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A G 310 R é a moto da BMW mais barata à venda, tanto no Brasil como no exterior. Mas isto não a impede que ela seja base para interessantes projetos de customização, frutos de mentes criativas e aversas à ideia de ser só mais na multidão.

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A G 310 R é a moto mais barata da BMW, mas isso não significa que ela não possa servir de base para um belo projeto de customização

Esta G 310 R personalizada é obra da K-Speed. A empresa japonesa é focada no desenvolvimento e venda de peças e acessórios para motos de baixa cilindrada e, vez ou outra, personaliza uma motocicleta do início ao fim. Foi o que ocorreu com a ‘pequena’ BMW.

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BMW G 310 R personalizada

O trabalho de personalização deixou a mecânica praticamente intocada, mas não economizou em alterações no visual. A traseira ficou completamente diferente da original, a começar pelo seu banco monoposto.

Pneus grandes, traseira curta, chassi exposto. Pouco sobrou da BMW original

Propositalmente minúsculo, o assento abriga sob si outra exclusividade, o escapamento duplo. Aliás, as duas ponteiras logo abaixo do banco lembram as motos competição da Moto3, categoria de 250 cilindradas da MotoGP.

Curta, a nova rabeta deixa exposta todo o sistema de transmissão, incluindo balança e o pequeno paralama traseiro. O amortecedor também ganhou destaque, ainda mais em branco.

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Escapamento duplo está logo abaixo do assento monoposto, ao melhor estilo Moto3

Na frente, mais mudanças. O farol de fábrica foi retirado, levando consigo a pequena carenagem que o protege, a moldura do painel e os espelhos. No seu lugar foi instalado um pequeno farol redondo, em LED, que conta com apoio de duas luzes auxiliares.

Aliás, o novo farol foi montado montado sobre um singelo ‘bico’, uma espécie de microparalama que substituiu o sistema dianteiro original. De qualquer forma, os pneus largos e altos não caberiam sob o equipamento original.

No lugar das carenagens, farois auxiliares. Ao invés do bloco original, um pequeno farol em LED, um bico de plástico e muitos cabos expostos

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Uma BMW G 310 R streetfighter

Para completar o trabalho nesta BMW G 310 R personalizada, ao melhor estilo ‘streetfighter scrambler neo-retro’ – se é que isto existe -, mais alguns toques pontuais no visual. As carenagens do tanque foram retiradas, deixando o chassi e radiador expostos.

Esta BMW G 310 R personalizada é obra de uma equipe japonesa e poderia ser considerada um streetfighter, ou scrambler, ou algo neo-retro; talvez tudo isto ao mesmo tempo

A pintura também é exclusiva, claro, mas tentou manter-se fiel às origens da motocicleta. Assim, equaliza as cores branca, azul e vermelho, exatamente nos mesmos tons da linha esportiva M da BMW. As cores invadiram inclusive o spoiler sob o motor, originalmente preto. Com a suspensão dianteira ocorreu o contrário, pintando de preto o que antes era num chamativo tom dourado.

Mais sobre a BMW 310

Demais, né? Mas convenhamos que a G 310 R não precisa ser customizada para ter um visual interessante. Suas linhas são inspiradas na S 1000 R, a irmã naked da superbike S 1000 RR. O que, aliás, são ótimas referências.

O preço médio da G 310 R no Brasil é de R$ 30.700, segundo a tabela Fipe. Entretanto, nos últimos meses o modelo vem participando de várias ações promocionais, incluindo com valor reduzido e financiamento com taxa zero.

G 310 R é a BMW mais barata no Brasil. Por aqui, seu preço médio é de aproximadamente R$ 30 mil

A moto de entrada da BMW é leve e ágil como uma urbana deve ser e tem desempenho dentro do esperado na categoria. Destaque para seu irrepreensível comportamento em qualquer situação, bom nível de conforto (mérito também da suspensão invertida na dianteira e ajustes na mola traseira) e motor (monocilíndrico, que gera 34 cv de potência máxima) de funcionamento extremamente suave.

A nova G 310 R já foi apresentada na Europa, mas ainda não chegou por aqui. Alterações são basicamente estéticas

Além disso, a 310 R ganha pontos pelo ótimo nível de acabamento e itens como freios ABS, painel digital e rodas em alumínio fundido. Entretanto, sua lista de atributos ainda sofre para convencer o público brasileiro. Lançada em 2017, emplacou menos de 2.100 unidades em 2020. A Yamaha MT 03, líder do segmento, vendeu mais de 6 mil no mesmo calendário.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza