzuki sagrou-se campeã da temporada com Joan Mir

Equipes na MotoGP 2021

Mais uma vez, teremos 11 equipes na categoria principal do Mundial de Motovelocidade. Elas representam a Ducati (três equipes), Honda (duas), Yamaha (duas), KTM (duas), Aprilia (uma) e Suzuki (uma). Vale lembrar que a Ducati detém o título por fabricantes, enquanto a Suzuki e o piloto Joan Mir defendem o cinturão individual.

Ducati Lenovo Team

A equipe de fábrica da Ducati vem para a temporada 2021 da MotoGP com uma nova dupla de pilotos, formada por Jack Miller e Francesco Bagnaia.

Publicidade

Em 2021, Bagnaia subiu da Ducati satélite para equipe principal

O time italiano busca defender o título conquistado do Mundial de Construtores em 2020. Além disso, vai mirar na conquista de pilotos, buscando encerrar um jejum de 13 anos desde a vitória de Cassey Stoner, em 2007.

Jack Miller também fará sua temporada de estreia com uma Ducati do time principal

Pramac Racing (Ducati)

Com Jack Miller e Francesco Bagnaia ganhando as vagas da equipe oficial da Ducati, a Pramac terá uma dupla nova pela primeira vez desde 2013. A equipe satélite conta com Johann Zarco e Jorge Martín, ex-Moto2 e campeão da Moto3 em 2018. Zarco, bicampeão da Moto2, vem da Avintia com um contrato direto com a Ducati.

Publicidade

Jorge Martín e Johann Zarco aceleram pela Pramac em 2021

Avintia Racing (Ducati)

A Avintia, outra equipe satélite da Ducati, vai às pistas com o atual vice-campeão da Moto2, Luca Marini.O meio-irmão de Valentino Rossi será apoiado pela equipe VR46 e vai usar as cores da equipe do italiano como patrocinadora.

Meio-irmão de Rossi, Luca Marini fará sua estreia na MotoGP

Na outra moto estará o campeão da Moto2, Enea Bastianini, com as cores revisadas da Avintia. O futuro da equipe na MotoGP ainda é incerto, após o dono da Anvitia, Raul Romero, ter admitido que não renovará com a Dorna (organizadora) para 2022.

Publicidade

Continuidade da equipe na MotoGP ainda é incerta, uma vez que há contrato apenas até 2022

Repsol Honda Team

A equipe oficial da Honda divulgou a identidade da nova moto com a presença do hexacampeão da MotoGP Marc Márquez e de Pol Espargaró, que fará sua estreia no time. Espargaró, campeão de 2013 da Moto2, vem de uma passagem de quatro anos com a KTM.

Depois de uma temporada desastrosa, Honda está pronta para voltar às vitórias

Já Márquez, apesar de estar com a recuperação do braço encaminhada, não deve participar da pré-temporada e das corridas no Catar. Em sua ausência, a Honda deve ter na pista o piloto de testes Stefan Bradl.

Time tem Marc Márquez e Pol Espargaró alinhando no grid

LCR Honda

Neste ano, o irmão de Marc Márquez vai correr pelo ‘time B’, após estrear na categoria pela equipe Honda oficial de fábrica em 2020. Assim, Álex Márquez embarca na LCR Honda Castrol. O jovem Márquez, campeão da Moto2 em 2019 pela equipe Marc VDS, assume a vaga anteriormente ocupada pelo veterano Cal Crutchlow.

Álex Márquez vai correr pela equipe satélite da Honda em 2021

Único janponês no grid da MotoGP, Nakagami fará mais uma temporada pela Honda

Seu colega de box será o japonês Takaaki Nakagami. Único piloto natural do Japão na MotoGP, o atleta acelera mais uma vez a LCR Honda Idemitsu, buscando pontos pela equipe que representa desde 2018.

Red Bull KTM Factory Racing

Com a saída do espanhol Pol Espargaró para a Honda, a KTM terá Brad Binder e Miguel Oliveira na equipe de fábrica em 2021. A expectativa para este ano é positiva, após o time ter uma excelente temporada no ano passado, com direito a primeira vitória da marca na MotoGP, conquistada por Binder no GP da República Tcheca.

Em seu ano de estreia na MotoGP, Binder surpreendeu ao conquistar a primeira vitória da KTM e da África do Sul na categoria

Miguel Oliveira também conhece a marca, mas será sua primeira temporada com a moto principal. No ano passado, o português venceu duas provas (nos GPs de Estíria, na Áustria, e Portugal) acelerando um protótipo da equipe satélite, Tech3. Aliás, foi o primeiro português da história a conquistar uma corrida da categoria.

Português Miguel Oliveira sobe à equipe principal embalado por duas vitórias obtidas no time satélite da KTM

Tech 3 KTM Factory Racing

A escuderia ‘B’ da KTM adotou o laranja como a cor principal e perdeu a marca da Red Bull do seu design. Isto tem uma explicação comercial, claro, afinal a fabricante de energéticos retirou o patrocínio principal no final da temporada passada.

Lekuona acelera uma nova Tech 3 em 2021. Agora, sem o patrocínio da Red Bull

Em 2021 haverá uma nova dupla de pilotos no box. Iker Lecuona, da Espanha, e Danilo Petrucci, italiano que foi dispensado pela equipe oficial da Ducati, têm a missão de manter o bom desempenho obtido pelo time na última temporada.

Depois de uma temporada sem brilho na Ducati de fábrica, Petrucci estreia na KTM Tech3

Monster Energy Yamaha MotoGP

O time oficial da Yamaha será conduzido por Maverick Viñales e Fabio Quartararo. Pela primeira vez, desde o retorno da Ducati em 2013, Valentino Rossi não integra a dupla principal da fabricante.

Novas cores da Yamaha na MotoGP

No lugar do italiano chega Quartararo, o piloto da Petronas SRT que despontou como favorito no início de 2020 após vencer três etapas e depois desapontou, encerrando o calendário na oitava posição. Viñales é um velho conhecido, que trocou a Suzuki pela equipe principal da Yamaha em 2017.

Quartararo irá dividir espaço nos box com Viñales, piloto da equipe desde 2017

Petronas Yamaha SRT

A equipe satélite da Yamaha, Petronas SRT,  entra em sua terceira temporada na categoria rainha. O time vem embalado por 6 vitórias em 2020. Desta vez, o time será guiado por Franco Morbidelli, que venceu três vezes no ano passado e terminou com o vice-campeonato.

Talvez a mais curiosa equipe da MotoGP, a Yamaha Petronas tem o experiente Valentino Rossi e o ‘desvalorizado’ Morbidelli – que, mesmo vencendo 3 provas em 2020, correrá com uma moto defasada em relação as demais Yamaha

Na outra moto, há ninguém menos que o multicampeão Valentino Rossi. Recém-chegado da equipe principal, o italiano (com 42 anos e 9 títulos no Mundial) segue ‘com total apoio da fábrica’ japonesa em 2021.

O ítalo-brasileiro Morbidelli é um dos pupilos de Rossi no Mundial de Motovelocidade

Team Suzuki Ecstar

A Suzuki chega na temporada 2021 da MotoGP como a atual campeã, depois do primeiro título conquistado por Joan Mir – que segue no time, claro. A equipe ainda conta com a permanência de Álex Rins.

Ou seja, a equipe japonesa adotou a máxima de ‘não mexer em time que está ganhando’ e chega sem grandes alterações para este ano. A Suzuki revela sua moto 2021 no dia 6 de março.

Aprilia Racing Team Gresini

O time da Aprilia Gresini chega para a MotoGP 2021 comandada nas pistas por Lorenzo Savadori e Aleix Espargaró. A equipe também não divulgou ainda as suas novas cores, devendo mostrar a nova RS-GP já em 04 de março.

Calendário MotoGP 2021

Depois de um 2020 muito conturbado em virtude da pandemia, o Mundial de Motovelocidade está se programando para realizar 21 etapas neste ano, com duas datas ainda em aberto. A corrida inicial será novamente no Catar, assim como o encerramento deve se manter em Valência, na Espanha.

1ª ETAPA – 28/03 – GP do Catar – Losail (Noturno)
2ª ETAPA – 04/04 – GP de Doha – Losail
3ª ETAPA – 18/04 – GP de Portugal – Portimão
4ª ETAPA – 02/05 – GP da Espanha – Jerez (MotoE)
5ª ETAPA – 16/05 – GP da França – Le Mans (MotoE)
6ª ETAPA – 30/05 – GP da Itália – Mugello
7ª ETAPA – 06/06 – GP da Catalunha – Barcelona (MotoE)
8ª ETAPA – 20/06 – GP da Alemanha – Sachsenring
9ª ETAPA – 27/06 – GP da Holanda – Assen (MotoE)
10ª ETAPA – 11/07 – GP da Finlândia – Kymiring
11ª ETAPA – 15/08 – GP da Áustria – Red Bull Ring (MotoE)
12ª ETAPA – 29/08 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone
13ª ETAPA – 12/09 – GP de Aragão – MotorLand
14ª ETAPA – 19/09 – GP de San Marino – Misano (18/9 e 19/09 MotoE)
15ª ETAPA – 03/10 – GP do Japão – Motegi
16ª ETAPA – 10/10 – GP da Tailândia – Buriram
17ª ETAPA – 24/10 – GP da Austrália – Phillip Island
18ª ETAPA – 31/10 – GP da Malásia – Sepang
19ª ETAPA – 14/11 – GP da Comunidade Valenciana – Ricardo Tormo
*GP da Argentina e GP dos Estados Unidos – Em definição de data
*GP da Indonésia – Circuito reservado

Ao que tudo indica, em 2021 teremos mais uma temporada de arquibancadas vazias na MotoGP. Calendário deve ter 21 etapas

MotoGP 2021 – pilotos e equipes

EQUIPES DE FÁBRICA

Aprilia Racing Team Gresini
Lorenzo Savadori e Aleix Espargaró

Ducati Lenovo Team
Jack Miller e Francesco Bagnaia

Team Suzuki Ecstar
Joan Mir e Álex Rins

Red Bull KTM Factory Team
Brad Binder e Miguel Oliveira

Monster Energy Yamaha MotoGP
Maverick Viñales e Fabio Quartararo

Repsol Honda Team
Marc Márquez e Pol Espargaró

EQUIPES SATÉLITES

Pramac Racing
Johann Zarco e Jorge Martín

Reale Avintia Racing
Luca Marini e Enea Bastianini

LCR Honda
Álex Márquez eo Takaaki Nakagami

Tech 3 KTM Factory Team
Danilo Petrucci e Iker Lecuona

Petronas Yamaha SRT
Franco Morbidelli e Valentino Rossi

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza