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A Yamaha Fazer 150 foi a primeira motocicleta de 150 cilindradas comercializada pela marca no Brasil. Lançado em 2013, o modelo chegou com duas árduas tarefas: competir diretamente com a estabelecida Honda CG 150 Titan e dar novo fôlego à Yamaha no segmento, onde era representada apenas pela Factor 125.

Fazer 150 chegou querendo fazer parte da fatia de marcado dos entusiastas avidos pelas 150 cc de entrada

Yamaha YS 150 Fazer

A YS150 Fazer foi a resposta, um tanto tardia, da Yamaha à nova geração da CG 150, que recebeu injeção eletrônica e motor flex em 2008 – o motor 150 chegou na Honda ainda antes, em 2004. Aliás, a concorrente daria o contragolpe um ano depois quando a CG adotaria novo visual, muito próximo ao que usa até hoje, mas aí já é outro assunto.

YS 150 nas versões SED e ED

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Voltemos à Fazer. Seu visual era inspirado na atual geração da Fazer 250, com direito a carenagens mais volumosas (em comparação à Factor 125) no tanque, rodas de liga leve e farol recortado por vincos e fixado a uma máscara. Curiosamente, também eram elementos vistos na CG 150 2013 / 2014, gerando certa confusão a quem não acompanhava os dois modelos de perto.

A Fazer 150 estava disponível nas versões ED, menos completa, com piscas laranjas, pintura diferente do tom fosco só no tanque e sem o cavalete central; e SED, mais requintada, com piscas cristal, cavalete central e molas traseiras pintadas em cores vibrantes. O modelo de entrada passava a ser a Factor 125, com direito a freio a tambor na roda dianteira e rodas raiadas, de quem a Fazer herdou boa parte do projeto.

Compartilhando motor e plataforma, Crosser 150 chegou junto da irmã Fazer 150. Dupla deu novo fôlego às 125 XTZ e Factor

Fazer 150: motor, potência e mais

O motor da nova Fazer 150 era inédito. Trata-se de um monocilíndrico, arrefecido a ar, com 149,3 cm³, alimentado por injeção eletrônica. Flex, entregava 12,4 cv a 7.500 rpm e 1,295 kgf.m de torque a 5.500 rpm se abastecido com etanol. Já com gasolina os números eram 12,2 cv e 1,285 kgf.m, com picos nas mesmas rotações.

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YS 150 se valia do nome de Fazer, já conhecido no mercado com a 250 cc, para abrir caminho nas vendas

Mas não se deixe enganar pelos números, bem próximos aos da Factor 125 e seus 10,2 cv e 1,13 kgf.m. A Fazer garante uma experiência de pilotagem mais segura e confortável, com diferença perceptível no ‘fôlego’ para encarar rodovias, fazer ultrapassagens e retomadas de velocidade. Ela trouxe o ‘a mais’ que os consumidores pediam há nove anos, desde que a Honda lançou a CG 150 e a YBR ficou para trás – literalmente.

Consumo da Fazer 150

Bem acertado, o novo conjunto conseguiu aliar maior potência a bons números de consumo. No nosso teste as médias foram acima dos 35 km/litro com gasolina – apesar da Yamaha informar que ela percorria mais de 40 km com um litro de combustível. Além disso, sua velocidade final foi de 119 km/h reais – chegando aos 136 km/h no painel digital, nada mau para uma moto da categoria. Relembre o teste aqui.

Atual versão no mercado da 150 Fazer UBS

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Freios UBS e mais

Hora de falar dos equipamentos da Fazer 150, a começar pelo belo painel de instrumentos. Completo, com bom contraste e um grande contagiros analógico, ele tinha nível de acabamento bem acima do item que equipava a concorrente CG – o mesmo pode ser dito de outros componentes plásticos, como as carenagens do tanque.

Além disso, o modelo ganhou freios combinados, em 2016. Na prática, o UBS (Unified Brake System) funciona do mesmo modo do ‘combi-brake’ da Honda e demais sistemas combinados, distribuindo parte da frenagem para a roda dianteira quando o piloto pisa no pedal de freio traseiro. Assim, a frenagem se torna mais eficiente e corrige o erro de frear apenas com a roda traseira, hábito comum especialmente de pilotos menos experientes. No mesmo ano ela também recebeu sutis alterações no visual.

Fazer 150 2021

Atualmente, a Fazer é oferecida em versão única, que substitui a melhor equipada ESD. Sua versão simplificada é vendida como Factor 150, preservando ao nome Fazer, histórico dentro da Yamaha, um maior requinte. Na prática são basicamente a mesma moto, compartilhando chassi, motor, freios e até rodas, guardando as diferenças para itens como acabamentos, painel, banco e guidão, por exemplo.

O modelo de entrada segue sendo a Factor 125i, mas agora com injeção eletrônica e visual mais refinado, incluindo rodas de liga leve. Os preços (FIPE, março de 2021) são os seguintes: R$ 11.332 na Factor 125, R$ 12.365 na Factor 150 e R$ 13.592 na Fazer 150.

Pontos positivos

Os principais pontos positivos da street da Yamaha são a facilidade de manutenção, economia e desempenho, sobretudo se comparado com sua antecessora de 125 cilindradas. Além disso, se distancia de muitas concorrentes pelo bom nível de acabamento. Também ganha pontos pelo conforto, fruto da dobradinha suspensões e banco, e posição natural de pilotagem.

Detalhes como a roda de liga completam o conjunto da street 150 cc

Pontos negativos

Além da espera de nove anos para chegar ao mercado, alguns consumidores reclamam de dificuldades na partida com o motor frio quando abastecida com etanol. O sistema de freios, sobretudo o desemenho do traseiro e antes de 2016, também recebe críticas. Entretanto, a Fazer 150 não é um modelo que sofre de problemas crônicos.

Motorização bicombustível visa a economia, mas merece atenção na hora de abastecer

Yamaha Fazer 150 vale a pena?

A YS 150 é uma ótima opção entre as street no mercado nacional. Seu bom nível de equipamentos, robustez, economia e suporte da marca japonesa no Brasil fazem dela uma das melhores 150 cc, especialmente à quem busca uma parceria para o dia a dia, seja para locomoções curtas ou até trabalho com entregas.

Segundo a FIPE, o modelo 2014 tem preço médio de R$ 7.205, enquanto uma moto 2021, zero quilômetro, custa os já citados R$ 13.592. Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Yamaha YS 150 Fazer, acesse o Guia de Motos!

Ficha técnica Fazer 150

Motor
Tipo 4 tempos, 1 cilindro
Cilindrada 149,3 cc
Arrefecimento Ar
Combustível Gasolina / Etanol
Potência Máxima: 12,2 cv (gasolina) e 12,4 cv (etanol) a 7.500 rpm
Torque Máximo:
1,285 kgf.m (gasolina) e 1,295 kgf.m (etanol) a 5.500 rpm
Alimentação: Eletrônica
Partida: Elétrica
Transmissão: 5 velocidades
Suspensão e rodas
Suspensão dianteira: Garfo telescópico / Curso 120 mm
Suspensão traseira: Balança traseira / Curso 92 mm
Chassi: Aço
Pneu Dianteiro: 2,75-18 M/C 42P
Pneu Traseiro: 100/80-18 M/C 59P
Dimensões e capacidades
Peso a seco: 130 kg
Comprimento: 2015 mm
Largura: 735 mm
Altura do Banco: 785 mm
Distância entre Eixos: 1330 mm
Capacidade do tanque: 15,2 litros
Preço (FIPE, março de 2021)
2014 R$ 7.205,00
2021 R$ 13.592,00

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza