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A Yamaha Midnight Star 950 foi um modelo custom disponível no Brasil desde o seu lançamento global, em 2009. A motocicleta apresentava design clássico, mas com traços modernos e esportivos. Além disso, a XVS 950 encarava marcas consagradas no segmento, como a Harley-Davidson. Veja sua ficha técnica, fotos, teste e mais.

XVS 950 Midnight Star chegou no mercado brasileiro na sequência do seu lançamento global

Yamaha Midnight Star 950

A Midnight Star foi uma das grandes atrações da Yamaha no Salão de Motos de Colônia de 2008, na Alemanha. Já no ano seguinte o modelo chegou no Brasil, substituindo a carburada Drag Star 650, que não atendia a terceira fase do programa de emissão de poluentes, o Promot 3.

Painel do modelo seguia o figurino das custom, posicionado no tanque

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No estilo, a nova motocicleta seguia a tendência “low and long” (baixa e longa), destacando as várias peças cromadas e rodas de liga-leve de 18 polegadas na dianteira e 16 atrás. O painel com uma pequena tela de LCD ficava sobre o tanque e possuía velocímetro, luzes de advertência, hodômetro total, dois parciais, fuel trip e relógio.

No Brasil, a Drag Star 650 foi substituida pela Midnight Star

Movendo o conjunto, a Yamaha adotou um motor V2 com 942 cm³ de capacidade, alimentado por injeção eletrônica e arrefecido a ar. O propulsor entregava 53,6 cv a 6.000 rpm e 7,83 Kgf.m a 3.000 rpm. Com a missão de mover 261 kg, seu consumo médio ficava na casa dos 17 km/litro, proporcionando autonomia de quase 300 km com o tanque de 17 litros.

Yamaha vs Harley-Davidson

A XVS 950 fez parte do nicho de motos custom de estilo clássico, mas com uma pitada de esportividade. Assim, no mercado nacional ela encarou modelos como a Harley-Davidson Iron 883, Suzuki Boulevard 800R e a Kawasaki Vulcan 900 Custom. Ainda, em 2012, a Yamaha superou as vendas da Harley XL 883.

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Midnight Star encarou um aquecido mercado nacional de motos custom, entre 2009 e 2016, dividindo espaço com Harley, Kawasaki e Suzuki

Ao longo do tempo em que esteve no mercado a motociclista não apresentou nenhuma mudança significativa. O modelo apostava no público jovem, que buscava uma moto com personalidade forte, design exclusivo e o tradicional motor de dois cilindros em “V”. A Midnight Star saiu de linha no Brasil em 2016.

Pontos positivos

A Midnight Star 950 se destacava sobretudo pelo visual, custom e esportivo. Além disso, o modelo oferecia uma boa posição de pilotagem, beneficiada pelo amplo espaço aos pés, confortável até mesmo para longas viagens. Além disso, a Yamaha oferecia elevado nível de acabamento.

Muito estilo e posição de pilotagem confortavel eram marcas do modelo à venda até 2016

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Pontos negativos

O modelo não contava com freio ABS, tendo disco simples em ambas as rodas, de 320 mm na dianteira e 298 mm atrás. O banco do piloto deixava a desejar no conforto, tendo pouca espuma e formato inadequado. Por fim, a ausência da sexta marcha fazia falta para alguns motociclistas que buscam diminuir as rotações na estrada.

Câmbio de cinco marchas elevava o consumo da Midnight Star. Além disso, uma moto com seu porte pedia adoção de freios ABS

Yamaha XVS 950 Midnight Star vale a pena?

Mesmo fora de linha, a Midnight Star 950 ainda pode ser uma boa opção de compra para que busca uma estradeira custom. Há, inclusive, quem já tenha usado o modelo para cruzar 19 países.

Midnight Star em viagem pela América do Sul

Encontrar uma a XVS à venda, porém, pode ter seus entraves. Como o modelo costuma ter boa procura no mercado e há escassez de motos novas neste segmento no Brasil, é comum que os preços da Yamaha estejam elevados.

Segundo a FIPE, o modelo 2009 tem preço médio de R$ 23.024,.enquanto o valor médio cobrado em uma 2016 é de R$ 33.965. Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Yamaha XVS 950, acesse o Guia de Motos!

Ficha técnica Yamaha Midnight Star 950

Motor
Tipo 4 tempos, 2 cilindros
Cilindrada 942 cc
Arrefecimento Ar
Combustível Gasolina
Potência Máxima: 53,6 cv a 6.000 rpm
Torque Máximo: 7,83 Kgf.m a 3.000 rpm
Alimentação: Eletrônica
Partida: Elétrica
Transmissão: 5 velocidades
Suspensão e rodas
Suspensão dianteira: Garfo telescópico / Curso 135 mm
Suspensão traseira: Monoamortecedor / Curso 110 mm
Chassi: Aço
Pneu Dianteiro: 130/70 x 18 M/C 63H
Pneu Traseiro: 170/70B x 16 M/C 75H
Dimensões e capacidades
Peso a seco: 261 kg
Comprimento: 2435 mm
Largura: 1000 mm
Altura do Banco: 675 mm
Distância entre Eixos: 1685 mm
Capacidade do tanque: 17 litros
Preço (FIPE, março de 2021)
2009 R$ 23.024,00
2016 R$ 33.965,00

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza