Publicidade

Já fazem alguns meses que nós acompanhamos o trabalho da Yamaha no desenvolvimento de sua nova esportiva, com base na plataforma (e motor) da MT 07. Pois bem, agora um novo capítulo foi escrito: a R7 acaba de ter sua primeira imagem revelada.

Veja também:

Eis a primeira imagem da nova Yamaha R7. Esportiva de visual agressivo mas coração doce terá detalhes revelados na próxima semana

Esportiva: nova Yamaha R7

A foto vazada não traz surpresas. Como esperado, a YZF-R7 preserva a identidade da família R, sendo praticamente uma releitura da recentemente extinta R6. Componentes como as rodas a balança traseira parecem ser completamente novos, mas a essência do design segue a mesma, com direito a faróis de LED e entrada de ar frontal em formato de M, por exemplo.

Publicidade

O lançamento oficial acontece na próxima terça-feira, 18 de maio. Até lá a Yamaha tenta manter sigilo máximo acerca do projeto e publicou apenas vídeos teaser – curtos e com tom de suspense – da novidade. O último apresenta o som do motor, deixando claro se tratar de um bicilíndrico.

  • Assista ao vídeo teaser da nova R7

 

Logo, tudo o que sabemos vieram de outras fontes. Através dos dados de certificação California Air Resources Board sabemos que ela está registrada já como modelo 2022 e que herdará uma série de componentes da MT 07, com quem divide a plataforma, tanto que o peso a seco dos dois modelos é idêntico. São 184 kg em ordem de marcha.

O motor será o CP2 bicilíndrico de 689 cm³, mesmo da ‘irmã’. Apesar do CARB não revelar números, na naked o propulsor entrega potência máxima de 73,4 cv a 9.000 rpm e 6,8 kgf.m de torque máximo em 6.500 giros.

Publicidade

Uma nova esportiva para novos tempos

Já ficou claro que não que a nova R7 não será uma releitura do modelo homônimo da década de 1990, né? Com quatro cilindros em linha, a antiga motocicleta era homologada para o Mundial de Superbike e focava totalmente em desempenho.

A R7 dos anos 1990 seguia outra filosofia, com foco total em desempenho. Era uma legítima superbike

A nova R7, porém, bebe de outra fonte. Assim como a Kawasaki Ninja 650 e a Honda CBR 650R, ela quer entregar uma experiência mais dócil aos pilotos. Sem abrir mão da esportividade, foca em maleabilidade e diversão, deixando preocupações com top speed ou tempo para ir de 0 a 100 km/h para depois. Apesar do visual agressivo de supersport, lá no fundo ela deve ser uma moto de coração doce e acolhedor.

A R6 (aqui em seu modelo 2020) segue à venda em alguns mercados, mas apenas em versão para circuitos fechados

Publicidade

Então também não vale ressuscitar a R6, denegrindo os números da R7 por não considerar suas propostas diferentes. A 600 focava em desempenho e representou a marca em competições desde 1999, quando entregava 106 cv e 7,35 kgf.m de torque. Com o passar do tempo recebeu atualizações e chegou a 135 cv numa usina de 599 cm³. Aposentada das ruas no exterior em 2021, onde é vendida atualmente apenas em versão de pista, ela nos deixou muito antes, ainda em 2011.

A Ninja 650 será uma das concorrentes diretas da nova Yamaha. Proposta alia doses de esportividade a uma moto dócil e mais versátil que aquelas desenvolvidas para circuitos

Yamaha R7: quanto deve custar

Como dito, há poucas informações oficiais até aqui e mais dados serão revelados pela Yamaha apenas na apresentação da próxima semana. Não sabemos, portanto, quanto ela custará, onde estará à venda e quando chega às lojas.

MT 07 emprestou o motor (e muito mais) à nova R7. Assim, tudo indica que esportiva gere potência na casa dos 75 cv e tenha preço entre 7 e 10 mil euros

Na Europa, a R6 (homologada apenas para circuitos fechados) custa cerca de 13 mil euros, enquanto a R1 parte de praticamente 20 mil euros. Em conversão direta, e considerando a desvalorização da nossa moeda, estamos falando de aproximadamente R$ 83 mil e R$ 130 mil, respectivamente.

Mas a R7 deve ter um preço mais convidativo. Como herdou uma imensa lista de componentes da MT 07 ela acabou demandando menos empenho e investimentos durante seu desenvolvimento. Por lá, a naked tem preço na casa dos 7 mil euros (R$ 44 mil), bem próximo aos 8 mil (R$ 51 mil) sugeridos pela Ninja 650.

Vinda ao Brasil é improvável

Ou seja, tudo indica que a nova Yamaha R7 custará entre 7 e 10 mil euros. Da mesma forma, os inídicios levam a crer que não veremos o modelo por aqui tão sedo, independente de quando ele chegue a outros mercados.

A R7 não deve estar nos planos da marca ao Brasil. Aliás, a Yamaha parece ter perdido o interesse no nicho sport por aqui, onde oferece apenas um modelo. A última R6 que vimos, por exemplo, é esta da foto, de 2011

Afinal, a Yamaha não parece muito engajada com o nicho sport por aqui. Cessou as vendas da R6 há 10 anos e não vende a R1 desde 2016. Se atualmente tem 5 modelos da família R à venda no exterior, oferece apenas a R3 no Brasil. Restará aos fãs das esportivas da marca, assim como àqueles que admiram suas custom e clássicas, apenas invejar outros mercados…

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza