Publicidade

A Honda desenvolveu a NXR 150 Bros, famosa Bros 150, ao mercado brasileiro como uma evolução da Bros 125, com quem dividiu espaço nas concessionárias por algum tempo. Econômica, robusta e confortável, a nova Bros 150 chegou em 2003, compartilhando o motor da irmã CG 150. Relembre sua história, ficha técnica, preços, testes e mais.

Bros conquistou mercado pela sua praticidade, versatilidade e economia

Honda Bros 150

A Bros 150 chegou ao mercado em 2003, com visual que agradou o público. No design, a dianteira era marcada pelo farol pequeno e para-lama elevado. O assento, por sua vez, era em dois níveis, enquanto o escapamento ficava em posição elevada. Ou seja, tudo propositalmente inspirado XR 250 Tornado, líder isolada de vendas – diante do insucesso da XT 225, que vendia até 9x menos.

Visual da Bros era propositalmente inspirado na Tornado 250

Publicidade

O motor do modelo era o OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, quatro tempos e arrefecido a ar. Inicialmente ele gerava 13,5 cv, a 7.500 rpm e 1,26 kgfm, a 6.000 rpm. . Já em setembro de 2005, a Honda NXR 150 Bros ganhou o novo motor da CG 150 Titan, alimentado por injeção eletrônica. A unidade rendia 14 cv, a 8.000 rpm e 1,36 kgfm, a 6.000 rpm.

Bros 2009 – início da segunda geração

A segunda geração da NXR 150 surgiu em março de 2009, tendo como uma de suas principais novidades a adoção da injeção eletrônica. O propulsor, ainda herdado da CG 150, ficou menos poluente e passou a oferecer respostas mais rápidas.

Em 2009 vieram as primeiras mudanças significativas, tanto no visual quanto na motorização

Entretanto, o propulsor de 149 cm³ entregava 13,8 cv, a 8.000 rpm e 1,39 kgfm a 6.000 rpm. Além disso, o design recebeu linhas mais angulosas e novas carenagens, tanto do tanque quanto no farol.

Publicidade

Terceira geração – MIX/FLEX

Em setembro de 2009, a Honda Bros seguiu a primeira moto flex do mundo – a CG 150 Mix – e passou a contar com um motor bicombustível. O propulsor gerava 14 cv com etanol e 13,8 cv com gasolina (a 8.000 rpm) e 1,53 e 1,39 kgfm, respectivamente (a 6.000 rpm).

Última reestilização aconteceu em 2013, dois anos antes da NXR 150 ceder espaço à Bros 160

Em 2013 a Honda anunciou novas mudanças para a linha Bros, com a trail recebendo uma nova carenagem dianteira e farol com novo formato. As carenagens laterais também receberam leves mudanças. Um ano após a chegada da moto com retoques visuais, a fabricante lançou a NXR 160 Bros, que mais tarde tirou de linha a 150 cc, em 2015.

Pontos positivos

Um dos principais pontos positivos da Honda NXR 150 Bros é a altura em relação ao solo, de 244 mm. Como o modelo também tem longo curso das suspensões – com 180 mm na dianteira e 150 mm atrás – e vinha equipada com pneus de uso misto, garantia segurança e desempenho em estradas não pavimentadas.

Publicidade

Publicidade do modelo 2011, destacando a versatilidade do motor bicombustível

Além disso, a Bros 150 também ganha pontos pela leveza do conjunto, com 120 kg a seco. Além de torná-la malevável nas cidades e também longe delas, o baixo peso contribuía para médias de consumo pque podiam chegar à casa dos 40 km/litro – veja mais no nosso teste com a Bros.

Pontos negativos

Apesar de guerreira, a Bros não foi feita para fazer viagens. Em percrusos longos o ruído dos pneus gerarava incômodo e o piloto também precisava ter atenção redobrada, visto que o motor garantia velocidade final limitada e prejudicava ultrapassagens. O painel de instrumentos é simplório, pequeno e ausente de informações sobre, por exemplo, a rotaçõ do motor. Por fim, a iluminação do pequeno farol deixava a desejar, sobretudo na primeira geração.

Apesar de encarar muito bem a cidade devido a altura e suspensões, o modelo deixa a desejar na estrada

Bros 150, vale a pena?

A Bros oferece bom custo benefício, encarando o dia a dia sem sustos e ultrapassando obstáculos com a facilidade que só uma trail pode entregar. Ainda, tem a seu favor a facilidade de encontrar peças de reposição.

Preço da Bros 150 varia dos R$ 3.646 médios de uma 2006 aos R$ 8.965 de uma 2015, segundo a FIPE. Uma Bros 0km, entretanto, ultrapassa os R$ 16 mil

O modelo mais barato da 150 é a 2006 KS, com partida a pedal, que, segundo a FIPE, tem peço médio de R$ 3.646. Já o valor cobrado em uma motocicleta mais completa (ESD MIX/FLEX) 2015 é de R$ 8.965. Para comparação, atualmente uma Bros 160 zero quilômetro é encontrada aproximadamente R$ 16.175.

Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Honda NXR 150 Bros, acesse o Guia de Motos!

Honda Bros 150 – ficha técnica

Motor
Tipo 4 tempos, 1 cilindros
Cilindrada 149 cc
Arrefecimento Ar
Combustível Gasolina / Etanol
Potência Máxima: 13,8 cv (gasolina) e 14,0 cv (etanol) a 8.000 rpm
Torque Máximo:
1,39 kgf.m (gasolina) e 1,53 kgf.m (etanol) a 6.000 rpm
Alimentação: Eletrônica
Partida: Elétrica
Transmissão: 5 velocidades
Suspensão e rodas
Suspensão dianteira: Garfo telescópico / Curso 180 mm
Suspensão traseira: Mono-Shock / Curso 150 mm
Chassi: Aço
Pneu Dianteiro: 90/90 – 19M/C 52P PIRELLI MT90
Pneu Traseiro: 110/90 – 17M/C 60P PIRELLI MT90
Dimensões e capacidades
Peso a seco: 120 kg
Comprimento: 2060 mm
Largura: 810 mm
Altura do Banco: 830 mm
Distância entre Eixos: 1353 mm
Capacidade do tanque: 12 litros
Preço (FIPE, março de 2021)
2006 NXR 150 Bros KS R$ 3.646,00
2015 NXR 150 Bros ESD MIX/FLEX R$ 8.965,00

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza